O sonho de todo empresário é o crescimento e a expansão de sua empresa, de seu negócio.
Tanto é que chega um momento em que o próprio empresário sente esta necessidade.
De acordo com especialistas, todo bom empreendedor sente quando chega o momento oportuno para tal decisão, ainda que o seu negócio seja de longo ou médio prazo.
Vale dizer também que o empresário deve se perguntar se em seu negócio é possível vender mais ou se é necessário a abertura de uma nova unidade para expandir suas vendas.
Assim sendo, somente depois de refletir e de perceber a necessidade de expansão, o empresário deve sim investir.
É possível abrir mais unidades?
1. Inicialmente, o empreendedor deve avaliar o mercado e se questionar se é realmente possível fazer a expansão de seu negócio.
Isso deve ser feito de maneira interna e externa, por exemplo, como externa abrange a localização, se há estrutura suficiente para a expansão e se o ponto é ideal, já a parte interna é quanto realmente haverá lucro com essa nova “casa”, uma vez que estabilidade financeira de uma empresa é importantíssima.
2. Agora, está na hora de fazer o planejamento estratégico. Não há como negar; expandir um negócio é basicamente “abrir” um novo empreendimento.
Por isso, o planejamento estratégico é tão importante. Assim é fundamental atualizar o negócio, de criar uma projeção financeira para a empresa.
3. Conhecer bem o público-alvo, fazendo uma descrição detalhada sobre o público-alvo. Como, por exemplo: a idade média de seu público, bem como o grau de instrução e o poder aquisitivo. Além disso, a localização e os hábitos de consumo são também essenciais.
4. Investir no marketing digital: as redes sociais têm um papel fundamental neste quesito. De forma que as estratégias de marketing digital se tornam cada vez mais eficazes para aumentar a visibilidade da marca, melhorar as vendas e expandir o negócio.
5. Não se esquecer da concorrência: sempre é bom analisar a concorrência, até pra saber como elas trabalham e em qual segmento elas atuam.
6. Não se esquecer também de que é essencial para o crescimento de sua empresa um bom relacionamento com o seu cliente.
Opte por franquias: veja se com sua marca é viável
Pode ser chamado de franquia ou franchising empresarial o sistema que um franqueador cede a um franqueado o direito de uso da marca ou patente.
Ou seja, o associado para a ter direito de distribuição de produtos ou serviços.
Vale dizer que para se saber se é um bom negócio ou não, é preciso conhecer as vantagens e as desvantagens deste negócio.
De acordo com o SEBRAE, as vantagens são:
- dar início a um negócio cuja credibilidade de um nome ou marca já é bem conhecida no mercado.
- ter apoio do franqueador: é natural que o franqueador já possua rede própria de distribuição e, consequentemente, sua marca já é bastante conhecida. Outra coisa: o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
- já estar estabilizado o plano de negócio: é o que acontece com o franqueador que já possua o planejamento, da mesma forma que tem a experiência de que o plano dá certo.
- marca conhecida e garantia de participação no mercado, especialmente, em relação ao planejamento dos custos de instalação.
- como a marca já é conhecida, não é preciso investir muito em marketing.
- independência jurídica e financeira: a empresa do franqueado já possui sua própria razão social, sendo, portanto, uma pessoa jurídica distinta.
Cuidados a serem analisados, ou seja, quais são as desvantagens
- há pouca flexibilidade: uma vez que os sistemas de franquia já estão formatados, bem como os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. De forma que o franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.
- pode ocorrer risco de falhas no sistema: embora o produto franqueado seja conhecido do grande público, pode haver um sistema problemático. O que pode gerar problemas operacionais no futuro.
- localização determinada pelo franqueador: é bem assim. Embora haja a possibilidade de o franqueado dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato é fica para o franqueador a responsabilidade final pela localização. Isso pode desagradar o franqueado.
A hipótese de também abrir uma loja virtual é tranquila e invariavelmente bem-sucedida
É sabido que o comércio digital cresce vertiginosamente no Brasil, especialmente quando o olhar recai sobre o aumento do faturamento que está perto dos 57%.
Essa nova forma de consumo se intensificou de fato no período da pandemia.
É fato que o comércio on-line veio para ficar e a tendência é aumentar ainda mais.
Por isso, muitos empreendedores estão bastante inclinados a aproveitar essa tendência de mercado.
Para tanto, é importante seguir um breve passo a passo.
1. saber direitinho qual é o investimento que se quer fazer, que tipo de produto quer disponibilizar, qual será a estrutura de vendas e quais serão os meios de entrega e a logística.
2. regularizar a sua loja virtual, como abrir um CNPJ, caso seja o início do negócio. Se houver funcionários, é preciso também garantir direitos trabalhistas, e agir de acordo com a lei, para emitir notas fiscais, dentre outros requisitos.
3. atenção à legislação, pois, a burocracia é presente em nosso país, por isso, para abrir uma loja virtual, é preciso estar atento à legislação.
4. decisão acerca da plataforma que será usada – um dos pontos mais importantes ao montar o próprio e-commerce – A escolha de qual plataforma usar, uma vez que que é por meio deste sistema que haverá controle de vendas e a exposição da marca na internet.
5. definir qual será o meio de pagamento. Este é um ponto essencial para garantir a segurança de transações, bem como o atendimento dos clientes.
6. definir qual será o modelo de entrega, uma vez que, para este tipo serviço, a entrega com qualidade é essencial. De maneira que um e-commerce deve ser estruturado, até mesmo a rede de parceiros que serão os fornecedores e a entrega.
7. novamente, conhecer o público-alvo, saber de fato com quem se irá trabalhar e oferecer produtos e serviços, por isso ser preciso mapear o público-alvo.