Como se programar financeiramente para um ano sabático?

Entenda o que é um ano sabático e como você pode se beneficiar dele

Advertising
Advertising

Se você deseja tirar um tempo para estudar, aprender ou até mesmo descansar e recarregar as baterias, o ano sabático pode ser de grande valia.

O ano sabático pode ser a grande oportunidade de dar uma pausa na rotina durante um tempo, para recomeçar posteriormente.

Entenda melhor o que é o ano sabático no decorrer deste artigo.

Boa leitura.

O que é ano sabático e como funciona?

O ano sabático é também conhecido como gap year e representa um período de descanso que pode ser aproveitado em viagens ou aprendizado de idiomas e outras habilidades.

Para realizar esse objetivo, algumas pessoas costumam pedir um período sabático no emprego. Outras pedem até mesmo demissão. Mas antes de tomar essa decisão, é necessário ter feito um planejamento financeiro e estar preparado para os custos envolvidos durante o tempo de pausa.

Ano sabático vem de um termo do hebraico, que significa “Libertação”, um ano de intervalo.

Este é um período que você pode passar sozinho para viver novas experiências, mas pode passar também acompanhado. Aliás, muitas famílias tiram um ano de folga para passar esse tempo juntos. Podemos perceber que o ano sabático pode ser uma excelente oportunidade para crescimento pessoal e também para estreitar os laços familiares, por exemplo.

Por que muitas pessoas escolhem tirar um ano sabático?

Como dissemos anteriormente, o na sabático pode ser tirado para aprendizados que poderiam ser difíceis de conciliar com as atividades rotineiras do dia a dia.

Veja alguns exemplos dessas atividades:

– Intercâmbio em outro país,

– Aprendizado de novos idiomas,

– Desenvolvimento de habilidades manuais,

– Aprendizado de instrumentos,

– Aperfeiçoamento de habilidades profissionais,

– Conhecimento e exploração de novas culturas.

Além disso, outra razão pelas quais uma pessoa pode tirar um ano sabático é o distanciamento da família e da vida social, devido à correria do dia a dia. Geralmente essa possibilidade é escolhida por quem tem filhos.

O que fazer em um ano sabático e quanto tempo deve durar?

Se você gostou dessa ideia de tirar um ano sabático, mas ainda está na dúvida sobre o que pode realizado nesse período, aqui vão algumas dicas:

– Você pode ir para um país de idioma desconhecido a fim de aprender aquela língua e conhecer aquela cultura,

– Você pode viajar sozinho de carro pelo próprio país ou país vizinho, com intuito de se conectar consigo mesmo, em busca de autoconhecimento,

– Este pode ser um período de dedicação à família. É possível até mesmo fazer um acompanhamento escolar dos filhos com mais tempo e mais disposição,

– Expansão de conhecimentos acadêmicos com intuito de aprimoramento profissional também pode ser uma opção,

– Realizar trabalhos voluntários, participar de ações e ajudar causas de impacto local, nacional ou internacional.

Além disso, o ano sabático costuma ser tirado por profissionais que passaram pela Síndrome de Burnout, nome dado ao esgotamento profissional. Assim, o ano sabático pode ser usado para descanso e recuperação da saúde mental e qualidade de vida.

Embora o termo utilizado seja “ano sabático”, o período utilizado não está restrito aos 365 dias de um ano. Para ser considerado sabático, o período deve ter no mínimo 30 dias e pode durar até mais que 365 dias. O que determina o tempo são os objetivos e planos de quem escolhe viver essa experiência.

Férias e ano sabático são a mesma coisa?

Não, férias e ano sabático não são a mesma coisa.

Isso porque as férias, estão previstas por lei na CLT e correspondem a um período no qual o trabalhador é remunerado pelo tempo de descanso, com todos os direitos mantidos.

O período sabático pode até ser concedido pelo empregador, mas nesses casos, geralmente é para que o empregado invista na carreira. As condições da concessão podem variar de empresa para empresa.  No caso de viagens de descanso, tempo para família e autoconhecimento, cada empregado deve se programar financeiramente para manter as finanças em ordem.

Qual o valor médio necessário para um ano sabático?

O custo do ano sabático pode variar de acordo com seus objetivos, local e necessidades básicas.

Se a ideia é passar o período sabático em uma viagem, por exemplo, alguns pontos devem ser considerados:

– A viagem será realizada de carro ou avião?

– A viagem será nacional ou internacional? A resposta para essa pergunta é muito importante, pois se a viagem for internacional, será preciso considerar a moeda do local.

– Onde você permanecerá durante o período sabático? Hotel? República? Apartamento alugado?

– Como será sua alimentação? Lembre-se de que nem sempre comer fora todos os dias cabe no orçamento.

Somente depois de ter todas essas respostas você poderá construir um panorama geral de valores necessários para passar esse tempo.

Como se organizar financeiramente para tirar um ano sabático?

Mas afinal de contas, como se organizar financeiramente para tirar um ano sabático?

Uma coisa é fato: o ano sabático demanda planejamento. Portanto, quanto antes você começar a se planejar, melhor.

Analise sua vida hoje: é possível ficar sem trabalhar por um tempo? Ou o trabalho é sua única ou principal fonte de renda?

Você precisa pensar nisso porque caso o emprego seja a única fonte de renda, o período sabático deverá ser muito bem pensado para evitar prejuízos e imprevistos.

Após conseguir estabelecer os objetivos para o ano sabático, é hora de começar a pensar no planejamento financeiro.

Uma ótima maneira de começar o planejamento é escolher investir o dinheiro do período sabático de forma que ele consiga render e aumentar seu valor inicial.

Lembre-se de que é extremamente importante que antes de começar a economizar o valor do período sabático, você se preocupe com a reserva de emergência.

E atenção: nunca use sua reserva de emergência para sobreviver no período sabático. Isso deverá acontecer somente em casos de imprevistos e não em casos de falta de planejamento.

Quais os destinos mais visitados para quem tira ano sabático?

Muitas pessoas escolhem viajar no período sabático.

Mas você sabe quais são os destinos mais visitados com essa finalidade? Fizemos uma lista para você entender, veja:

– França, Espanha e Estados Unidos:  De acordo com a Organização Mundial de Turismo, esses 3 países são os destinos mais procurados. Isso porque contam com cidades históricas, rica gastronomia e pontos turísticos com diversão para todas as idades. No Brasil, as cidades mais escolhidas são: Rio de Janeiro e Salvador.

– Continente Europeu: O continente Europeu é o mais procurado para estudar, afinal oferece a possibilidade de aprendizado de 24 idiomas. Vale ressaltar que o continente Europeu não é procurado somente para aprender idiomas, mas para formações oficiais também, como graduações, mestrados e doutorados.

– Se você tem o objetivo de apenas descansar e conhecer um lugar legal para recarregar as energias, o litoral brasileiro e países como Índia, Peru e Indonésia, são destinos procurados.

– Se você prefere atividades mais aventureiras, vale a pena pensar em expedições pelo rio Amazonas e trilhas nas chapadas brasileiras, como Diamantina, Veadeiros ou Guimarães.

– Caso você queira trabalhar voluntariamente em causas e outros serviços, vale a pena pesquisar sobre as ONG’s ou Instituições à frente desses trabalhos.

Quais as vantagens de tirar um ano sabático?

O período sabático, se muito bem planejado, pode ter consequências positivas, principalmente sobre sua saúde mental.

O ano sabático é sem dúvida, uma excelente oportunidade para expandir sua bagagem de conhecimento, além de ter contato com pessoas e culturas diferentes.

Se o seu objetivo é aprimorar conhecimentos profissionais, o ano sabático pode ser uma oportunidade excelente de conseguir um cargo mais alto, uma promoção para outra área de atuação e até mesmo uma vaga em outra empresa.

Se você optar por utilizar o ano sabático aproveitando a família, pode ter as relações melhoradas, além de mais intimidade e mais conexão entre os membros.

Como você pode perceber, existem inúmeras vantagens em tirar um ano sabático, tudo depende do seu objetivo.

Se você quer entender ainda mais sobre como montar seu planejamento financeiro, continue navegando neste blog.

Semanalmente postamos conteúdos informativos sobre finanças.

Até o próximo artigo.