Qual o salário de quem se aposenta por idade em 2022?

Autor: Estação

Atualização:


Saiba mais sobre os benefícios garantidos pelo INSS àqueles que se aposentam por idade
Salário para aposentar por idade

Um dos quatro tipos de aposentadoria reconhecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a aposentadoria por idade. Quem se aposenta nesta modalidade, em 2022, recebe um benefício baseado na média de todos os salários recebidos desde julho de 1994. Esse valor não pode ser inferior a um salário-mínimo, nem superior ao teto do INSS, que é de R$7.087,22.



Como calcular o valor exato?

Se você se aposentar por idade em 2022, o benefício equivalerá a 60% da média aritmética do valor de todos os seus salários recebidos depois de julho de 1994. Além disso, você deve considerar que há um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder aos 15 anos para mulheres e aos 20 anos para homens.

Você também pode acessar o “Meu INSS” e se informar sobre o  valor exato do benefício disponível. Essa operação é realizada pela plataforma oficial da Previdência Social.

Quem pode se aposentar por idade?

Como o próprio nome já diz, esse tipo de aposentadoria se baseia na idade dos contribuintes. Para usufruir dos seus benefícios, é necessário que o trabalhador tenha realizado, pelo menos, 180 contribuições com o INSS. 

Os requisitos dessa modalidade de aposentadoria mudam anualmente. Os requisitos em 2022 são:

  • Homens: ter 65 anos completos,
  • Mulheres: ter 61 anos e seis meses,
  • Ter 15 anos de contribuição junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Além da aposentadoria por idade, é possível se aposentar por tempo de contribuição, pela aposentadoria especial e por invalidez.

Mais Opções

Aprenda como pagar pelo WhatsApp

Próximo Cartão

Xepa online: economize até 70% comprando produtos que estão perto da data de vencimento

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você