Sempre que você solicita algum produto ou serviço como cartão de crédito, abertura de conta e empréstimos, uma consulta é realizada em seu CPF na Serasa e no SPC.
O que talvez você não saiba é que essas consultas podem prejudicar a aprovação da solicitação feita.
Empresas e instituições financeiras consultam o CPF na Serasa e no SCP a fim de analisar o histórico dos clientes. Em outras palavras, sempre que você solicita crédito, seus hábitos de consumo são avaliados antes da concessão. Dessa forma, a pontuação score, bem como a existência de dívidas no CPF contam muito.
Portanto, muitas consultas no CPF podem indicar que a concessão de crédito para aquele cliente específico não seja uma boa ideia.
Se você deseja entender melhor como isso funciona e quer aprender como excluir o histórico de navegação do seu CPF nesses órgãos, continue por aqui.
Boa leitura!
O que é histórico de negativação?
O histórico de navegação dos órgãos de proteção ao crédito é uma espécie de lista e nele consta o histórico de dívidas de cada consumidor.
Nesse histórico ficam registrada todas as vezes que um consumidor se endividou alguma vez na vida.
Qual o impacto da consulta de navegação no score?
Como dissemos anteriormente, ter o histórico de negativação consultado pode ser prejudicial. Até a pontuação score pode ser influenciada com esse tipo de consulta.
Quanto mais consultas realizadas, pior. Isso porque a quantidade de consultas pode gerar desconfiança por parte das empresas e administradoras financeiras em relação à concessão de crédito. Afinal de contas, nenhuma instituição financeira quer emprestar dinheiro a algum consumidor que oferece muito risco de inadimplência.
Como limpar histórico de consultas na Serasa?
A boa notícia é que é possível limpar o histórico de consultas.
Para solicitar que o histórico seja excluído, você precisa ser maior de 18 anos e seguir o passo a passo que indicaremos adiante.
A solicitação pode ser feita pessoalmente em uma das agências dos Correios ou por envio de carta. Acompanhe:
– No site Ajuda.Serasa.com.br, imprima o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem e preencha, inserindo todas as consultas que você desconhece.
– Assine o documento e leve a uma agência dos Correios ou envie por carta, junto de uma cópia do seu RG e do seu CPF.
– Se optar por fazer o envio de carta, os documentos deverão ser encaminhados para: Av. Dr. Heitor Reali, 360, Jardim Nova São Carlos, cidade de São Carlos, CEP 13571-385. Os documentos devem ser enviados aos cuidados do setor de Gestão de Requerimentos Administrativos.
Saiba que a assinatura eletrônica não é aceita para este caso. A não ser que esteja autenticada em cartório.
Como limpar histórico de consultas no SPC?
Se você deseja fazer a exclusão do histórico de consultas no SPC, é preciso comparecer a um dos postos de atendimento portando documentos oficiais como RG e CPF.
A solicitação de exclusão só é aceita pelos Correios caso você esteja fora de São Paulo.
Veja como proceder:
– Faça cópia autenticada do RG e do CPF.
– Faça uma solicitação por escrito informando que deseja a exclusão do histórico de consultas em seu CPF e não se esqueça de informar o endereço de e-mail neste documento, pois toda a comunicação de retorno acontecerá por este meio. Certifique-se de que seu endereço de e-mail esteja escrito corretamente.
– Após assinatura, reconheça firma e envie para o seguinte endereço: Caixa Postal 660, CEP 01031-970- São Paulo-SP.
Viu só como é simples?
Limpar o histórico pode aumentar o score?
Se seu CPF já foi consultado muitas vezes e você precisa obter um novo produto ou serviço de crédito, solicitar a exclusão do histórico de consultas pode ser uma boa opção.
No entanto, essa medida não resolve o problema do score. Até mesmo porque quanto mais informações os bureaus de crédito tiverem sobre você, melhor. Isso porque não ter nenhum registro também é ruim.
Da mesma forma que uma instituição financeira não vê vantagem em conceder crédito para uma pessoa com alto índice de inadimplência, por não ter garantias, da mesma forma ocorre com quem não tem nenhum registro nesses órgãos.
Assim, se você solicita a exclusão de todos os registros, a instituição que poderia te oferecer crédito, não tem como saber como você se relaciona financeiramente com o mercado e nem quais são seus hábitos financeiros. Isso pode ser muito ruim na hora de obter crédito.
Portanto, se tratando de score, existem formas mais eficientes para conseguir aumentá-lo, como por exemplo: pagar as contas em dia e em valor integral, não fazer solicitações de crédito em períodos curtos, comprar parcelado e manter a atualização do Cadastro Positivo.
É possível bloquear as consultas no CPF?
Para conseguir bloquear as consultas em seu CPF, é preciso ser cliente do Serasa Premium. Dessa forma, você pagará um valor mensal para ter não só este benefício, mas também vários outros como: acompanhamento de relatórios a cada 15 dias, aviso de consultas ao CPF, monitoramento de CNPJ e aviso de dívidas.
Se você já for cliente do Serasa Premium, siga o passo a passo:
– Acesse o site Serasa.com.br/Premium e faça login.
– Na área inicial de membros, clique em “Saiba Mais”, escrito no cartão “Mais proteção contra fraudes?”.
– Selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio”.
– Clique em “Confirmar”.
Ao final, você receberá uma confirmação de que o serviço foi ativado via SMS.
Como você pode perceber, a solicitação de exclusão de consultas no CPF pode ser realizada a qualquer momento. Mas só é vantajoso caso você realmente não conheça a procedência da consulta. A exclusão indevida e aleatória pode comprometer sua credibilidade de consumidor.
Lembre-se de que todas as nossas informações contidas nesses órgãos servem para nos ajudar a obter serviços de crédito que sejam mais adequados à nossa realidade financeira. O objetivo é que a população tenha saúde financeira e que mantenha o orçamento em equilíbrio.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com os amigos.
E se precisar fazer alguma exclusão, deixe salvo para seguir o passo a passo indicado quando puder.
Até a próxima!