
Devido à inflação, as empresas tem reduzido as embalagens de seus produtos e alterado a composição para repassar o aumento de custos aos consumidores.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulava, em maio, taxa de inflação de 11,73% em 12 meses.
Reduflação
Reduflação é o termo utilizado para se referir à essa situação em que os produtos tem tamanhos e composições alterados.
Isso significa que a quantidade e a qualidade dos produtos são menores, porém, seus preços não diminuem. Dessa forma, isso evita que as empresas precisem aumentar os preços diretamente.
Atenção, consumidor!
Para o consumidor final, a dica é prestar atenção nas quantidades e nos preços dos produtos que estão nas prateleiras. Por exemplo, vidros de azeite que normalmente tinham a quantidade de 500 ml, agora são comercializados com 400ml e mesmo preço anterior. Portanto, vale ficar alerta.
O artigo 6 do Código de Defesa do Consumidor exige que o preço por unidade de medida seja colocado nas prateleiras para que o consumidor possa fazer a comparação com o produto em questão.
Outra dica aos consumidores é analisar os rótulos. Sucos tem apresentado percentual menor de fruta e quantidade maior de néctar, chocolates apresentam menos cacau e leites condensados possuem menos leite na composição. Portanto, vale a pena ter atenção ao que compra para não gastar tanto por produtos de qualidade inferior.