Como escolher o banco digital ideal?

05/04/2021 às 18:26
Conta bancária gratuita, atendimento rápido e controle por aplicativo são alguns dos motivos que estão fazendo os brasileiros migrarem para os bancos digitais.

Publicidade

Conta bancária gratuita, atendimento rápido e controle por aplicativo são alguns dos motivos que estão fazendo os brasileiros migrarem para os bancos digitais.


Publicidade

Apesar das gratuidades, as fintechs são modelos de negócios altamente atrativos para investidores. Por isso, hoje temos centenas de opções e vários bancos digitais para escolher.

Por isso, continue comigo que irei te contar mais sobre os bancos digitais e como escolher o ideal para você!


Publicidade

Banco digital é mais seguro que banco tradicional?

Bancos digitais e tradicionais possuem o mesmo nível de segurança. Ambos utilizam de infraestruturas parecidas e precisam se adequar às mesmas regulamentações.

Ademais, empresas do setor bancário precisam de credibilidade para não quebrarem. Muito do seu modelo de negócio está em volta da confiança que o cliente tem com a instituição. Afinal, você deixaria seu suado dinheiro em um lugar que não confia?

Além disso, novas e mais restritivas normas estão sendo colocadas sobre os bancos digitais. Isso é importante para a segurança de dados dos consumidores.

Aliado a isso, está também a nova Lei Geral de Proteção de Dados, que possibilita um ambiente mais seguro para todos.

Ainda faz sentido ir até uma agência bancária? 

Atualmente, ir em agência é mais questão de preferência do que qualquer outra coisa. Afinal, ter que ir às agências para resolver alguma pendência ou solucionar uma dúvida não é nada eficiente e barato.

Escolher um banco tradicional é entender que você pagará muito mais caro para ter esse atendimento presencial. Isso porque manter agências e empregados é muito custoso, e esse custo será repassado para você nas tarifas bancárias.

Entretanto, há pessoas que preferem o atendimento presencial e não ligam para pagar a mais por isso.

De todo modo, ir em agências é sinônimo de burocracia, lentidão e altos custos. Se você quer mais praticidade, economia e um atendimento agilizado, o banco digital será a melhor opção.

Afinal, se você precisar resolver algum problema com um pagamento, apenas abra o chat e pronto. Dependendo do banco, seu problema é resolvido em menos de 1 hora. Enquanto isso, em um banco tradicional você teria que ir na agência, esperar na fila, depois outra fila, explicar o problema, aguardar mais um pouco…

Para quem está sempre viajando, o banco digital é ainda melhor nesse quesito. Afinal, um banco com agência, você só pode resolver seu problema naquela que sua conta está registrada.

Banco digital é a mesma coisa de banco digitalizado?

É muito comum as pessoas confundirem Banco Digital com um banco digitalizado. Acontece que todo Banco Digital é um banco digitalizado, mas nem todo banco digitalizado é um Banco Digital.

Explico melhor: com um Banco Digital, todo seu relacionamento com ele se dará por canais de atendimento online, como telefone, e-mail, site e aplicativo.

Assim, não há nenhuma agência ou escritório que você possa ir para o atendimento pessoalmente.

Diferente de um banco digitalizado, que possui canais de atendimento online, como aplicativos e internet banking, mas ainda possuem agências e escritórios físicos que você pode ir.

Além disso, muitas das vezes os bancos digitalizados requerem que você compareça presencialmente na agência para realizar cadastro ou liberar acessos aos canais digitais.

Por isso, não podemos chamar, por exemplo, o Santander de banco digital. Apesar do banco oferecer aplicativos e Internet Banking, ainda há necessidade de ir à uma agência para resolver certas pendências.

Enquanto isso, o Banco Inter, por exemplo, é um verdadeiro banco digital, isto é, não há nenhuma agência ou procedimento que requer que você vá até algum lugar. Tudo é resolvido pelo aplicativo.

O que o usuário ganha ao utilizar os produtos e serviços de um banco digital? 

Praticidade, segurança, agilidade e economia. São quatro palavras que resumem a experiência em um banco digital. Apesar de ser tudo feito eletronicamente, o contato humano ainda existe.

Isso é possível através do chat com pessoas reais. Assim, é aliado um atendimento humanizado e rápido, de forma que seu problema é resolvido da melhor forma possível.

Como você não precisa perder tempo e dinheiro indo à uma agência, qualquer problema que venha ter ou dúvida, você resolve rapidamente.

Sem agências que são caras de manter, o banco consegue oferecer serviços e produtos mais baratos e outros até gratuitos. Por isso, muitos dos bancos digitais possuem contas e cartões totalmente grátis.

Isso é possível devido à sua infraestrutura enxuta, assim, as outras formas de receita que o banco tem, como os juros e as taxas do cartão cobrada dos lojistas, já é o suficiente para ser um negócio rentável.

A segurança também é um ponto forte. Esses bancos investem milhões em sistemas de proteção de dados. Com ajuda de outras ferramentas, como as carteiras digitais e cartão virtual, você possui mais segurança em todas suas compras, especialmente online.

Ah! Não posso esquecer de destacar que, a maioria das contas digitais oferecem rendimentos superiores à poupança. Assim, você tem um serviço gratuito e que faz seu dinheiro render mais!

Como escolher um banco digital para abrir minha conta?

Primeiramente, para escolher seu banco digital é importante prestar atenção às taxas e tarifas cobradas. Afinal, não é regra que uma fintech não cobra tarifas, isso vai de cada instituição.

Ademais, pode ser que o banco não cobre taxa de manutenção, mas tenha diversas outras cobranças, como para transferência. Entretanto, vemos bancos como Inter, C6 Bank e Next que não possuem essas taxas.

Outro ponto a avaliar é o rendimento da conta. Deixar seu dinheiro parado sendo corroído pela inflação é coisa do passado.

Então, avalie se o banco digital oferece e qual o rendimento da conta. Nos três bancos que citei você pode ter rendimento de 100% do CDI, que é acima da inflação!

Observe também as ofertas de cartão e seus benefícios. Assim, você tira mais vantagens de sua conta digital, mas tenha cuidado com anuidades ou mensalidades, como do Nubank Rewards.

Por fim, olhe outras ferramentas do banco digital. Por exemplo, no Banco Inter você possui uma plataforma completa de investimentos e shopping no mesmo app. No Next, você tem ótimas ferramentas para controle de gastos e planejamento de objetivos. E no C6 Bank você possui até agência de viagem!

Mais Opções

Cartão Santander Unique: como ser cliente?

Próximo Cartão

Como funciona o cartão de crédito BV?

Mais opções para você

Buscando cartão

0