Ao identificar uma cobrança indevida na fatura ou ainda receber um produto danificado, muitas pessoas se desesperam com a possibilidade de contestar as compras do cartão de crédito.
Estes podem ser sinais de um cenário de dor de cabeça e transtorno, mas não precisa ser assim!
Contestar a fatura do cartão pode ser mais simples do que você imagina. Acompanhe nosso artigo, pois aqui você vai aprender quando e como contestar a fatura do cartão de crédito.
Afinal de contas, o que significa contestar uma fatura de cartão de crédito?
A contestação de compra do cartão de crédito é também conhecida como estorno de compra e pode ser solicitada pelo cliente sempre que houver alguma situação de desacordo comercial.
Para que fique mais claro, veja algumas situações em que a contestação de compra se aplica:
- Identificação de valor desconhecido cobrado na fatura,
- Recebimento de produto danificado,
- Recebimento de produto diferente do que foi anunciado na hora da compra.
Em todos os casos citados acima, o cliente pode e deve contestar a compra respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor. A contestação pode ser feita no prazo de até 90 dias a partir da data da compra. Vale ressaltar que a contestação deverá ser solicitada tendo como justificativa um dos motivos acima.
De acordo com o Artigo 49 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, o cliente pode se arrepender de uma compra, sem necessidade de justificativa, até 07 dias, a partir da data da compra ou do recebimento do produto. Mas isso só é válido para compras feitas via telefone ou em plataformas online.
Como funciona a contestação de compra?
Para todos os casos listados no tópico anterior a contestação funciona da mesma forma.
O cliente precisa entrar em contato com o estabelecimento que realizou a cobrança e informar o valor, a data da cobrança e a bandeira do cartão. Esses dados são imprescindíveis para que a empresa localize a transação com facilidade e tome as devidas providências.
A empresa pode levar até 15 dias para a realização do estorno. Assim, após o contato amigável e diálogo entre cliente e empresa, a orientação é aguardar.
Caso a empresa que realizou a cobrança se negue a resolver o caso, o cliente pode entrar em contato com o banco ou instituição financeira emissora do cartão. Mas vale lembrar que o banco funciona somente como intermediador dessa operação, não sendo responsável pelos estornos.
O trabalho do banco é coletar todas as suas informações e entrar em contato com a empresa que fez a cobrança. O nome dessa operação é Disputa.
Dessa forma, na Disputa,o banco apresenta os dados que possui e a empresa também faz o mesmo. Após análise das evidências, ambas as partes entram em um acordo sobre o desfecho do caso.
Se o cliente ganhar a causa, o estorno é realizado. Se a empresa ganhar a causa, a cobrança é mantida.
Após a contestação, como receber um estorno?
Conforme explicado anteriormente, caso o cliente ganhe a causa da contestação, o estorno é realizado.
Assim, o valor da compra em questão pode ser depositado como crédito na fatura, o que é chamado de crédito de confiança. Mas também pode acontecer do cliente receber o valor depositado em sua conta bancária. Isso dependerá do acordo realizado com a empresa ou banco em questão.
A contestação é a mesma para todos os casos?
O ato da contestação é o mesmo para todos os casos, o que vai mudar é o veículo de comunicação.
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa cobradora. Esse contato pode ser feito por e-mail, pelo telefone, pelo whatsapp, app ou chat contido no site, depende dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa.
Caso necessite da intermediação do banco emissor do cartão, a contestação deverá ser feita pelos canais disponibilizados para este fim. A maior parte dos bancos já oferece possibilidade de contestação em seus aplicativos, por isso vale a pena checar com o seu banco qual a melhor forma de suporte para este fim.
Outra opção existente, porém pouco utilizada, é a carta de contestação.
A carta deverá ser endereçada ao banco ou operadora emissora do cartão. Nela, o cliente informa seus dados pessoais, o valor da cobrança, a data da compra, o desejo de contestação e autorização para que a instituição financeira investigue o uso do cartão de forma indevida, se for o caso.
Mesmo com a carta, todo o processo ocorre normalmente.
Reunimos um breve passo a passo para que você aprenda a realizar uma contestação nos principais bancos do país. Veja a seguir.
Como contestar compra feita nos cartões Itaú?
O Itaú permite que compras sejam contestadas, dentro do prazo de 90 dias, dentro dos apps Itaú, Itaú Cartões, Credicard, Hipercard e Cartão Luiza.
Todos os apps seguem basicamente os mesmos passos:
- Acesse o app no menu “Serviços” e clique em “Contestar Compras”,
- No detalhamento da fatura que aparecerá na tela, toque na compra que deseja contestar,
- Confirme o valor, a data e o estabelecimento,
- Clique em “Reportar Problema”,
– Selecione o motivo da contestação. Se for necessário, há espaço para escrever o ocorrido com mais detalhes. Em seguida, confirme o endereço e preencha o contato.
Agora é só aguardar que o Itaú entrará em contato com você para detalhar a condução do caso.
Caso prefira, outra opção para realizar a contestação é pela Central de Atendimento, nos números:
- 3003-3030 para capitais e regiões metropolitanas,
- 0800 720 3030 para demais localidades.
O horário de atendimento telefônico é de segunda à sábado, das 06 às 22 horas, exceto feriados.
Como contestar compra feita nos cartões Bradesco?
O Banco Bradesco não oferece a opção de contestação via app.
Todo o processo é realizado No Fone Fácil Bradesco, nos números:
- 4002-0022, para capitais e regiões metropolitanas,
- 0800 570 0022, para demais localidades.
O atendimento telefônico é realizado 24 horas, 7 dias por semana.
Esteja com os dados necessários em mãos: seus documentos de identificação, nome do estabelecimento onde a compra foi realizada, data de compra e valor a ser contestado.
Como contestar compra feita nos cartões Banco do Brasil?
A contestação de compra feita pelo Banco do Brasil pode fácil e rápida, basta acessar o app BB ou pelo app Ourocard. Veja o passo a passo:
- Acesse o app e dentro de “Menu”, clique em “Cartão”,
- Vá em “Consultar fatura”,
- Selecione “Contestar Compra Não Reconhecida”,
- Escolha o cartão, caso tenha mais de um e clique em “Contestar Transação”,
- Selecione a compra e clique em “Contestar”.
Agora é só aguardar o posicionamento do banco.
A contestação também pode ser feita pelo whatsapp do Banco do Brasil, cujo link direto está na página oficial do banco.
Como contestar compra feita nos cartões Santander?
Para contestar uma compra feita com os cartões Santander, o banco oferece o serviço por meio dos apps: Santander e Way.
Para realizar essa operação no app, é necessário ter o ID Santander habilitado. A habilitação pode ser feita em qualquer Caixa Eletrônico Santander.
O caminho para a contestação nos dois apps é o mesmo, acompanhe:
- Acesse o app, selecione o cartão e clique em “Fatura”,
- Clique na compra desejada e em seguida, toque em “Não Reconheço Essa Compra”.
Para acompanhar o status da contestação, basta em na aba “Compras Não Reconhecidas”.
Mas atenção, pois aqui, além de contestar a compra, você faz o bloqueio de seu cartão.
Caso não deseje que isso aconteça, é necessário realizar a contestação pelos telefones:
- 4004-3535 para capitais e regiões metropolitanas,
- 0800 702 3535 para demais localidades.
Lembre-se de que é importante estar com a fatura de seu cartão em mãos.
Como contestar compra feita nos cartões Caixa?
A Caixa Econômica Federal também permite que seus clientes façam a contestação de compras por meio do aplicativo.
- Acesse o app Cartões Caixa e clique em “Contestar”,
- Escolha a compra desejada e clique em “Compra/Saque Não Reconhecido”,
O app mostrará os detalhes a serem confirmados por você.
Em seguida, basta aguardar as notificações do banco com relação à condução do caso.
Como contestar compra feita no cartão Nubank?
Se você é cliente Nubank, a contestação também pode ser realizada de forma simples e fácil, por meio do app.
- Acesse o app e abra a fatura,
- Toque na compra desejada para exibir os detalhes,
- Clique em “Reportar” e escolha o motivo da contestação,
- Siga o passo a passo do app e descreva em detalhes tudo o que ocorreu para que a contestação seja feita. Ao fim, reporte,
O app permite que documentos sejam anexados, caso tenha números de protocolo, e-mails, conversas e outros documentos.
Agora é só aguardar. O Nubank sempre notifica seus clientes por meio do e-mail de cadastro.
Viu só que as contestações podem ser mais simples do que você imaginava?
Mas lembre-se de que nenhuma contestação ocorre automaticamente. Havendo a necessidade de estorno, todo o processo sempre leva alguns dias para ser concluído.
Portanto, recapitulando: o primeiro passo é entrar em contato com a loja cobradora. Caso a loja resolva o problema nesse primeiro contato, o problema estará resolvido.
Caso contrário, entre em contato com o banco ou com a emissora do cartão e solicite a contestação. A partir daí é só aguardar o parecer da instituição financeira.
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