Você já traçou os planos da sua empresa para os próximos meses? E para os próximos anos? Quais os custos e despesas para manter sua empresa funcionando?
Não ter uma resposta para essas perguntas pode ser fatal para o futuro de seus negócios.
Neste artigo, você saberá o que significa cada um desses termos, bem como seus exemplos. E ao final, deixaremos algumas dicas para que você saiba como controlar melhor suas despesas.
Fique conosco!
Qual a diferença entre custos, despesas e perdas?
Custos, despesas e perdas são três conceitos muito confundidos por aí. Vamos classificar cada um deles para que você entenda melhor:
Custo é o valor pago na produção de bens ou serviços.
Ou seja, em outras palavras, é todo e qualquer gasto com os processos produtivos e com a prestação do serviço.
Os custos podem ser diretos, como matéria-prima e mão-de-obra por exemplo, ou indiretos, como manutenção e depreciação de maquinário.
As despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita. Ou seja, são todos os gastos relacionados à administração da empresa, para que ela continue funcionando. São exemplos de despesas: aluguel do estabelecimento, contas de internet, marketing, etc.
Já as perdas, são gastos imprevistos que não trazem retorno à empresa. São exemplos de perdas: acidentes de trabalho, problemas nas máquinas, produtos vencidos no estoque, etc.
Até aqui ficou claro o que significa cada um desses termos?
O que são despesas?
Como explicado no tópico anterior, despesa é tudo aquilo que é necessário para manter a empresa em funcionamento, mas que não tem ligação direta com a atividade principal da empresa.
Sempre que ficar em dúvida sobre essa classificação, analise se sem esse item seria possível manter a produção do produto principal. Se a resposta for sim, esse item é uma despesa. Se a resposta for não, trata-se de um custo.
Quais são os tipos de despesas?
As despesas podem ser divididas em dois tipos: fixas e variáveis. Tanto as despesas fixas quanto as variáveis podem ser do tipo: operacional, pré-operacional e não operacional.
Mas fique tranquilo que aqui nesse post vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que você saiba identificá-las.
Saber classificar as despesas é fundamental para o controle financeiro da empresa, não importando se é de pequeno, médio ou grande porte.
É importante até mesmo saber identificar as despesas desnecessárias, para eliminá-las de seu orçamento. Veja a seguir os tipos de despesas.
O que são despesas fixas?
Despesas fixas são os gastos previsíveis, sem muita variação.
Veja alguns exemplos do que é considerado despesa fixa:
- Seguros,
- Impostos,
- Softwares,
- Taxas bancárias,
- Folhas de pagamento,
- Aluguel de sala comercial ou imóvel,
- Contas de água, luz, telefone e internet,
- Compra de materiais.
Neste momento, você pode estar se perguntando por que contas de água, luz, telefone entram como despesas fixas, se o valor mensal nunca é o mesmo.
Entenda que apesar do nome ser “Despesa fixa” o valor dessa conta, não necessariamente será o mesmo todos os meses. Assim, o valor da conta de água, por exemplo, pode variar, mas a cobrança da conta ocorre mesmo assim, todos os meses.
O que são despesas variáveis?
Ao contrário das despesas fixas, as variáveis são os gastos que variam com a frequência e a intensidade do consumo. São exemplos de despesas variáveis:
- Combustível para veículos,
- Gastos com alimentação,
- Gastos com fretes e pedágios,
- Impostos variáveis,
- Bônus,
- Comissões.
Vale ressaltar aqui que para ter melhor controle sobre as despesas variáveis é necessário ter uma boa gestão de processos internos. Isso porque apesar de variáveis, essas despesas podem ser mais fáceis de monitorar já que podem ser muitas vezes negociadas e até mesmo reduzidas ou evitadas com o tempo.
Despesas Operacionais
As despesas operacionais são os gastos essenciais para que a empresa consiga funcionar. Veja os exemplos de despesas operacionais a seguir:
- Salário de funcionários,
- Encargos,
- Aluguel,
- Impostos,
- Contas de água e luz.
Observe que essas despesas não estão diretamente relacionadas ao produto fabricado, mas elas são essenciais para que a empresa funcione.
Despesas Pré-Operacionais
Despesas pré-operacionais são todas aquelas necessárias na fase de implementação do negócio.
Confira alguns exemplos:
- Elaboração do projeto da empresa,
- Instalações,
- Honorários dos profissionais,
- Capacitação de funcionários,
- Compra de máquinas,
- Valores pagos na abertura da empresa.
Ou seja, as despesas pré-operacionais devem ser pagas antes da produção da empresa ser iniciada.
Lembre-se de que não tem como fugir desse tipo de despesa, já que sem ela não é possível que a empresa funcione.
Despesas Não Operacionais
As despesas não operacionais são aquelas que não se relacionam com o funcionamento da empresa ou a sua atividade principal.
Em outras palavras, as despesas não operacionais não se relacionam ao serviço ou produto que a empresa oferece.
Veja quais são:
- Indenização de seguros,
- Juros sobre empréstimo,
- Receita com dividendos,
- Implantação de um empreendimento,
- Subvenções para investimentos.
A subvenção é um auxílio pecuniário geralmente concedido pelo poder público.
Assim, todos os demais gastos que não estejam relacionados com seu produto ou serviço principal é uma despesa não operacional.
Como eu posso controlar melhor minhas despesas?
É importante entender as despesas, pois elas podem determinar o lucro e o futuro de uma empresa.
Os gastos são apresentados no DRE, a Demonstração de Resultados do Exercício. Esse é o documento que evidencia os valores das despesas, dos custos e das receitas.
E é por meio do DRE que se observa o desempenho das empresas.
Portanto, primeiro a empresa precisa elaborar um plano de orçamento e fazer as projeções de todas as despesas. Só dessa forma o gestor da empresa vai conseguir visualizar os resultados e traçar estratégias com as condições que já possui.
Falando em gestor, vale a pena ressaltar que é importante que a empresa também contrate um bom gestor financeiro. Este profissional será responsável por cuidar da saúde financeira do negócio.
5 Dicas para manter um bom controle de suas despesas
Preparamos algumas dicas para que você faça um ótimo controle de despesas. Acompanhe:
1. Controle o caixa de sua empresa em tempo real: Mantenha todos os registros de vendas feitas diariamente, bem como suas formas de pagamento. Lembre-se de que esse dinheiro que entra não necessariamente significa lucro. Você precisa contabilizá-lo para análise das despesas.
2. Mantenha o controle de seu estoque com registro de todos os produtos: Um estoque cujos produtos estão todos devidamente registrados, verificados e acompanhados, pode minimizar as perdas.
3. Tenha um bom acompanhamento de clientes: Saiba que ao acompanhar os clientes e traçar um perfil do seu público é possível oferecer produtos e serviços direcionados e específicos. Isso pode aumentar as vendas. Consequentemente, também trará impacto em suas despesas.
4. Cuide da emissão de notas fiscais: Todas as notas fiscais deverão ser emitidas sistematicamente logo quando ocorrer a venda. Isso comprova a legalidade da venda, ajuda a manter a reputação de sua empresa e também te permite ter maior controle das entradas e saídas.
5. Sempre atualize os relatórios de vendas: Os relatórios de vendas podem te ajudar a saber o quanto você vendeu, bem como te ajudar a traçar estimativas e previsões de novas vendas.
Espero ter te ajudado a compreender melhor sobre as despesas.
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Até a próxima!