A Mega-Sena é a maior modalidade de loteria do Brasil. Oferecida pela Caixa Econômica Federal, tem sorteios ordinários duas vezes por semana, além da Mega-Sena da Virada e outros prêmios.
São muitas as histórias de pessoas que ganharam na Mega-Sena e depois de um tempo, já não tinham mais nada. O que será que aconteceu?
Será que é possível ganhar na Mega-Sena e conservar o prêmio para viver com tranquilidade por mais tempo? O pode ser feito para aproveitar melhor essa premiação?
Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste artigo. Continue por aqui!
Como funciona a Mega-Sena?
Quem acertar os 6 números da Mega-Sena, ganha o prêmio que vale milhões.
No entanto, é possível receber premiações ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante.
Você pode deixar que o sistema escolha os números para você ou ainda, concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos.
Os sorteios sempre acontecem duas vezes por semana, às quartas e aos sábados e a aposta mínima de 6 números custa R$5,00. Quanto maior a quantidade de números na aposta, maior o valor pago e maiores as chances de ganhar o prêmio mais desejado e sonhado do Brasil.
Premiação
43,35% do prêmio bruto corresponde a arrecadação.
Dessa porcentagem:
– 35% são divididos entre os ganhadores que acertaram os 6 números da Mega-Sena.
– 19% são divididos entre os ganhadores que acertaram 5 números, modalidade conhecida como Quina.
– 19% são divididos entre os ganhadores que acertaram 4 números, modalidade conhecida como Quadra.
– 22% são divididos entre os ganhadores que acertaram 6 números nos concursos de final 0 ou 5.
– 5% ficam acumulados para a primeira faixa do último concurso do ano (Mega da Virada) de final 0 ou 5.
Caso não tenha ganhador em qualquer faixa, o valor segue acumulado para o próximo concurso, na respectiva faixa de premiação.
É importante que você confira o bilhete, pois os prêmios prescrevem 90 dias depois da data do sorteio.
Após os 90 dias, o prêmio é repassado ao Tesouro Nacional para aplicação no FIES, Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Ganhei na loteria, e agora?
A primeira pergunta do felizardo a ganhar um prêmio milionário é: E agora? O que fazer ao ganhar na loteria?
Segundo especialistas, a resposta para o primeiro momento é: Não faça nada após resgatar o valor. Isso mesmo que você leu: NADA. Isso porque a tendência nesse momento é agir com bastante impulsividade, gerando gastos em excesso e desnecessários. E o recomendável é tomar uma atitude apenas depois de fazer um planejamento inteligente para que o dinheiro possa ser investido para render e aumentar.
Por causa das atitudes impensadas no primeiro momento, é muito comum vermos ganhadores da Mega que perderam tudo em pouco tempo e voltaram à estaca zero, às vezes em situação financeira pior do que a anterior ao recebimento do prêmio. E é por isso que você precisa estar atento!
Você precisa começar a entender um pouco sobre juros compostos e sobre inflação, para investir seu dinheiro nos lugares certos.
O que fazer com tanto dinheiro?
A resposta para esta pergunta é: depende!
Depende de quantos anos você tem, quais seus planos, seus objetivos, se tem dívida a ser negociada, se pretende investir e em qual modalidade. As respostas dessas perguntas são decisivas para o destino do dinheiro.
Existem pessoas que compram partes de empresas e investem o valor do prêmio em modalidades de investimentos seguras e rentáveis. Outras pessoas, até começam a investir, mas de forma irresponsável, o que pode fazer com que o dinheiro seja reduzido a pó em pouco tempo. E existem aqueles, que por falta de informação, têm medo dos investimentos e deixam o dinheiro parado na poupança, o que também faz com que o poder de compra seja reduzido.
Cuidados que você deve tomar para não perder o dinheiro
Como a premiação da Mega-Sena possui valor alto, você precisa tomar alguns cuidados. Não somente para conservar o dinheiro, mas também para evitar golpes e fraudes.
– Anonimato: Após ganhar na Mega-Sena, mantenha-se no anonimato para sua própria segurança e segurança de sua família. E por favor, não exponha essa vitória nas redes sociais, pois isso pode te transformar em uma presa fácil para pessoas mal intencionadas.
– Não peça demissão: Ao ganhar na loteria, esse pode ser o pensamento a invadir sua mente. Principalmente se você tem emprego exaustivo. Mas esse momento pede calma. Lembre-se de que se manter trabalhando é uma forma de ter sempre dinheiro entrando. E seus esforços precisam ser concentrados para aumentar e multiplicar seu patrimônio e não perdê-lo.
– Não gaste todo o dinheiro do prêmio: Por maior que seja o valor recebido como prêmio, entenda que ele não é infinito.
Lembre-se de histórias como a da norte-americana Evelyn Adams, que ganhou na loteria duas vezes, perdeu todo o dinheiro todas as vezes e acabou tendo que morar em um trailer.
– Lista de prioridades: Se você é ganhador da loteria, é certo que você tem milhões de coisas em mente sobre o que fazer com dinheiro, não é mesmo?
É o que acontece com a maioria dos ganhadores e por isso, nos tópicos anteriores recomendamos que você tenha calma nesse momento e evite tomar qualquer atitude, até que as prioridades estejam estabelecidas.
Pense sobre essas prioridades e se você mora com sua família, dialoguem sobre isso para que todos caminhem com o mesmo objetivo.
– Assessoria jurídica e contábil: Com a alta soma em dinheiro na conta, aparecem também as obrigações tributárias e responsabilidades civis. Ter um bom advogado conta tanto quanto ter um bom contador. Portanto, procure um profissional capacitado para receber auxílio adequado.
– Organização financeira: Faça um planejamento financeiro mensal e cuide para que seja cumprido com disciplina. Tome conselhos com um profissional entendido de investimentos para que seu perfil de investidor seja traçado.
Saber qual o seu perfil de investidor pode determinar todo o futuro e saúde do seu dinheiro.
Como você pode perceber, dinheiro e planejamento precisam andar sempre juntos. Se você deseja ficar bem longe das dívidas e manter a boa saúde financeira, precisa aprender a pensar e agir com disciplina e utilizar as estratégias de educação financeira.
Para isso, acesse nosso blog.
Semanalmente temos conteúdos informativos sobre finanças.
Até o próximo artigo!