Alguma vez, certamente, você já pensou em começar a investir seu dinheiro, certo? E acredito, que como a maior parte dos brasileiros, muitas dúvidas enchem a sua cabeça acerca do assunto.
A maior parte dos brasileiros acha que investimento é assunto para pessoas muito ricas, mas isso não é verdade e vou te provar!
Qualquer pessoa pode começar a investir dinheiro em uma instituição financeira. Aliás, pessoas comuns, como eu e você, podem ser investidores bem sucedidos!
Se você tem esse desejo, não saia daqui.
Continue a leitura deste artigo até o final e descubra tudo o que é necessário para ser um investidor bem sucedido da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do mercado.
O que significa ser um investidor?
Um investidor aplica o próprio dinheiro ou o de outras pessoas em títulos públicos, ações, fundos de investimentos, commodities ou outros produtos financeiros.
Porém, ser investidor não significa simplesmente sair investindo o dinheiro de forma desmedida e irresponsável. É preciso ter objetivos específicos e muita cautela na escolha do tipo de investimento. Cautela, responsabilidade e atenção ajudam a carteira de investimentos a ficar protegida.
Dessa forma, existem investidores profissionais que são contratados para este fim. Isso significa que você pode contratar alguém para cuidar do seu dinheiro e toda a função de observar o mercado, calcular riscos, estudar gráficos e acompanhar as variações de desempenho fica por conta deste profissional.
Como dissemos no início deste artigo, qualquer pessoa pode começar a investir. E é verdade. No entanto, investir por conta própria demanda muito mais responsabilidade e cautela, já que você mesmo precisará acompanhar todas as variações do mercado. E, caso não seja um especialista em finanças, o ideal é escolher investimentos de baixo risco para proteger seu dinheiro.
Mas não se preocupe! Isso não é impossível. Saiba que muitas pessoas, que não são especialistas em finanças, administram seus investimentos muito bem e de forma simples e descomplicada.
E é disso que vamos falar agora.
De quanto preciso para me tornar um investidor da XP Investimentos?
A XP Investimentos não cobra nenhuma taxa.
Essa informação é maravilhosa, pois significa que o rendimento do investimento será maior.
O Tesouro Direto é o investimento mais comum e também mais prático. O Tesouro possui uma rentabilidade superior quando comparado à caderneta de poupança. E é nisso que você precisa se atentar: ao longo dos anos, essa rentabilidade faz uma diferença muito positiva para o total de dinheiro investido.
O valor mínimo de compra de um título do Tesouro Direto é de R$ 30,00 e o máximo é de R$ 1 milhão por mês.
Ou seja, com pouco dinheiro você pode começar a investir.
Você agora deve estar se perguntando: Por que investir no Tesouro Direto?
A resposta é simples! O primeiro motivo é por causa da rentabilidade, que é maior.
Além disso, o Tesouro Direto é a opção mais prática e acessível para os não especialistas. Sem contar que o Tesouro é muito conhecido pela segurança. Isso significa que além de render mais, seu dinheiro ficará muito mais seguro nesta modalidade.
A liquidez dos títulos é diária e você ainda tem liberdade na hora do resgate. Só precisa ficar atento quanto às regras do contrato de contratação de serviço da corretora.
Por fim, outra vantagem do Tesouro é que existem 5 tipos de títulos, com perfis diferentes e os investimentos podem ser feitos a curto, médio e longo prazo.
Tá vendo que seu patrimônio pode render muito mais se for investido no local correto?
Como se tornar um investidor da XP Investimentos?
A primeira dica é sempre começar com uma simulação no Simulador de Investimentos da XP Investimentos.
Nessa simulação, a XP traça seu perfil e indica o tipo de investimento que esteja mais adequado aos seus objetivos.
A partir daí, o primeiro passo é abrir uma conta na corretora de forma gratuita. Para isso, basta baixar o app da corretora em seu smartphone. O aplicativo da XP é aceito tanto em Android quanto em iOS.
Conforme o perfil apontado no simulador, você escolhe a plataforma de negociação dentro da base. Ali, você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil e consegue comprá-las ou vendê-las de forma rápida e prática.
Viu só como é fácil?
Por que investir dinheiro?
Muitos ainda não se convenceram da importância de investir dinheiro. Se você é uma dessas pessoas, saiba que investir é o melhor caminho para aumentar as chances de ser bem sucedido financeiramente.
Ah, e vamos esclarecer um ponto que causa confusão entre as pessoas: poupar não é investir.
Poupar é simplesmente guardar dinheiro. Mas vale ressaltar que poupar também é muito importante para que você tenha uma boa saúde financeira.
Já investir é fazer o dinheiro render para aumentar e proteger seu patrimônio.
Veja aqui alguns motivos para começar a investir hoje ainda:
· Ter uma reserva de emergência: Imagina só poder contar com uma reserva financeira em um momento de imprevisto ou aperto? A reserva de emergência tem essa função e você deve ter uma!
· Construir patrimônio: Com o dinheiro rendendo, a longo prazo, você pode programar um bom padrão de vida durante a aposentadoria.
· Proteção contra a inflação: Se você tem o dinheiro investido com uma rentabilidade maior, à medida que os preços dos produtos e serviços aumentam com a inflação, seu dinheiro investido também aumenta na mesma proporção. Isso significa que o seu poder de compra fica maior.
· Alcançar objetivos financeiros: Você pode decidir investir simplesmente para alcançar um sonho há muito desejado.
· Independência financeira: Ser independente financeiramente significa que não é mais necessário trabalhar e ter uma renda ativa. Quem nunca sonhou com isso, não é mesmo?
Espero que a essa altura você já esteja convencido do quão importante é investir e esteja se preparando para começar a fazer isso hoje mesmo.
O que um iniciante precisa saber antes de começar a investir?
Quando se fala em investimentos, existem alguns pontos que você deve estar muito atento.
São eles:
· Planejamento Financeiro: Agora, mais do que nunca, você precisa ser organizado. Lembre-se de que por meio de um planejamento financeiro, você é capaz de descobrir absolutamente tudo o que entra e sai da sua renda e para onde vai. Isso te dá muito mais controle.
· Quitação de dívidas: Se há dívidas em seu nome, antes de começar a investir, o correto e ideal é pagar as dívidas. Se ainda não conseguir quitar a dívida em sua totalidade, busque negociá-la e parcele em quantas vezes forem necessárias.
· Perfil de investidor e objetivos: Procure fazer a simulação para descobrir seu perfil de investidor. Além disso, tenha claros os seus objetivos. Lembre-se de que investir por investir além de não fazer sentido, faz com que você gaste de forma desnecessária e depois se arrependa.
Existem basicamente 3 perfis de investidores, a saber:
· Conservador: É aquele que prioriza a segurança dos rendimentos e prefere correr riscos baixos.
· Moderado: É o tipo de investidor que apesar de gostar da segurança, está aberto a correr algum nível de risco. Este é considerado o perfil mais flexível e com maiores possibilidades de investimentos.
· Agressivo: Este é o perfil que não tem medo de arriscar e prioriza altos investimentos com rentabilidade igualmente alta.
Até aqui você já consegue pensar sobre o seu perfil de investidor?
Quais os erros mais comuns dos investidores iniciantes e como evitá-los?
Veja aqui 3 erros mais comuns cometidos pelos investidores iniciantes:
· Investimentos não diversificados: Manter todos os investimentos em uma única ação ou um único setor do mercado pode ser muito arriscado. Isso porque se a ação ou o setor sofrerem uma queda, você poderá perder todo o seu dinheiro.
· Perfil de risco incompreendido: É muito importante que você entenda o seu perfil de investidor, já que ele é a medida de quanto risco você está disposto a correr em seu investimento. Não entender o perfil significa fazer aportes nos locais incorretos e correr o risco de perder todo o dinheiro.
· Investimentos não planejados: Você deve ter um plano de investimento claro e bem definido. Sem o plano, você pode fazer aportes desnecessários por impulso e acabar perdendo uma soma significativa.
Lembre-se de que o plano de investimentos deve conter todas as suas metas e objetivos de forma clara e definida.
Você pode ficar de olho nas nossas dicas sobre finanças e também, consumir todo o conteúdo informativo no site e app da XP Investimentos.
Espero que este artigo tenha deixado claro sobre como se tornar um investidor na XP Investimento.
Nossa missão é alavancar suas finanças com o melhor do conteúdo financeiro, a fim de que você adquira a independência financeira.
Até mais.