A poupança Social Digital Caixa, como é conhecida, é uma modalidade de poupança feita através do aplicativo Caixa Tem e que não possui limite de movimentação e saldo.
Então, se você recebe qualquer benefício do Governo como Bolsa Família, Auxílio Emergencial, ou participa de outros programas sociais do Município, Estado e Distrito Federal, é muito provável que você recebe na sua conta Poupança Digital da Caixa.
Mas, o recurso não se limita em apenas receber os benefícios do Governo, porque quem possui conta na poupança, pode utilizar os serviços gratuitos oferecidos pela Caixa.
Vale ressaltar que a Poupança Digital, foi criada para os beneficiários dos programas de auxílio Governamental.
Porém, a conta é limitada a movimentar um valor de até de R$5 mil mensal, desse modo, se a conta vir a receber um valor acima do estipulado será necessário comparecer em alguma Caixa e realizar a troca de conta.
No entanto, essa mudança não altera as funcionalidades da conta e serviços gratuitos que o cliente já acessa, apenas o limite de movimentação mensal que não será mais o mesmo.
Como funciona a Poupança Social Digital?
A Poupança Social Digital funciona como uma conta bancária, porém elaborada com o intuito de simplificar e agilizar as transações de dinheiro para a população beneficiada dos programas sociais do Governo.
Sendo que os usuários dessas contas possuem serviços limitados para não pagar taxas e tarifas.
Caso as movimentações ultrapassem a quantidade gratuita, a Caixa pode vir a cobrada as tarifas excedidas em cada transação realizada.
Apesar do nome, o recurso não funciona como a poupança que conhecemos. Por isso, a conta não oferece um cartão físico. Mas possui o cartão virtual de débito para fazer comprar online.
Além disso, no app os usuários conseguem:
- Pagar conta;
- Receber e enviar transferências
- Sacar sem cartão físico em caixas eletrônicos e lotéricas.
Vale ressaltar que se a conta vir a receber um valor acima do limite a poupança Social fica bloqueada até o usuário ir migrar para outra conta poupança.
Como funciona o cartão virtual da Poupança Digital?
O Cartão Virtual é em formado de débito, não possui a possibilidade de ser crédito, com esse cartão o usuário consegue realizar somente compras online, ou seja, compras pela internet ou em aplicativos que aceitem pagamentos com cartão de débito virtual. Ele permite compras à vista, desde que haja saldo disponível na Poupança Social Digital.
Vale ressaltar que o cartão virtual possuiu os mesmos dados de um cartão normal, apenas possui a diferença em relação ao código de segurança, aqueles três (3 números) que fica atrás do cartão.
Número esse que é trocado a cada compra ou consulta, tornando o seu uso ainda mais seguro. Assim, o usuário deve consultar o código de segurança antes de cada transação, não devendo anotá-lo ou tirar foto.
Limite Poupança Social Digital Caixa
Quanto ao limite, vale a pena ressaltar que na Poupança Digital é permitido movimentar até R$5 mil, ultrapassando esse valor é necessário realizar a migração para outro tipo de poupança que a Caixa oferece.
Quais são as taxas e tarifas?
Então, a Poupança Digital não tem tarifa mensal, e possui os seguintes serviços gratuitos:
- Até 02 (dois) saques digitais (sem cartão) por mês em terminal de autoatendimento, Unidade Lotérica e/ou Correspondente;
- Até 03 (três) transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da CAIXA;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix;
- Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela CAIXA.
Mas, as movimentações que ultrapassarem os serviços básicos serão cobradas conforme a tabela de tarifas vigente.
Como abrir a Poupança Social Digital?
A conta Poupança Social Digital, é criada automaticamente aos beneficiários dos programas sociais pagos pelo Governo, dessa maneira não precisa criá-la em nenhum momento, pois a abertura é automática para os cidadãos que:
- Possui CPF regular;
- Tem Auxílio Emergencial ou benefício emergencial;
- Recebe benefícios sociais, como Bolsa Família;
- Tem algum recurso do FGTS a receber;
- Possui benefício do Abono Salarial (PIS)
Como acessar a Poupança Social Digital?
Nesse caso, para acessar a Poupança Social Digital da Caixa há duas possibilidades. Então, veja o passo a passo
Para acessar a poupança social digital é simples:
- No aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, instalado no seu celular, clique na opção “Acompanhe sua solicitação”;
- Digite os números do seu CPF;
- Insira seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe;
- Você vai receber um código no celular cadastrou no app;
- Digite esse número em “Código recebido”. Guarde esse código, pois você irá precisar dele novamente;
- Ao receber a mensagem que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa, é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem.
No aplicativo Caixa Tem:
- Clique em “Sou beneficiário”;
- Digite o seu CPF;
- Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial (você pode verificar esse número nas suas mensagens de texto);
- Aperte “Continuar” para abrir a tela do Caixa Tem;
- Faça login – se você ainda não fez o cadastro, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo;
- Selecione “Auxílio Emergencial”;
- Clique em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”;
- Responda as perguntas e aperte “Receber Código”;
- Digite o novo código recebido;
- Na tela seguinte, clique em “Consultar a minha poupança social digital”. Pronto!
Aviso importante: Já existe uma Lei que regulamenta a Poupança Social Digital, ou seja, a Poupança Social Digital foi convertida em lei-deixando de ser uma medida provisória.
Por fim, agora as contas podem ser abertas, movimentadas e encerradas de forma simples, caso o usuário prefira encerras direto pelo aplicativo conseguirá realizar esse procedimento.
Gostou? No nosso próximo post, vamos falar sobre o Empréstimo para negativado Pag Bank. Está a fim de saber? Então, é só ficar com a gente!
Até o próximo post!