Faturamento: o que é e como calcular?

Saiba como os impostos podem interferir na sua empresa, de acordo com os faturamentos!

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Um passo muito importante para abrir uma empresa é, com certeza, a compreensão de certos conceitos e de diferentes tipos de cálculos. Esses aspectos são muito frequentes na rotina financeira das empresas, uma vez que possibilitam uma melhor administração dos  resultados.

Um conceito muito importante para a boa administração do seu negócio é o de faturamento. Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre ele e como ele pode ajudar na administração da sua empresa!

Afinal, o que é faturamento?

O faturamento é, basicamente, a soma dos valores provenientes das vendas de produtos ou serviços. Isso quer dizer que o faturamento é todo o valor que a sua empresa recebe em um determinado período.

Por exemplo, imagine que a sua loja, em um certo mês, vendeu 6.000 produtos por R$15. Neste mês, o seu faturamento será calculado da seguinte maneira:

6.000 x 15 = R$90.000.

Como calcular o seu faturamento?

Como você já viu acima, o faturamento pode ser calculado com o uso da seguinte fórmula:

Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda

Vale lembrar que faturamento não é sinônimo de lucro, visto que tal conceito não considera as despesas que incidem sobre as vendas.

Dessa forma, é possível entender o porquê de altos faturamentos não indicarem necessariamente altos lucros.

Além de entender como calcular o faturamento da sua empresa, é essencial que você entenda os seus diferentes tipos e aprenda a fazê-lo!

Como se faz um faturamento?

Para fazer um faturamento, você precisa considerar que existem dois tipos diferentes de cálculo. Tratam-se do  faturamento bruto e do faturamento líquido. 

Entenda a diferença entre eles:

Faturamento bruto X faturamento líquido

Faturamento Bruto

O faturamento bruto é aquele que considera  o valor total que a empresa recebe pela venda de um produto ou prestação de serviço em determinado momento. Assim, a cada venda feita, esse valor aumenta.

Como calcular o faturamento bruto?

Para calcular o faturamento bruto da empresa, basta usar essa fórmula, que já apresentamos acima neste artigo:

Faturamento bruto = quantidade de produtos x preço de venda

Por exemplo: uma loja vendeu 4.000 calças no mês de abril, a R$55 cada. O faturamento bruto da loja foi de R$220.000 (4.000 x R$55).

Dessa forma, o faturamento bruto é simplesmente o valor total que o negócio recebe por meio de vendas de produtos ou prestação de serviços.

Faturamento Líquido

O faturamento líquido usa a mesma lógica do faturamento bruto, a diferença é que o ele considera os valores de deduções de venda, como descontos, e impostos. Essas deduções ainda podem ser vendas canceladas e mercadorias devolvidas, por exemplo.

Como calcular o faturamento líquido

O cálculo do faturamento líquido é feito a partir do faturamento bruto menos os impostos e deduções de vendas:

Faturamento Líquido = Faturamento Bruto – Impostos – Deduções das Vendas

Assim, vamos supor que a carga tributária sobre as vendas seja de 20% e não houve dedução de vendas. Dessa forma, o faturamento líquido da mesma loja de calças foi de R$176.000

Faturamento Líquido = 220.000 – 20%

Faturamento Líquido = 176.000

Vale lembrar, porém, que os impostos variam de acordo com o regime tributário e porte da empresa. De qualquer forma, o cálculo de faturamento líquido tende a ser mais certeiro, visto que possibilita a obtenção de um valor mais próximo da realidade.

Mas afinal, por que é importante calcular o faturamento da sua empresa?

Obter um faturamento próximo da realidade da sua empresa pode te ajudar a aumentar seus lucros! Isso é possível porque esse valor funciona como um índice que indica se a empresa está no caminho certo ou não.

Além disso, o cálculo dos lucros pressupõe o cálculo do faturamento.

Outro dado que depende do faturamento, é o porte da empresa, visto que ele varia, justamente, de acordo com tal índice:

MEI

O MEI, microempreendedor individual, é uma figura jurídica que trabalha por conta própria e tem um modelo de empresa cujos faturamentos não ultrapassam R$81 mil anuais. Essa categoria é a mais básica no quesito de classificação de empresas no Brasil.

Além disso, o MEI é indicado para profissionais autônomos, visto que não permite a contratação de mais de um empregado ou a atuação de sócios.

ME

A opção de Microempresa (ME) oferece mais possibilidades. Com ela, é possível ter um ou mais sócios, faturar até R$360 mil por ano, escolher entre atividades que contemplam a grande maioria das empresas e emitir quantas notas quiser. 

Como ME, seu negócio também pode fazer parte do Simples Nacional, um regime de tributação que unifica 8 impostos em uma única guia por mês, a DAS. Isso, de fato, simplifica a sua vida como empresário e facilita manter a regularidade da sua empresa. 

EPP

As Empresas de Pequeno Porte, EPPs, são aquelas que faturam entre R$60 mil e R$4,8 milhões ao ano.

O faturamento também define o regime tributário do negócio:

Simples Nacional

O Simples Nacional é um programa simplificado de arrecadação de impostos que reúne oito tributos, Municipais, Estaduais e da União, em uma guia com vencimento mensal. Assim, ele facilita a vida do micro e pequeno empresário que faturam até R$4,8 milhões ao ano. 

            Por isso, essa opção é a mais vantajosa para quem está começando.

Lucro Presumido

Ao optar pelo Lucro Presumido, a sua empresa pode faturar até R$78 milhões ao ano. Porém, com ele, o pagamento de impostos não é unificado: podem ser 5 ou mais guias de pagamento independentes (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS) com vencimentos diferenciados. 

Além disso, a alíquota de imposto varia entre 10,93% e 16,33% sobre o faturamento. 

Lucro Real

Com o Lucro Real, a cobrança dos tributos IRPJ e CSLL considera apenas o lucro real da sua empresa. Dessa forma, ao optar por essa alternativa, é preciso ter todas as contas e balanços conciliados com exatidão, regularmente. 

Vale lembrar que as guias também são recolhidas separadamente, e o PIS, COFINS       e ISS incidem sobre o faturamento total da empresa, podendo ter uma sistemática diferente de cálculo.

Algumas empresas são obrigadas a se enquadrar no Lucro Real, seja pela atividade ou pelo faturamento. Esses negócios contam com receita bruta anual superior a R$78 milhões, por exemplo.

Qual é a diferença entre faturamento e lucro?

Depois de entender que esses dois conceitos estabelecem uma relação bem próxima entre si, é normal que você confunda os seus significados. Porém, isso não pode acontecer, tendo em vista a importância desses dois aspectos na vida financeira dos seus negócios.

Basicamente, a diferença entre faturamento e lucro é que o lucro é o valor final de um cálculo que considera as vendas e o preço pago por elas. Para calcular o lucro, deve-se usar a seguinte fórmula:

Lucro = receita total – custos

Se você ainda não sabe o que é receita, não se preocupe! Vamos te explicar:

Qual é a diferença entre faturamento e receita?

Mesmo que ambos conceitos indiquem quantias recebidas pela empresa, existe uma diferença entre eles.

O faturamento, como já explicamos acima,  é o valor das vendas de produtos ou serviços realizados, o faturamento líquido é o número total, o faturamento bruto é com exclusão dos tributos e a receita é o valor que entrou no seu caixa realmente.

Assim, por exemplo, você realiza uma venda a prazo, em 5 parcelas. Isso quer dizer que, o faturamento é o valor total da venda, mas a receita é o valor que realmente foi pago: o valor de apenas uma parcela. 

Agora que você já entendeu tudo sobre faturamento, descubra como você pode minimizá-los e, assim, aumentar seus lucros:

Dicas para aumentar a lucratividade da sua empresa

1. Controle as despesas operacionais

Tenha um controle de caixa bem feito e, a partir dele, analise os custos da empresa Entenda quais deles podem ser cortados ou reduzidos sem afetar o desempenho do negócio nem a satisfação do cliente.

2. Formação de preços

Na hora de estabelecer os preços, analise todos os custos fixos e variáveis. Assim, você terá uma precificação junta para o cliente e lucrativa para você.

3. Política de crédito

Crie um cadastro de clientes para analisar os níveis de inadimplência. Dessa forma, é possível oferecer condições de pagamento mais seguras para a sua empresa.

4. De olho na concorrência

Não perca os concorrentes de vista. É interessante que você encontre um diferencial competitivo em relação à concorrência e, assim, torne suas vendas mais atrativas. 

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