Tudo sobre licenciamento de veículos

Entenda como funciona o pagamento do licenciamento de veículos e o que você precisa fazer

Advertising
Advertising

Preparamos um artigo completo com todas as informações necessárias sobre Licenciamento de Veículos.

Aqui você vai aprender o que é o licenciamento, para que serve, por que deve ser pago e como você deve realizar esse pagamento.

Boa leitura!

O que é licenciamento de veículos e para que serve?

Uma das preocupações de todo motorista é manter o licenciamento de veículo em dia.

Mas afinal de contas, o que é o licenciamento de veículo?

O licenciamento é um processo obrigatório e que deve ser realizado anualmente.

Por meio do licenciamento é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRVL), que é o documento que comprova que o pagamento do IPVA, multas e eventuais débitos estão em dia. Além disso, o licenciamento garante a circulação do veículo pelas ruas e estradas do país.

Em alguns estados brasileiros é necessária a vistoria do automóvel para retirada do documento.

Como funciona o licenciamento de veículos?

É importante que você entenda a relação entre licenciamento e CRL.

O CRLV é obtido assim que o proprietário do veículo realiza o primeiro licenciamento. A atualização tanto do licenciamento quanto do CRLV é dependente dos outros documentos.

Para fazer o licenciamento, a lei exige o pagamento do IPVA, bem como de todas as multas existentes para aquele veículo.

O licenciamento do veículo deve ser realizado em data pré-determinada, de acordo com o final das placas dos carros. É necessário que você confira em seu estado qual é a tabela de pagamento do licenciamento.

Veja abaixo como funciona para atualizar o CRLV e também o licenciamento anual.

CLRV

Como dissemos anteriormente, é necessário efetuar o pagamento do IPVA, do Seguro Obrigatório, da Taxa de Licenciamento e multas, caso existam.

O pagamento deve ser feito na rede credenciada, obedecendo o prazo estipulado pela Secretaria da Fazenda (SEF) para o ano em exercício.

Só após o pagamento de todos os débitos o CRLV estará disponível para impressão no site do Detran de seu estado e também poderá ser acessado pelo aplicativo CDT.

Vale ressaltar que o Calendário de Licenciamento é estabelecido anualmente pelo Departamento de Trânsito do Estado, por meio de portaria que estabelece o limite máximo para o veículo circular com o licenciamento do ano anterior. A partir desse calendário, o novo licenciamento passa a ser exigido e o veículo não poderá circular nas ruas se não estiver devidamente regularizado.

Após 1 ano da inclusão da informação no CRLV, o veículo será licenciado somente após a realização do recall, que é a renovação.

A versão eletrônica do CRLV tem todas as informações do documento impresso, bem como a mesma validade do documento físico.

Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito do estado em questão. A versão digital é completamente gratuita.

O CRLV Digital pode ser acessado pelo dispositivo móvel mesmo offline. Isso significa que, ainda que você não tenha acesso à internet, poderá visualizar o seu documento.

Mas atenção: caso precise apresentar a documentação e o smartphone estiver descarregado, as autoridades consideram que o proprietário do veículo não está com o documento. Portanto, é recomendável que o condutor tenha também a versão impressa, que pode ser emitida sem custo pelo site do Denatran.

Por que é importante renovar o licenciamento?

O licenciamento garante que o veículo possa circular pelas ruas brasileiras.

Assim, conduzir o veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima. O proprietário do veículo recebe uma multa no valor de R$ 293,47 e perde 7 pontos na carteira. Além disso, o veículo é removido e apreendido em um pátio, conforme prevê o CTB.

Caso seu veículo esteja com o licenciamento atrasado, para voltar a circular livremente pelas ruas com o veículo, você precisa se dirigir ao banco conveniado ao Detran mais próximo com o número do Renavam.

Após o pagamento da taxa de licenciamento, taxa de postagem e de qualquer outro débito existente, o banco emite um comprovante com autenticação digital.

Como consultar o licenciamento do veículo?

Para consultar o licenciamento do veículo você deve realizar o login no Portal de Serviços Senatran. O login deve ser realizado com certificado digital ou com CPF e senha.

Acesse o portal e clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, localize no canto esquerdo a opção “Consulta” e em seguida, clique em “Veículo”.

Ali aparecerá todas as informações referentes ao licenciamento do seu veículo.

Posso antecipar o pagamento do licenciamento?

Independentemente do número final da placa ou do calendário, é possível antecipar o pagamento do licenciamento. Isso pode ser feito entre os meses de janeiro a junho, antes do lançamento do calendário do ano vigente.

Pagar o licenciamento antecipado pode representar um respiro para suas finanças, já que nesse caso é possível realizar o pagamento em um mês que esteja mais tranquilo.

E não podemos deixar de citar a possibilidade de desconto no valor do licenciamento.

Os descontos são divulgados pelo site do portal do Detran.

O objetivo do desconto é exatamente incentivar o pagamento da modalidade cota única. É bom para os órgãos competentes, que recebem o valor, e é bom para o proprietário do veículo, que acaba pagando menos por um documento obrigatório.

Para antecipar esse pagamento, o procedimento é o mesmo que foi citado nos tópicos anteriores.

Basta procurar por um banco credenciado do Detran e solicitar o pagamento antecipado do licenciamento do veículo. Lembrando que para isso, o licenciamento do ano anterior deve estar em dia, bem como outras documentações do veículo e multas.

O pagamento pode ser realizado nos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa, Daycoval, Itaú, Mercantil, Safra, Santander e Sicoob, além das Casas Lotéricas.

Caso tenha alguma dúvida específica referente ao licenciamento em seu estado, acesse o site do Detran de sua região e confira as informações divulgadas. Por meio do site também é possível acessar vídeos tutoriais para todos os processos, bem como contactá-los pelos canais disponibilizados.

Agora você já está pronto para renovar o licenciamento do seu veículo agora em 2023 e tirar todo o processo de letra.

Espero que você tenha curtido este artigo.

Aproveite para ler outros artigos por aqui. Saiba que nossa missão é trazer os melhores conteúdos informativos para alavancar suas finanças.

Até breve!