Dúvidas Frequentes

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 O cartão de crédito pode ser o melhor amigo para as mais diversas horas. Porém, se mal escolhido, pode representar o seu maior pesadelo.

Por esse motivo, viemos aqui hoje para responder algumas dúvidas mais frequentes dos usuários de cartão de crédito, e, com isso, te ajudar a fazer uso melhor e saudável deste item!

Por que não fui aprovado?

A possibilidade de concessão de crédito é feita através de uma análise feita pela instituição financeira.

Alguns bancos não consultam mais o score do cliente, porém, utiliza critérios internos para analisar se a concessão de credito é de risco ou não.

As instituições financeiras utilizam essas medidas para própria segurança, afinal, o cartão de crédito é como um empréstimo: você utiliza o dinheiro que não tem agora, para devolver no pagamento da fatura!

Por que não aumentam meu limite de crédito?

Muitas pessoas questionam o fato do limite não aumentar alegando que seu score está com pontuação de razoável à ótima. Porém, não é só isso que conta!

Além da pontuação, os bancos analisam também o seu potencial de pagamento, ou seja, se as contas em seu nome são pagas em dia!

Lembrando que, como instituição financeira que fará uma concessão de crédito, o banco precisa se certificar de que quanto mais alto o limite, o cliente poderá arcar com as despesas.

Por que meu cartão ainda não chegou?

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou a proposta em que os bancos tem um prazo máximo de enviar os cartões em no máximo 10 dias!

Porém, não depende somente do banco!

Muitas vezes a demora ocorre por atrasos nas empresas de entrega, como os Correios, por exemplo.

E, neste caso, a empresa emissora do cartão não é considerada culpada.

​Como aumento meu limite?

As concessões de limite acontecem à partir do uso do cartão em questão. Isso significa que quanto mais você usar o seu cartão e pagar suas faturas no valor total e em dia, as chances aumentam.

Caso a sua renda aumente, é válido que você converse com o gerente de sua conta e peça uma revisão do limite.

É permitido o envio de cartão de crédito sem prévia solicitação do cliente?

O STJ já estabeleceu que consiste em prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor. A instituição fica sujeita à aplicação de multa administrativa.

Como desbloquear meu cartão de crédito?

Um cartão pode ser bloqueado no Caixa Eletrônico da agência de seu banco. E hoje ainda contamos com a possibilidade de fazer isso através da Internet Banking via site ou aplicativo do banco em questão.

Estourei meu limite, e agora?

Antes de tudo, você deve se lembrar que o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo e que você precisará pagar a fatura e que os juros são altíssimos.

Ao estourar o limite, pare imediatamente de utilizar o cartão. Pague o valor total da fatura para não se complicar com os juros. Não peça um novo cartão e também não faça empréstimo para quitar com o limite estourado.

Qual é a melhor data de compra?

O melhor dia para comprar com seu cartão de crédito é um dia após o fechamento da fatura. Assim, você terá mais tempo para se programar para o próximo pagamento.

Precisa abrir conta para solicitar um cartão de crédito?

Alguns bancos concedem cartão de crédito somente para quem possui conta, mas não é regra. Isso vai depender do cartão e do banco emissor.

Como saber se o cartão é confiável?

Antes de solicitar o cartão de crédito, você precisa saber qual é o banco emissor e como este cartão funciona.

Você precisa ler os regulamentos do cartão que geralmente são disponibilizados nos sites dos bancos, para entender e ter respaldo de todos os seus direitos e deveres.