Produtos com embalagem e qualidade reduzidas

Autor: Estação

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Entenda por que as empresas tem feito isso
Produtos são vendidos com quantidade e qualidade reduzidas

Devido à inflação, as empresas tem reduzido as embalagens de seus produtos e alterado a composição para repassar o aumento de custos aos consumidores.



O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulava, em maio, taxa de inflação de 11,73% em 12 meses.

Reduflação

Reduflação é o termo utilizado para se referir à essa situação em que os produtos tem tamanhos e composições alterados.

Isso significa que a quantidade e a qualidade dos produtos são menores, porém, seus preços não diminuem. Dessa forma, isso evita que as empresas precisem aumentar os preços diretamente.

Atenção, consumidor!

Para o consumidor final, a dica é prestar atenção nas quantidades e nos preços dos produtos que estão nas prateleiras. Por exemplo, vidros de azeite que normalmente tinham a quantidade de 500 ml, agora são comercializados com 400ml e mesmo preço anterior. Portanto, vale ficar alerta.

O artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor exige que o preço por unidade de medida seja colocado nas prateleiras para que o consumidor possa fazer a comparação com o produto em questão.

Outra dica aos consumidores é analisar os rótulos. Sucos tem apresentado percentual menor de fruta e quantidade maior de néctar, chocolates apresentam menos cacau e leites condensados possuem menos leite na composição. Portanto, vale a pena ter atenção ao que compra para não gastar tanto por produtos de qualidade inferior.

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Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

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