Perfil de crédito: qual é o seu?

28/12/2020

Quer saber qual é o seu perfil de crédito? Descubra agora!

Anúncios

Neste artigo vamos falar sobre a utilização inteligente do limite de crédito.

Anúncios

Ter um limite de crédito para recorrer em caso de necessidade pode parecer um porto seguro, mas muita gente perde o controle sobre a própria necessidade de crédito.

Anúncios

O grande problema é que a concessão de crédito pode implicar em juros altos e criar dívidas que rapidamente se transformam em uma bola de neve.

Anúncios


Descubra seu perfil de crédito

Existem 3 perfis clássicos de crédito.

Anúncios

Vamos ver em qual deles você se encaixa?

Comprometido com as dívidas

Provavelmente, você já conheceu alguém que transformou o cheque especial em um parceiro inseparável, não é?

Anúncios


Espero que esse alguém não seja você!

Anúncios

Podemos dizer que esse é o perfil de crédito mais desorganizado e propenso ao caos financeiro. São aquelas pessoas que contam com dívidas para sobreviver.

Conforme o descontrole das contas, o cheque especial e o crédito consignado passam a integrar o orçamento mensal. Muita gente vai levando as finanças assim aos trancos e barrancos. Pode até ser que essas pessoas consigam administrar as dívidas na medida do possível, mas elas não percebem o quanto deixam de realizar nas suas vidas por pagarem tanto aos bancos.

Anúncios


Geralmente, quem se encaixa nesse perfil, tem dificuldade para crescer profissionalmente, uma vez que o constante aperto nas contas não dá o conforto necessário para suprir posições mais arriscadas.

Anúncios

E isso vale também em relação aos investimentos.

Extremamente racional

Sabe aquela pessoa extremamente racional, que tem a verdadeira aversão por dívidas, compra tudo à vista e mantém uma reserva para evitar a necessidade de recorrer ao crédito? Então, essa pessoa dificilmente vai contrair uma dívida que impõe altos juros, pois ela avalia que não se trata de uma decisão inteligente sob o ponto de vista financeiro.

Anúncios


Anúncios

Quem evita todo tipo de dívidas, consegue fazer o seu dinheiro render muito mais do que aqueles que se encaixam no primeiro perfil. Mas engana-se quem pensa que essa é a postura ideal.

O excesso de racionalidade, que caracteriza a pessoa com esse perfil, faz com que ela sempre deixe para depois seus grandes planos e sonhos em nome de uma tranquilidade no presente.

Desfrutar a vida pode acabar se tornando um objetivo para a aposentadoria e sabe qual é o risco dessa conduta? Não conseguir aproveitar tudo que poderia ao longo da vida.

Anúncios


Os dois perfis apresentados têm seus defeitos. Claro que aqueles que contam com as dívidas para sobreviver correm mais riscos, mas os avessos a todo tipo de dívidas abrem mão de muita coisa em razão disso.

Posso dizer com segurança que o terceiro perfil de crédito é o ponto de equilíbrio entre os dois primeiros.

Sabe aproveitar o parcelamento

Quem sabe usar o crédito para enriquecer, entende a necessidade de poupar para realizar seus sonhos em médios e longos prazos. Essas pessoas investem para desfrutar o lucro da suas aplicações e sabem que o crédito pode ser de grande ajuda.

Anúncios


Pessoas com esse perfil utilizam o crédito para superar imprevistos, expandir seus negócios e sua carreira.

Perceba que o crédito vale a pena quando ajuda a cumprir grandes objetivos e não funciona apenas como extintor de incêndio, como acontece no caso do primeiro perfil.

Quem utiliza o crédito para enriquecer, não abre mão de suas reservas principalmente quando elas estão investidas com menor liquidez e eventualmente utilizam os ganhos dos seus investimentos para bater as dividas de crédito.

Anúncios


Tudo isso dentro de um planejamento que não deixa as contas saírem do controle.

E agora, você já sabe qual dos 3 perfis você se encaixa?

Repare como o equilíbrio é a melhor resposta quando o assunto é utilização do crédito!

Anúncios


Anúncios

O descuido excessivo leva ao endividamento galopante, mas o contraponto disso pode frear bruscamente a busca por grandes realizações.

Com equilíbrio você pode aproveitar oportunidades, sem abrir mão de boas escolhas de investimento que lhe darão segurança tanto para o presente, quanto para o futuro.

Anúncios



Anúncios