Quantos cartões de crédito é recomendável ter?

04/01/2021

Anúncios Você sabe quantos cartões de crédito é o ideal? No Brasil, em média, cada pessoa carrega consigo 3 cartões, mas isso não nos dá a resposta certa. Anúncios Leia esse artigo até o fim para descobrir qual é a…

Anúncios

Você sabe quantos cartões de crédito é o ideal? No Brasil, em média, cada pessoa carrega consigo 3 cartões, mas isso não nos dá a resposta certa.

Anúncios

Leia esse artigo até o fim para descobrir qual é a quantidade recomendável de cartões de crédito para você evitar problemas com dívidas.

Anúncios

Por que ter cartão de crédito?

O cartão de crédito usado da forma correta é uma poderosa ferramenta de controle financeiro.

Anúncios


Nesse sentido, o cartão permite que você compre algo hoje, mas tenha que pagar apenas no mês seguinte. Bem como possibilita as compras parceladas, quando necessitamos de algo de valor alto.

Anúncios

Contudo, o poder do cartão pode ser utilizado contra você, por isso tome cuidado. Ademais, recomendo que leia nosso artigo sobre 6 erros que você nunca deve cometer com o cartão de crédito.

De qualquer forma, o cartão de crédito traz um mundo de possibilidades. Além de parcelar e pagar só depois, você pode assinar serviços online, como Netflix e Disney+, fazer compras compras internacionais e em lojas virtuais com segurança.

Anúncios


Bom, já deu para perceber que há diversos motivos para ter um cartão de crédito. Porém, como já alertado, é fundamental que você utilize-o com inteligência. Para saber sobre como usar o cartão a seu favor, clique aqui.

Anúncios

Quais são as vantagens e desvantagens de usar o cartão de crédito?

Algumas vantagens já foram evidenciadas no tópico anterior. De todo modo, ter um cartão de crédito permite: parcelar compras grandes, fazer compras no exterior, assinar serviços online e ter mais segurança em lojas virtuais.

Ademais, os cartões de crédito costumam sempre oferecer benefícios. Dentre eles há o cashback (você recebe parte do valor da compra de volta), programa de pontos (você resgata em produtos e viagens), acessos em salas VIP, descontos em estabelecimentos parceiros e muito mais.

Anúncios


Hoje em dia, há até cartões que te ajudam a poupar e investir, como o cartão BTG+.

Anúncios

Contudo, o poder do cartão poderá se voltar contra você se utilizá-lo de forma descontrolada.

Isto é, a facilidade de comprar as coisas poderá te levar a consumir por impulso. Assim, cada vez mais você aumenta seus gastos sem planejamento e acumula faturas.

Anúncios


Anúncios

Caso você pague o mínimo ou parcele a fatura, a dívida poderá se tornar uma grande bola de neve que te destrói financeiramente. Importante ter a noção de que os juros do cartão de crédito são os maiores que existem.

Assim, uma dívida no cartão de R$ 1 mil hoje, no final do ano se torna em mais de R$ 3 mil se não for paga!

Além desse grande ponto negativo do cartão de crédito te levar a uma montanha de dívidas, há os custos.

Anúncios


De fato, diversos cartões ainda cobram anuidades e diversas taxas. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher o seu cartão, para evitar ficar pagando tarifas absurdas.

Nesse sentido, preparamos um artigo que te ajuda a analisar os cartões de crédito antes de escolher o seu, para ler basta clicar aqui.

Posso ter mais de um cartão de crédito?

Pode sim ter mais de um cartão. De fato, é comum que o brasileiro tenha em torno de 3 cartões de crédito.

Anúncios


Contudo, o recomendado é ter até dois, em que cada um tenha um limite de crédito equivalente a, no máximo, 50% da sua renda líquida. Assim, você evita ficar endividado.

Nesse sentido, ter mais de um cartão, para quem não tiver controle, poderá gerar ainda mais dívidas e dores de cabeça. Quando aumentamos ainda mais o número de cartões de crédito o risco é ainda maior.

Portanto, tenha mais de um cartão de crédito se realmente for necessário e tomando os devidos cuidados para não comprometer suas finanças.

Anúncios


O que preciso considerar antes de decidir pedir o segundo cartão?

É fundamental considerar o custo da anuidade, pois com dois cartões o seu gasto com anuidade irá aumentar substancialmente. Portanto, opte por cartões de crédito que não cobrem essa taxa.

Contudo, o mais importante é considerar sua necessidade. Se você não gasta muito no cartão, não tem porque pedir outro.

Aliás, considere se os cartões se complementam. Por exemplo, ter um cartão de crédito focado em benefícios para viagens e outro com vantagens para o dia a dia, como cashbacks.

Anúncios


Anúncios

Dessa forma você consegue ter mais ferramentas para ganhar vantagens naquilo que você mais utiliza.

Enfim, para ter mais de um cartão de crédito considere suas necessidades e os custos que estarão atrelados. Para evitar dívidas, certifique-se que o limite dos seus cartões não ultrapasse o valor da sua renda mensal.

Anúncios



Anúncios