Despesas x Custos: entenda a diferença de uma vez por todas

Fizemos um super guia de controle de despesas para você! Confira.

Advertising
Advertising

Você já traçou os planos da sua empresa para os próximos meses? E para os próximos anos? Quais os custos e despesas para manter sua empresa funcionando?

Não ter uma resposta para essas perguntas pode ser fatal para o futuro de seus negócios.

Neste artigo, você saberá o que significa cada um desses termos, bem como seus exemplos. E ao final, deixaremos algumas dicas para que você saiba como controlar melhor suas despesas.

Fique conosco!

Qual a diferença entre custos, despesas e perdas?

Custos, despesas e perdas são três conceitos muito confundidos por aí. Vamos classificar cada um deles para que você entenda melhor:

Custo é o valor pago na produção de bens ou serviços.

Ou seja, em outras palavras, é todo e qualquer gasto com os processos produtivos e com a prestação do serviço.

Os custos podem ser diretos, como matéria-prima e mão-de-obra por exemplo, ou indiretos, como manutenção e depreciação de maquinário.

As despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita. Ou seja, são todos os gastos relacionados à administração da empresa, para que ela continue funcionando. São exemplos de despesas: aluguel do estabelecimento, contas de internet, marketing, etc.

Já as perdas, são gastos imprevistos que não trazem retorno à empresa. São exemplos de perdas: acidentes de trabalho, problemas nas máquinas, produtos vencidos no estoque, etc.

Até aqui ficou claro o que significa cada um desses termos?

O que são despesas?

Como explicado no tópico anterior, despesa é tudo aquilo que é necessário para manter a empresa em funcionamento, mas que não tem ligação direta com a atividade principal da empresa.

Sempre que ficar em dúvida sobre essa classificação, analise se sem esse item seria possível manter a produção do produto principal. Se a resposta for sim, esse item é uma despesa. Se a resposta for não, trata-se de um custo.

Quais são os tipos de despesas?

As despesas podem ser divididas em dois tipos: fixas e variáveis. Tanto as despesas fixas quanto as variáveis podem ser do tipo: operacional, pré-operacional e não operacional.

Mas fique tranquilo que aqui nesse post vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que você saiba identificá-las.

Saber classificar as despesas é fundamental para o controle financeiro da empresa, não importando se é de pequeno, médio ou grande porte.

É importante até mesmo saber identificar as despesas desnecessárias, para eliminá-las de seu orçamento. Veja a seguir os tipos de despesas.

O que são despesas fixas?

Despesas fixas são os gastos previsíveis, sem muita variação.

Veja alguns exemplos do que é considerado despesa fixa:

  • Seguros,
  • Impostos,
  • Softwares,
  • Taxas bancárias,
  • Folhas de pagamento,
  • Aluguel de sala comercial ou imóvel,
  • Contas de água, luz, telefone e internet,
  • Compra de materiais.

Neste momento, você pode estar se perguntando por que contas de água, luz, telefone entram como despesas fixas, se o valor mensal nunca é o mesmo.

Entenda que apesar do nome ser “Despesa fixa” o valor dessa conta, não necessariamente será o mesmo todos os meses. Assim, o valor da conta de água, por exemplo, pode variar, mas a cobrança da conta ocorre mesmo assim, todos os meses.

O que são despesas variáveis?

Ao contrário das despesas fixas, as variáveis são os gastos que variam com a frequência e a intensidade do consumo. São exemplos de despesas variáveis:

  • Combustível para veículos,
  • Gastos com alimentação,
  • Gastos com fretes e pedágios,
  • Impostos variáveis,
  • Bônus,
  • Comissões.

Vale ressaltar aqui que para ter melhor controle sobre as despesas variáveis é necessário ter uma boa gestão de processos internos. Isso porque apesar de variáveis, essas despesas podem ser mais fáceis de monitorar já que podem ser muitas vezes negociadas e até mesmo reduzidas ou evitadas com o tempo.

Despesas Operacionais

As despesas operacionais são os gastos essenciais para que a empresa consiga funcionar. Veja os exemplos de despesas operacionais a seguir:

  • Salário de funcionários,
  • Encargos,
  • Aluguel,
  • Impostos,
  • Contas de água e luz.

Observe que essas despesas não estão diretamente relacionadas ao produto fabricado, mas elas são essenciais para que a empresa funcione.

Despesas Pré-Operacionais

Despesas pré-operacionais são todas aquelas necessárias na fase de implementação do negócio.

Confira alguns exemplos:

  • Elaboração do projeto da empresa,
  • Instalações,
  • Honorários dos profissionais,
  • Capacitação de funcionários,
  • Compra de máquinas,
  •  Valores pagos na abertura da empresa.

Ou seja, as despesas pré-operacionais devem ser pagas antes da produção da empresa ser iniciada.

Lembre-se de que não tem como fugir desse tipo de despesa, já que sem ela não é possível que a empresa funcione.

Despesas Não Operacionais

As despesas não operacionais são aquelas que não se relacionam com o funcionamento da empresa ou a sua atividade principal.

Em outras palavras, as despesas não operacionais não se relacionam ao serviço ou produto que a empresa oferece.

Veja quais são:

  • Indenização de seguros,
  • Juros sobre empréstimo,
  • Receita com dividendos,
  • Implantação de um empreendimento,
  • Subvenções para investimentos.

A subvenção é um auxílio pecuniário geralmente concedido pelo poder público.

Assim, todos os demais gastos que não estejam relacionados com seu produto ou serviço principal é uma despesa não operacional.

Como eu posso controlar melhor minhas despesas?

É importante entender as despesas, pois elas podem determinar o lucro e o futuro de uma empresa.

Os gastos são apresentados no DRE, a Demonstração de Resultados do Exercício. Esse é o documento que evidencia os valores das despesas, dos custos e das receitas.

E é por meio do DRE que se observa o desempenho das empresas.

Portanto, primeiro a empresa precisa elaborar um plano de orçamento e fazer as projeções de todas as despesas. Só dessa forma o gestor da empresa vai conseguir visualizar os resultados e traçar estratégias com as condições que já possui.

Falando em gestor, vale a pena ressaltar que é importante que a empresa também contrate um bom gestor financeiro. Este profissional será responsável por cuidar da saúde financeira do negócio.

5 Dicas para manter um bom controle de suas despesas

Preparamos algumas dicas para que você faça um ótimo controle de despesas. Acompanhe:

1. Controle o caixa de sua empresa em tempo real: Mantenha todos os registros de vendas feitas diariamente, bem como suas formas de pagamento. Lembre-se de que esse dinheiro que entra não necessariamente significa lucro. Você precisa contabilizá-lo para análise das despesas.

2. Mantenha o controle de seu estoque com registro de todos os produtos: Um estoque cujos produtos estão todos devidamente registrados, verificados e acompanhados, pode minimizar as perdas.

3. Tenha um bom acompanhamento de clientes: Saiba que ao acompanhar os clientes e traçar um perfil do seu público é possível oferecer produtos e serviços direcionados e específicos. Isso pode aumentar as vendas. Consequentemente, também trará impacto em suas despesas.

4. Cuide da emissão de notas fiscais: Todas as notas fiscais deverão ser emitidas sistematicamente logo quando ocorrer a venda. Isso comprova a legalidade da venda, ajuda a manter a reputação de sua empresa e também te permite ter maior controle das entradas e saídas.

5. Sempre atualize os relatórios de vendas: Os relatórios de vendas podem te ajudar a saber o quanto você vendeu, bem como te ajudar a traçar estimativas e previsões de novas vendas.

Espero ter te ajudado a compreender melhor sobre as despesas.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e lembre-se de deixar sua avaliação logo abaixo.

Até a próxima!