
Várias são as dúvidas acerca do Saque Aniversário do FGTS.
Uma delas é se o saque é um empréstimo.
Mas antes de responder a esta dúvida, entenda o que é o Saque Aniversário do FGTS e em qual circunstância ele poderá ser sacado.
Entenda o que é o Saque Aniversário
Uma das modalidades do Saque FGTS é o Saque Aniversário. Por meio dessa modalidade você pode retirar uma parte do saldo das contas do FGTS. Esse saque pode ocorrer todo ano, no mês do seu aniversário.
Mas você não pode retirar todo o valor de uma só vez nessa modalidade. Há um limite. É diferente, por exemplo, de quando você é demitido de uma empresa sem justa causa e pode retirar todo o valor disponível.
A opção Saque Aniversário é opcional e pode ser escolhida via app oficial do FGTS, site FGTS, Internet Banking da Caixa ou diretamente em qualquer agência física da Caixa.
Ao optar por essa modalidade, você pode realizar o saque a partir do 1° dia útil do mês do seu aniversário até o último dia útil do mês subsequente à aquisição do direito do saque.
Caso você não escolha essa opção, continua com o saque rescisório tradicional.
Antecipação do Saque Aniversário é empréstimo?
Em fevereiro de 2022, o trabalhador passou a ter direito de antecipar em até 05 parcelas o seu Saque Aniversário.
Essa antecipação, sim, funciona como empréstimo. A garantia de pagamento que você deve apresentar é o próprio saldo do FGTS. Os juros cobrados pela Caixa são de 1,49% por mês. O valor mínimo para saque agora é de R$ 300,00.
Qual é a vantagem do Saque Aniversário?
Muitas pessoas utilizam o valor do Saque FGTS para colocar as contas em dia. É uma excelente opção, principalmente para quem está apertado com as dívidas.
Caso sua vida financeira esteja em ordem, o valor pode ser utilizado para comprar algo que você não tinha condições de adquirir antes.
Mas uma outra excelente opção é utilizar o valor para começar a construir sua reserva financeira.
Se você ainda não pensou nisso, comece a pensar hoje mesmo. A reserva financeira pode te ajudar a respirar aliviado em casos de imprevistos financeiros.