
Já tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que tem como objetivo obrigar as empresas a informar a faixa salarial na divulgação de vagas de trabalho. Entretanto, você não precisa esperar a aprovação desse projeto para saber se está na hora de pedir um aumento ou negociar com o chefe: separamos algumas ferramentas que podem te ajudar neste processo.
- Salary Insights – Deel: essa ferramenta de comparação salarial permite que companhias e funcionários entendam a remuneração média oferecida em certo mercado de trabalho ao redor do mundo.
“Fazemos um levantamento dos salários por meio de envios anônimos de contratados e funcionários da mesma área”,
Cristiano Soares, country manager da Deel no Brasil.
Além disso, a Salary Insights oferece uma calculadora de custos, que facilita os cálculos do custo total da contratação de um funcionário.
- Salary Comparison Tool – Michael Page: a Salary Comparison Tool é uma ferramenta de comparação salarial. Para usá-la, você precisa informar o tamanho da empresa e o cargo que você ocupa. Desse modo, você descobrirá se o seu salário está abaixo ou acima da média.
- Salariômetro – Fipe: com a ferramenta da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Fipe, você pode conferir o salário de cada profissão em diferentes estados. Também é possível obter informações acerca de reajustes salariais e o piso médio por categoria ao usar essa ferramenta.
Além dessas ferramentas de comparação salarial, você pode recorrer às medidas abaixo:
- Guias salariais – os guias salariais, como os da Robert Half e da Hays, trazem perspectivas salariais e tendências do mercado de trabalho para mais de 300 cargos em diferentes mercados de trabalho.
- Glassdoor – nessa ferramenta, as pessoas postam o valor de suas remunerações de acordo com o cargo que ocupam.
Como negociar?
Se, ao consultar as ferramentas acima, você concluiu que é necessário negociar o seu salário, confira essas dicas:
- Prepare uma pesquisa prévia e bem detalhada do salário médio oferecido por outras empresas aos trabalhadores que ocupam o mesmo cargo,
- Conheça o momento da empresa: certifique-se de que a empresa está passando por um bom momento nas finanças,
- Entregue resultados à empresa,
- Considere os benefícios que você já recebe,
- Não insista se o empregador não estiver aberto a negociações.