O Cartão Cidadão, criado pelo Governo Federal e emitido pela Caixa Econômica Federal, foi criado para que os trabalhadores que tem direito pudessem receber benefícios estabelecidos por lei.
Dessa forma, todos os benefícios sociais e trabalhistas disponibilizados pelos programas do governo podem ser movimentados por meio do Cartão Cidadão. Benefícios como Seguro Desemprego, FGTS, Abono Salarial e Salário Família estão nessa lista.
Com o Cartão Cidadão o indivíduo consegue fazer saque dos benefícios de qualquer parte do Brasil, desde que use um terminal de pagamento autorizado pela Caixa Econômica.
Consulta de saldo para saque
Antes de realizar o saque em um dos terminais de atendimento autorizados pela Caixa, o indivíduo pode consultar o saldo disponível por meio do site oficial da Caixa ou ainda pelo telefone.
Site da Caixa Econômica
No site oficial da Caixa Econômica, o indivíduo deve preencher o número do NIS (ou PIS/PASEP) contido no cartão e a senha cadastrada anteriormente na internet.
Caso ainda não tenha cadastro, é necessário se cadastrar para registrar login e senha. Isso também é feito por meio deste mesmo site, na opção “Cadastrar senha”.
Após o login, na área de membro, ficam disponibilizadas todas as informações referentes aos benefícios daquele indivíduo e que podem ser movimentados pelo Cartão Cidadão.
Atendimento Telefônico Caixa
Há ainda a possibilidade de fazer a consulta pelo canal telefônico da Caixa, no número 0800 726 0207. O horário de atendimento pelo telefone é de segunda à sexta, das 10 às 18 horas.
Caso o indivíduo prefira, pode se dirigir às agências físicas da Caixa Econômica para realizar a consulta diretamente nos terminais de atendimento ou com atendentes do banco.