Quer abrir uma empresa? Confira os 9 passos para abrir

Aprenda o passo a passo completo para abrir a sua empresa!

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Entenda de uma vez o que é preciso para abrir o seu negócio!

Abrir uma empresa é o objetivo de grande parte dos brasileiros, que almejam ser donos do próprio negócio e, além disso, ter altos faturamentos. Se você faz parte desse grupo, este artigo é para você! 

Aqui, vamos te mostrar o passo a passo para abrir uma empresa.

Passo a passo para abrir uma empresa

Esse processo envolve diferentes etapas e um vasto planejamento. Felizmente, você pode seguir os passos abaixo para facilitar a abertura e planejamento da sua empresa!

1 – Antes de abrir sua empresa, sintetize um plano de negócio

Um bom plano de negócio deve funcionar como um roteiro, que prevê o funcionamento da sua empresa. Essa estratégia facilitará a consolidação e futura expansão do seu negócio.

Para sintetizar um bom “roteiro”, você deve pensar sobre os seguintes aspectos:

  • Descrição, diferencial e objetivo do seu empreendimento,
  • Os produtos, serviços e os principais benefícios,
  • Público-alvo,
  • Análise de mercado e da concorrência,
  • Análise de fornecedores,
  • Plano de marketing,
  • Plano operacional,
  • Plano financeiro.

2 – Decida sobre o modelo de negócios da sua empresa

As empresas são categorizadas em diferentes modelos, que devem representar o seu objetivo, porte e estrutura em geral. Por isso, você deve analisar bem essas divisões e decidir em qual delas a sua empresa se enquadra. São elas:

Franquia

As franquias funcionam como um modelo de distribuição e comercialização de produtos ou serviços, no qual o proprietário de uma marca, franqueador, cede a outra pessoa, franqueado,  o direito de vender e distribuir seus produtos, sua marca e sua patente.

Alguns exemplos de franquia são O Boticário, Cacau Show e McDonald’s.

Assinatura

Esse modelo funciona, basicamente, a partir de uma assinatura que concede o acesso do usuário a produtos ou serviços, mediante uma taxa recorrente.

Alguns exemplos mais conhecidos são Spotify, Netflix e Amazon Prime.

Freemium

As empresas que operam sob esse modelo funcionam como uma espécie de assinatura: elas oferecem  um serviço gratuito, mas com limitações e uma versão Premium, completa e paga.

Exemplos: Spotify, YouTube e Duolingo.

Marketplace

Essa categoria de empresa opera de modo que varejistas alugam para vendedores independentes, profissionais ou particulares, um espaço no seu marketplace, ou loja, seja ele virtual ou físico.

Exemplos: Amazon, Airbnb e Buscapé.

Economia Colaborativa

As economias colaborativas conectam interesses econômicos e oferta de  serviços ou produtos de diferentes empresas. Assim, forma-se uma rede de soluções para os clientes.

Exemplos: Airbnb, Uber e 99.

3 – Contrate um contador de confiança

Depois de estudar bem o mercado, levantar seus gastos e definir o local da empresa, é hora de abri-la! Para isso, você pode entrar em contato com um escritório de contabilidade com experiência em abertura de micro e pequenas empresas.

Ao contratar um contador, você terá acessos a informações importantes sobre o planejamento da sua empresa. Além disso, o profissional será o responsável por confeccionar e emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos.

4 – Defina o porte da empresa: MEI, ME ou EPP

Os portes mais comuns de empresa são divididos nas categorias:

MEI

O MEI, microempreendedor individual, é uma figura jurídica que trabalha por conta própria e tem um modelo de empresa cujos faturamentos não ultrapassam R$81 mil anuais. Essa categoria é a mais básica no quesito de classificação de empresas no Brasil.

Além disso, o MEI é indicado para profissionais autônomos, visto que não permite a contratação de mais de um empregado ou a atuação de sócios.

ME

A opção de Microempresa (ME) oferece mais possibilidades. Com ela, é possível ter um ou mais sócios, faturar até R$360 mil por ano, escolher entre atividades que contemplam a grande maioria das empresas e emitir quantas notas quiser. 

Como ME, seu negócio também pode fazer parte do Simples Nacional, um regime de tributação que unifica 8 impostos em uma única guia por mês, a DAS. Isso, de fato, simplifica a sua vida como empresário e facilita manter a regularidade da sua empresa. 

EPP

As Empresas de Pequeno Porte, EPPs, são aquelas que faturam entre R$60 mil e R$4,8 milhões ao ano.

5 – Defina a Natureza Jurídica da empresa: EI, SLU ou LTDA

A natureza jurídica de uma empresa define a sua forma de constituição. Ela abrange o número de sócios, a participação de cada um na empresa e o capital inicial.

Essas informações ficam disponibilizadas no contrato social.

As principais naturezas jurídicas são:

Empresário individual – EI

O certificado de  Empresário Individual, EI, permite a atuação empresarial sem sócios, assim como o MEI. Porém, diferentemente do Microempreendedor Individual, o EI possibilita faturamentos anuais de até R$4,8 milhões, como Empresa de Pequeno Porte (EPP), ou de até R$360 mil, como Microempresa (ME).

Além disso, o EI não limita o número de contratações de funcionários e conecta o empresário à empresa profundamente:  o patrimônio da empresa e da pessoa física estão conectados, e a responsabilidade das dívidas inclui os bens individuais do empresário. O último aspecto também é compartilhado pelo MEI.

O EI é recomendado para profissionais autônomos que pretendem contratar mais do que um funcionário e obter faturamentos maiores do que os permitidos pelo MEI.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal 

A SLU, Sociedade Limitada Unipessoal, além de permitir que o empreendedor atue sem um sócio, tem como vantagens:

  • Proteção do patrimônio pessoal, em caso de dívida da empresa,
  • Exige um baixo valor do Capital Social.

Essa modalidade é destinada aos trabalhadores que exercem profissões regulamentadas, como médicos e engenheiros, e permite um faturamento anual de até R$4,8 milhões.

Para abrir uma SLU, é necessário ter mais de 18 anos ou ser emancipado e não pode ter MEI ou EI.

LTDA – Sociedade Limitada

As Sociedades Limitadas são empresas formadas por dois ou mais sócios que contribuem com a formação do capital social.  A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social e não há valor mínimo pré-estabelecido. 

6 – Defina as atividades a serem exercidas (CNAEs)

As atividades da empresa são fundamentais para que você possa efetivar o planejamento do seu negócio.

Esse aspecto também pode ser abordado junto ao contador, que irá enquadrar as atividades em códigos chamados de CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela disponibilizada pelo IBPG.

7 – Decida-se acerca do regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real 

O regime tributário de uma empresa é o sistema que define a cobrança de impostos do CNPJ, a variar de acordo com o faturamento. Ele divide-se em:

Simples Nacional

O Simples Nacional é um programa simplificado de arrecadação de impostos que reúne oito tributos, Municipais, Estaduais e da União, em uma guia com vencimento mensal. Assim, ele facilita a vida do micro e pequeno empresário que faturam até R$4,8 milhões ao ano. 

            Por isso, essa opção é a mais vantajosa para quem está começando.

Lucro Presumido

Ao optar pelo Lucro Presumido, a sua empresa pode faturar até R$78 milhões ao ano. Porém, com ele, o pagamento de impostos não é unificado: podem ser 5 ou mais guias de pagamento independentes (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS) com vencimentos diferenciados. 

Além disso, a alíquota de imposto varia entre 10,93% e 16,33% sobre o faturamento. 

Lucro Real

Com o Lucro Real, a cobrança dos tributos IRPJ e CSLL considera apenas o lucro real da sua empresa. Dessa forma, ao optar por essa alternativa, é preciso ter todas as contas e balanços conciliados com exatidão, regularmente. 

Vale lembrar que as guias também são recolhidas separadamente, e o PIS, COFINS       e ISS incidem sobre o faturamento total da empresa, podendo ter uma sistemática diferente de cálculo.

Algumas empresas são obrigadas a se enquadrar no Lucro Real, seja pela atividade ou pelo faturamento. Esses negócios contam com receita bruta anual superior a R$78 milhões, por exemplo.

8 – Elabore o contrato social

O Contrato Social de uma empresa é um registo de todos os dados básicos do negócio. Esses dados podem ser acerca dos sócios, do endereço da sede

e do ramo de atuação, por exemplo.

Esse documento é indispensável para o registro da sua empresa nos órgãos públicos. Por isso, é muito importante que ele seja elaborado junto aos socios.

9 – Registre a sua empresa na Junta Comercial

Esse passo é mais prático e burocrático: ele envolve a documentação da sua empresa. 

Os documentos podem variar de acordo com o estado ou cidade, visto que esse processo está diretamente ligado à Prefeitura.

Em geral, os documentos requisitados são:

  • RG e CPF,
  • Comprovante de endereço,
  • Se casado(a), certidão de casamento,
  • Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.

 Ao concluir esse processo junto ao Cartório ou Junta Comercial, você obterá o seu  CNPJ!

Agora que você já conhece o processo de abertura de uma empresa, é importante saber outras informações sobre o assunto. Confira:

Quanto custa abrir uma empresa?

O custo pode variar de acordo com o seu estado ou cidade. Dessa forma, é importante que você considere os custos durante o processo de abertura da empresa.

Em São Paulo, capital, por exemplo, as taxas da Junta Comercial e da Prefeitura somam cerca de R$400,00, para a maioria das empresas. Já no Rio de Janeiro, você pode pagar  até R$1.500 para registrar a mesma empresa.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil?

A resposta dessa pergunta também depende da sua localização. Em geral, no Brasil, o tempo médio varia de 30 a 45 dias. Confira a tabela abaixo, que relaciona a cidade com o prazo médio de abertura:

CidadePrazo médio de abertura
São Paulo30 dias
Rio de Janeiro45 dias
Belo Horizonte45 dias
Curitiba45 dias
Porto Alegre48 dias

Dicas para ter uma empresa de sucesso

Se você já chegou até aqui na leitura desse artigo, já sabe tudo sobre como abrir uma empresa. Mesmo assim, é válido que você confira algumas dicas para manter um negócio de sucesso, confira:

Invista em capacitação

A consciência de que é sempre possível melhorar e aprender mais é muito importante. Por isso, especialize-se na área do seu negócio, faça cursos e participe de eventos (seminários, feiras e exposições) relacionados ao empreendimento.

Networking

A rede de contatos formada ao longo dos anos de trabalho pode ser fundamental para empreender. Muitas vezes, esses empreendedores já tiveram a oportunidade de conhecer fornecedores, concorrentes, clientes e consultores.

Organize as finanças

Um dos pontos principais para um negócio bem sucedido, é a organização financeira. Por isso, considere o lucro da empresa, evite gastos desnecessários e saiba investir no seu negócio.

Inove!

Criar produtos e serviços diferenciados é uma maneira de suprir as carências do mercado e as necessidades do consumidor. Existem várias estratégias que você pode usar para obter esse resultado. Você pode, por exemplo, incluir a permuta e o Cashback nos seus planos.

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