Cada vez mais o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, o Pix, vem ganhando novas funcionalidades.
No início de janeiro de 2021 alguns dos tributos federais passaram a contar com um QR Code em suas guias para o pagamento via Pix.
Quer entender mais sobre o Pix e como isso impacta na vida financeira das empresas? Continua comigo que te explico!
Quais tributos federais poderão ser pagos pelo PIX?
O primeiro da lista é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Esse documento é utilizado por empresas (IRPJ, Cofins, PIS, etc.) e por pessoas físicas (imposto de renda).
Ademais, na primeira fase o sistema está disponível apenas para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos, ou DCTFWeb.
Contudo, é previsto para esse mês também liberar a opção ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE). O DAE é utilizado por todos os empregadores domésticos.
Por fim, as empresas do Simples Nacional também poderão recolher seu DAS utilizando o QR Code do Pix.
A expectativa é que a liberação do Pix para recolhimento do DAS facilite cerca de 9 milhões de pagamentos feitos todos os meses.
Além disso, durante o ano a Receita Federal irá implementar o Pix para todos os documentos de recolhimento de tributos. Isso significa que cerca de 320 milhões de pagamentos por ano serão facilitados.
As vantagens do Pix
O sistema de pagamento instantâneo é super importante para a economia. Afinal, ter que ficar esperando boleto compensar (que leva até 3 dias) ou poder apenas fazer transações entre 6h30 e 17h impede muitos negócios de acontecerem.
Além disso, o Pix é um sistema gratuito para as pessoas físicas e, em grande, para as empresas. Assim, nada de pagar R$ 10 em cada transação ou mesmo R$ 6,50 por boleto emitido.
Bem como o sistema permite que as transações sejam confirmadas em 10 segundos. Isso abre portas para muitas possibilidades, como o uso do QR Code em qualquer estabelecimento.
Portanto, o Pix permite que o nosso sistema financeiro seja mais prático, barato e digitalizado.
O que também traz diversos benefícios para as empresas, como: confirmação de pagamento instantâneo, menores custos e mais agilidade.
PIX é seguro?
O sistema do Pix é tão seguro quanto do TED. Isso porque as duas infraestruturas utilizam do mesmo grau de segurança, com criptografia de ponta e diversas camadas de autenticação.
Entretanto, com as chaves Pix, Gustava Cunha, economista e especialista em inovação no mercado financeiro, comenta ao InfoMoney que o risco do Pix está no consumidor.
Ou seja, por engenharia social um criminoso pode roubar a identidade do consumidor e receber ou enviar transferências com isso.
Nesse sentido, os especialistas recomendam utilizar um e-mail criado especificamente para o Pix, em vez de um que você utilize no dia a dia. Dessa forma, pessoas mal intencionadas não poderão utilizar esse e-mail para golpes.
Outra medida é o uso das chaves aleatórias. Aliás, essa é a maneira mais segura de se utilizar o Pix.
Como criar uma chave Pix?
Para você criar sua Chave Pix, abra o app do seu banco ou conta de pagamento. Logo no menu principal você irá encontrar a seção Pix.
Nessa seção você poderá fazer os pagamentos, transferir ou cobrar através do sistema. Bem como é o local onde você cria suas chaves Pix e gerencia elas.
Em cada instituição você pode ter até 5 chaves cadastradas, podendo ser seu e-mail, telefone, CPF e chave aleatória.
Lembrando que ao cadastrar um desses dados em uma instituição, você não poderá utilizá-lo em outra.
Como realizar o pagamento de tributos pelo Pix?
O pagamento dos tributos através do Pix será através do QR Code. Assim, quando você emitir a guia, por exemplo, da Darf o sistema irá gerar o código que poderá ser escaneado.
Nesse sentido, basta abrir o aplicativo do seu banco ou conta de pagamento e selecionar Pix. No menu terá a opção “pagar” que te dará as alternativas de Ler QR Code ou inserir código.
Ao clicar em QR Code a câmera do celular será aberta, então aponte para o código gerado no sistema do governo e confirme a transação.