Decidir sobre o melhor combustível é uma tarefa que pode ocupar um bom tempo dos motoristas, afinal, é necessário considerar as diferentes propriedades de cada um, preço e, por que não, disponibilidade.
Além disso, a necessidade dessa escolha parece ter se agravado com o atual cenário mundial: há uma grande instabilidade nesse setor.
Por isso, neste artigo, vamos te ajudar com essa questão! Aqui você vai entender qual é a diferença entre esses combustíveis e qual vale mais a pena para você.
Qual é a diferença entre gasolina, diesel e etanol?
A principal diferença entre esses três compostos é a sua origem: enquanto a gasolina e o diesel têm origem fóssil, o etanol tem origem vegetal (no Brasil, ele é obtido da cana-de-açúcar) e, por isso, é menos poluente.
Além disso, esses combustíveis são usados em veículos diferentes! O etanol e a gasolina abastecem veículos leves, como carros e motos, diferentemente do diesel, que é usado em ônibus, caminhões e em grandes embarcações, por exemplo.
Agora que você já entendeu a diferença entre esses combustíveis, confira abaixo mais informações sobre cada um deles!
Gasolina
A gasolina é a opção mais popular entre essas três possibilidades, visto que ela conta com uma ampla disponibilidade em todo o mundo e tem o arranque na combustão do motor mais eficaz.
Isso quer dizer que, além de ser um produto fácil de encontrar, ela ainda aquece o motor mais rapidamente, inclusive em lugares frios.
Porém, a queima da gasolina emite muitos gases agravantes do efeito estufa, visto que esse combustível é derivado do petróleo, o que também significa que um dia ela não estará mais disponível, devido ao esgotamento da matéria prima.
Além disso, o preço da gasolina apresenta muitas instabilidades, porque depende de muitos fatores internacionais.
Etanol
Como explicamos acima, o etanol tem um menor potencial poluente, porque deriva de matérias-primas vegetais. Esse combustível, então, não tem uma data de esgotamento como os outros dois e apresenta uma grande eficácia em motores adaptados.
Entretanto, a desvantagem desse produto é o seu rendimento: o etanol rende cerca de 30% menos que a gasolina e pode causar problemas em regiões muito frias, uma vez que o seu poder de combustão é perdido abaixo dos 13°C.
Diesel
O consumo do diesel, se comparado ao da gasolina, chega a ser 35% menor, o que significa que esse combustível rende mais. Além disso, os preços desse combustível são mais acessíveis do que os outros dois.
Entretanto, os carros adaptados a esse produto costumam ser bem mais caros e são equipados de motores mais pesados e barulhentos. O maior problema é que a sua combustão libera gases quatro vezes mais poluentes do que a gasolina.
Assim, para avaliar qual combustível é o mais vantajoso para você, considere todas essas informações e escolha a opção que mais se adapta ao seu cotidiano!