Permuta: o que é e como implementá-la no seu negócio?

Descubra os benefícios que a permuta pode trazer para o seu empreendimento!

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Os modelos de negociação disponíveis no mercado vão muito além da troca do dinheiro por um produto ou serviço: também é possível realizar permutas. Se você quer saber mais sobre esse conceito, continue lendo este artigo!

O que é permuta?

A permuta é uma forma de negociação com uma característica especial: ela opera sobre a troca recíproca de bens, sem envolver dinheiro. Esses bens podem ser, por exemplo, imóveis, serviços e informações.

Essa prática, apesar de milenar, vem ganhando destaque na atualidade, junto ao avanço das redes sociais. 

Um exemplo muito claro disso é quando você está conferindo as suas mídias e se depara com um influenciador indicando algum produto para os seus seguidores. Muito provavelmente, essa atividade é uma permuta: o influenciador ganhou o item que está apresentando em troca de divulgar a marca responsável por ele.

Outras permutas muito recorrentes são as trocas de um imóvel por um carro ou de um terreno por um apartamento, por exemplo.

Como funciona a permuta?

Para que uma permuta seja implantada, é necessário que as partes envolvidas entrem em acordo sobre o que cada um cederá e receberá em troca. Os acordos podem ser formalizados por um contrato de permuta, temporário ou definitivo. Por isso, é válido lembrar que não é possível impor uma permuta: você não pode forçar uma troca de algum serviço, por exemplo, caso a outra parte não esteja de acordo.

Além disso, as trocas não precisam ser da mesma espécie. Porém, é necessário que elas tenham um valor monetário, isto é, que sejam suscetíveis à venda e que haja uma equivalência de valores. Caso não haja, é possível que uma das partes complete a sua oferta com dinheiro.

Agora que você já entendeu o básico sobre permuta, descubra como ela pode aparecer!

Quais são os tipos de permuta?

As permutas estão divididas em diferentes grupos, a depender da natureza da troca. Os principais são:

Permuta de trabalho ou serviço

Ocorre quando há uma troca de serviços. Suponha que você é dono de uma academia de crossfit e propõe uma troca com um de seus alunos, que trabalha como dentista. Você estará realizando uma permuta de serviço ao oferecer aulas de crossfit em troca de um tratamento dentário, por exemplo.

Permuta de imóveis

A permuta de imóveis é regulamentada pelo artigo 533 do Código Civil e permite a troca de um imovel pelo outro. Esse tipo de negociação é ideal para quem está com dificuldade de vender o seu imovel.

Esse tipo de negociação te permite trocar o seu apartamento na cidade por um terreno no campo! 

Permuta de automóveis

A permuta de automóveis segue a mesma lógica das outras: ela acontece quando duas pessoas trocam de veículos entre si.

Um exemplo é trocar uma moto, mais uma diferença em dinheiro, por um carro.

Depois de entender os principais tipos de permuta, aprenda a aplicá-los!

Como fazer uma permuta?

O primeiro passo para fazer uma permuta é o acordo: você precisa encontrar alguém disposto a realizar a troca que te interessa. Depois, é necessário esclarecer, em um contrato, as regras do combinado.

Para elaborar as condições do acordo, você deve avaliar se a troca será vantajosa ou não, a depender dos seus objetivos. Lembre-se de que a negociação é sempre válida: as trocas podem acontecer de  forma a beneficiar ambas partes.

Mesmo que seja possível realizar permutas sem um contrato, isso não é recomendado, visto que é muito importante avaliar a regularidade de bens ou produtos que serão trocados. Além disso, um contrato também garante o cumprimento do acordo. Abaixo, vamos te mostrar como você pode elaborar um bom contrato de permuta:

Como é um contrato de permuta?

Para sintetizar um bom contrato de permuta e, assim, testificar as obrigações e deveres das partes, você precisa considerar e incluir os seguintes aspectos:

  • Dados pessoais ou empresariais de todos os envolvidos,
  • Direitos e obrigações de cada parte,
  • Condições de troca,
  • Prazo para a realização de serviços,
  • Em caso de troca de bens, a condição em que se encontra cada produto,
  • Valores a serem devolvidos a uma das partes, caso haja necessidade,
  • Datas,
  • Quais serão os beneficiários em caso de falecimento ou incapacidade de alguma das partes,
  • Multa rescisória em caso de descumprimento,
  • Assinaturas de todas as partes. 

Lembre-se também de que a ajuda de um advogado é sempre válida para evitar prejuízos!

Você pode encontrar modelos de contratos nas seguintes fontes:

  • Modelo de contrato de permuta de imóveis,
  • Modelo de contrato de permuta de automóveis,
  • Modelo de contrato de permuta de serviços.

Quando uma permuta vale a pena?

Uma permuta vale a pena quando é mais vantajosa do que a negociação clássica, baseada no pagamento em dinheiro, para todas as partes envolvidas no processo.

Assim, se você, por exemplo, precisa de publicidade ou de algum serviço, mas não tem recursos financeiros, a permuta pode ser uma boa opção, já que você pode oferecer algum serviço ou item em troca.

As permutas também podem ser vantajosas para aqueles que desejam trocar um bem por outro, com maior facilidade e rapidez.

Se você está pensando em assinar um contrato de permuta e quer saber se vale a pena, lembre-se de avaliar os seguintes aspectos:

  • Preços dos bens ou serviços: avalie se há equivalência entre os valores. Caso não haja, proponha um retorno financeiro,
  • Se a troca está sendo justa: por exemplo, se está fazendo permuta com uma empresa que prestará serviços para você. É necessário averiguar se ela está cobrando o mesmo de você que cobra para terceiros,
  • Necessidade: certifique-se de que você realmente quer ou precisa do bem ou serviço que receberá. Da mesma maneira, avalie se está disposto a abrir mão de um bem seu ou dedicar tempo para o serviço,
  • Tempo: principalmente em caso de troca com serviços, é preciso avaliar por quanto tempo ele será prestado.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre as permutas, entende que ela pode ser usada para alavancar o seu negócio: você pode trocar divulgação, por exemplo, por um produto ou serviço que o seu empreendimento oferece, sem precisar pagar em dinheiro.

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