Comprar um celular novo nos dias de hoje significa gastar. Isso porque o valor dos aparelhos estão cada vez mais altos e compatíveis com a quantidade de funcionalidades oferecidas, já que servem para muitas coisas e não mais só fazer ligações.
E por causa disso tudo, os aparelhos celulares têm sido alvo de furtos e roubos. Assim, faz-se necessário pensar sobre segurança.
Quando falamos sobre segurança, não é só pelo valor do aparelho, mas acima de tudo pelas informações pessoais contidas no mesmo.
Pensando nisso, o seguro para celular foi criado. Mas será que vale a pena contratar?
Para descobrir, continue a leitura deste artigo.
O que é o Seguro para Celular?
O seguro para celular é aquela apólice de seguro que cobre o custo de trocar ou reparar o celular em caso de perda, roubo, furto e danos.
O seguro para celular geralmente é oferecido na hora da compra do aparelho. Assim, o seguro pode ser contratado na mesma empresa em que o celular é comprado ou, se você preferir, pode contratar uma seguradora especializada para ter o mesmo serviço.
Mais adiante, daremos algumas dicas de empresas que oferecem seguro para celular. Continue por aqui.
Como funciona o Seguro para Celular?
O seguro para celular oferece vários tipos de cobertura, mas tudo depende do que você deseja contratar.
Geralmente existem algumas coberturas mais básicas que são comuns à maioria das empresas. Mas existem também as coberturas adicionais e estas, são escolhidas e contratadas de acordo com as necessidades do contratante.
Ao contratar o seguro, o pagamento é feito mensalmente e para isso, você precisa apresentar um comprovante de que o aparelho pertence a você. Esse comprovante é a nota fiscal de compra.
No entanto, algumas empresas não exigem a nota fiscal de compra. Assim, você deve se certificar disso antes da contratação do seguro. Outros documentos solicitados para acionar esse tipo de seguro é o boletim de ocorrência ou orçamento de reparo, se for o caso.
Os planos de seguro para celular, normalmente tem validade de 12 meses e os valores, variam de acordo com as coberturas, operadoras e demais serviços prestados.
A seguir, conheça um pouco mais sobre as coberturas.
Quais as coberturas do Seguro para Celular?
Como dissemos anteriormente, cada empresa oferece o seguro para celular em um valor diferente, a depender do tipo de serviço prestado.
Basicamente, as coberturas mais comuns são contra perda, roubo, furto e danos. As demais, são consideradas adicionais.
Dentre as coberturas básicas estão:
– Queda,
– Quebra,
– Amassos,
– Arranhadura por causa de roubo,
– Impacto de veículo,
– Incêndio,
– Raio,
– Explosão.
A cobertura pode ser total ou parcial, tudo depende do serviço oferecido.
Dentre os seguros adicionais, estão:
– Assaltos à mão armada ou não,
– Furto qualificado,
– Danos elétricos como causados por oscilações de energia, descargas elétricas e curto circuitos,
– Danos causados por líquidos,
– Garantia internacional,
– Cobertura para acessórios, tais como: fones de ouvido, cabos e demais acessórios que possam vir com o aparelho.
Qual o melhor seguro para celular?
Definir qual o melhor seguro diante de todas as opções disponíveis no mercado pode ser uma tarefa desafiadora. Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar.
O melhor seguro sempre é aquele que tem bom custo-benefício e atende às suas necessidades. Portanto, antes de fechar qualquer contrato, é preciso avaliar o que você realmente precisa e se o serviço oferecido é compatível com o seu aparelho celular.
Um ponto a ser observado é a carência. Lembre-se de que as melhores opções são aquelas que não exigem carência e nem fidelidade. Dessa forma, você pode acionar o seguro sempre que necessário e se precisar, também pode cancelá-lo sem cobranças de multas.
Atente-se a todas as cláusulas da apólice. Algumas seguradoras cobram 25% em casos de sinistros. Ou seja, além do celular ser danificado, você ainda precisará pagar uma porcentagem para o devido reparo. Em todo caso, analise se a proposta é interessante para você.
Não se esqueça também de avaliar a reputação da empresa a ser contratada. Veja se a empresa existe e tem CNPJ ativo e principalmente o que os clientes falam sobre os serviços prestados. Sites como o Reclame Aqui são ótimos pra buscar esse tipo de referência.
Verifique se o seguro em questão atende a marca e o modelo do seu aparelho celular.
Mesmo com muitas opções de preço disponíveis, veja se o preço a ser pago pela franquia é inferior ao valor do aparelho novo. Em alguns casos pode compensar mais comprar um aparelho novo a ter que arcar com a franquia em um valor muito alto.
E atenção: muitos seguros de celular não cobrem casos de furto simples, sem ameaças à vida do dono. Mas isso consta nas cláusulas do contrato e você só precisa estar atento.
Assim, antes de assinar o contrato, faça orçamento em 3 ou mais seguradoras e compare os preços e serviços oferecidos.
Cuidados especiais que se deve ter com o celular
Mesmo após contratar um seguro para celular, é importante que você mantenha alguns cuidados diários com seu aparelho. Confira:
– Capinha e película: Use sempre a capinha e a película para aumentar a proteção do seu aparelho. Procure uma capinha que proteja os lados. Quanto às películas, as de vidro são mais resistentes.
– Atenção: quando estiver em bares, restaurantes e em casa, não deixe o celular próximo a copos e pratos para não correr o risco de que alguma bebida ou comida caia nele.
– Na rua: evite andar com o celular exposto nas ruas. Infelizmente a segurança é um problema generalizado no Brasil e muitas pessoas sofrem com os temíveis assaltos. Da mesma forma, cuide para não deixar o celular no bolso de trás da calça ou nos bolsos externos de bolsas e mochilas.
Melhores empresas para contratar um seguro para celular
Se você já se convenceu de que precisa contratar um seguro para celular, veja agora algumas sugestões de empresas que oferecem o serviço:
– Porto Seguro para Celular
– BemMaisseguro
– Pier
– Ciclic
– Kakau Seguros
Todas as empresas citadas acima possuem boa reputação e credibilidade no mercado.
Vale a pena contratar um seguro para celular?
Mas diante de todas as informações apresentadas, será que vale a pena contratar um seguro para celular?
Como já foi dito anteriormente, o melhor seguro é aquele que atende às suas necessidades. Logo, você precisa avaliar se o modelo e marca do seu celular requer cuidado especial. Em seguida, analisar se o que você precisa pode ser oferecido em alguma cobertura de seguro e se o preço compensa.
Não se esqueça de avaliar também o seu estilo de vida e o lugar onde mora, bem como os ambientes que frequenta. Por fim, avalie o quão cuidadoso você é com seu aparelho e o quanto está disposto a pagar pela proteção.
Espero que este post te ajude a tomar as melhores decisões financeiras.
Até breve!