Fazer o seguro do carro, aparentemente, traz proteção e segurança. Mas será que isso é verdade? Será que vale mesmo a pena fazer o seguro do veículo? Não se trata de um gasto desnecessário?
Se você pensa que um seguro de carro é muito caro, saiba que é possível fazer o seguro gastando pouco mensalmente.
E como nosso objetivo é te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro, preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa saber sobre seguro de veículos.
Continue por aqui.
O que é seguro de automóveis e como funciona?
Um seguro de automóveis ou seguro automotivo, como é também conhecido, é uma espécie de contrato que firma as obrigações de uma empresa seguradora, que é responsável por cobrir as necessidades do proprietário de um veículo em diversos prejuízos que podem ocorrer no dia a dia.
Em outras palavras, esse contrato permite que o cliente seja ressarcido em caso de colisões, incêndios, amassos, etc.
As coberturas dos prejuízos são descritas em contrato.
Você certamente já deve ter ouvido falar sobre apólices de seguro, não é mesmo? As apólices de seguro nada mais são do que as cláusulas do contrato, ou seja, a descrição do que será coberto caso o veículo seja batido, amassado, roubado ou sofra problemas mecânicos.
Por essa razão, antes de assinar o contrato de seguro de automóveis, é importante que você leia e entenda todas as cláusulas, para que não haja transtornos futuros. Existem diversas seguradoras oferecendo seguros de automóveis e cada uma possui suas particularidades.
O seguro de carro deve ser pago todo mês via boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta.
Se você tem dúvidas sobre o que levar em consideração ao escolher o seguro do seu automóvel, continue essa leitura.
O que é franquia do seguro e como funciona?
A franquia é um valor que o cliente deve pagar caso se envolva em algum acidente e precise acionar os serviços da seguradora.
O valor da franquia só é cobrado caso o carro do cliente precise ser consertado e se o dano for parcial. Em casos de perda total do veículo, não há cobrança da franquia.
Se o dano acontecer somente no carro de terceiro, a taxa da franquia não será cobrada. No entanto, isso só é válido caso a sua apólice contemple a opção de cobertura para terceiro.
Como é calculado o seguro automotivo?
Calcula-se um seguro levando em consideração, principalmente, o valor do veículo a ser segurado, além dos riscos aos quais ele está exposto diariamente.
É por esta razão que geralmente as seguradoras solicitam o preenchimento de formulários enormes, para que as informações sobre o cliente e o veículo se cruzem no sistema da empresa. Isso ajuda inclusive a prever o índice de furto e também de acidentes.
De qualquer forma, não existe uma tabela para cada modelo de veículo. São diversos os fatores que podem interferir na precificação: idade, preço de tabela, manutenção e reparo, índices de furto, roubo e acidentes.
Vale ressaltar que o valor pode variar inclusive de seguradora para seguradora.
Portanto, pesquise!
Como acionar o seguro?
As seguradoras possuem serviço de atendimento ao cliente 24 horas por dia.
Assim, em caso de sinistro, a seguradora deve ser contactada.
Mas antes, todas as pessoas envolvidas no sinistro devem fazer um boletim de ocorrência. É exatamente o boletim de ocorrência de cada parte que servirá como comprovante acerca da veracidade da história.
Somente depois de registrar o boletim de ocorrência, entre em contato com a seguradora e peça o suporte.
Como escolher o seguro automotivo?
A primeira dica é realizar uma pesquisa avançada sobre as seguradoras e quais os tipos de seguros oferecidos.
Inclusive, aproveite a fase das pesquisas e faça muitas cotações para comparar os preços e os benefícios. Só assim você poderá entender qual seguradora oferece o melhor seguro, capaz de atender às suas necessidades.
Não se esqueça também de verificar se a seguradora é habilitada na Susep, Superintendência de Seguros Privados. Além disso, lembre-se de verificar quais os tipos de coberturas são oferecidos por cada seguradora e cuide de contratar apenas o que for necessário para você.
Como contratar o seguro do carro?
As seguradoras fazem algumas exigências específicas para a contratação do seguro.
Confira, então, o que é necessário para contratar o seguro do carro:
· Vistoria do veículo por profissionais contratados pela seguradora, antes da assinatura do contrato,
· O automóvel deve ter no máximo 10 ou 15 anos de uso,
· Se o carro for importado, o tempo de uso não pode ser superior a 5 anos. Mas esse prazo pode variar de seguradora para seguradora.
Após essas informações, a seguradora também solicitará o formulário com os dados do contratante. Todos os dados serão cruzados para análise do índice de furto, roubo, acidentes e etc.
Dependendo da análise, a apólice de seguro pode ser concedida para o cliente ou não.
Caso a seguradora aprove o contrato de seguro para seu carro, é importante que você analise o preço da apólice, porque se o valor que a seguradora tiver com a manutenção do carro for baixo, a apólice também deve ser mais barata.
O contrário também é válido: se o valor de manutenção for muito caro, a apólice também será mais cara.
Verifique a possibilidade de contratar o Seguro Popular, que tem preço bem mais acessível que a maioria dos seguros disponibilizados no mercado. O Seguro Popular permite às seguradoras usarem peças recondicionadas com procedência e qualidade comprovadas. Isso faz com que seja mais fácil e mais barata a manutenção de carros antigos.
Onde encontrar os seguros de carros mais baratos?
Separamos algumas opções de seguradoras para você, veja:
· Youse Seguro Auto: Esta é uma plataforma de seguros online e faz parte de uma iniciativa da Caixa Seguradora. Por meio dessa plataforma, é possível contratar seguro para seu carro a partir de R$ 45,00 por mês. Toda a contratação ocorre online e isso, sem dúvida, é um dos diferenciais.
· Sul América Auto Compacto: Essa foi uma das primeiras seguradoras no Brasil a oferecer o Seguro Auto Popular. Atualmente, o seguro Auto Compacto é oferecido por um valor mais baixo, que tem inclusive coberturas para colisão, roubo, incêndio, danos materiais e corporais até mesmo para terceiros, dentre outros.
· Tokio Marine: A Tokio Marine possui um seguro que chega a ser até 50% mais barato que o seguro tradicional e que conta inclusive com serviço de rastreamento. Para verificar os valores, basta solicitar uma cotação personalizada.
· Azul Seguros: A Azul Seguros oferece várias opções de seguro. O grande diferencial da Azul é a possibilidade do parcelamento do valor em 12 parcelas sem juros, além de um bom desconto para quem paga com o cartão de crédito Porto Seguro.
· Ituran: Oferece opções de seguros veiculares em parceria com seguradoras como: Mapfre, HDI Seguros, Aliro Seguros, Tokio Marine e Liberty Seguros. Os preços não são dos mais baixos. No entanto, você deve solicitar um orçamento personalizado para verificar se os serviços oferecidos atendem às suas necessidades.
Vale a pena ter seguro de carro?
Investir na proteção e na segurança do veículo é sempre muito prudente. Afinal de contas, um bem muito valioso estará exposto nas ruas.
Por essa razão, vale a pena pagar o seguro do carro sim!
Existem rastreadores, bloqueadores e localizadores que até protegem o carro, mas não substituem o seguro oficial. Aliás, em alguns locais, o seguro pode até ficar mais barato com a instalação desses serviços complementares. Vale a pena conferir essas possibilidades.
Com o seguro, o seu carro fica coberto em várias situações como colisões, incêndios, furtos, roubos, arranhões, amassados, etc. Além disso, outra vantagem é encontrada com relação aos gastos. Imagine todos os custos das situações citadas acima saindo somente do seu bolso? Seria muito mais caro, não é verdade? Em vista disso, o seguro de veículos vale muito a pena.
Dicas para contratar o seguro do seu carro
Existem várias dicas que podem ajudar a diminuir os custos com a contratação do seguro do seu automóvel.
Confira:
· Incluir o rastreador de carro costuma baratear o preço do seguro,
· Seguro auto para mulheres acaba saindo bem mais em conta,
· Geralmente casados são vistos como mais responsáveis pelas seguradoras,
· Peça cotação em várias seguradoras e compare os preços para verificar o que te atende melhor,
· Procure não inserir coberturas extras se não forem necessárias para você,
· Instalação de alarmes e bloqueadores também costumam baratear o valor do seguro.
Mas atenção: nem sempre a contratação da proteção sai mais em conta para carro barato. Portanto, analise as cotações.
Agora que você já sabe de todas essas informações, que tal fazer a cotação de seguro auto para seu veículo?
Espero ter ajudado com este artigo.
Não se esqueça de deixar sua avaliação logo abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.
Até breve!