Pagamento nas carteiras digitais: tudo o que você precisa saber

Autor: Estação

Atualização:


Veja algumas opções de carteiras digitais que podem te proporcionar uma renda extra

As carteiras digitais estão em ascensão junto com outras tecnologias que prometem tornar a sua vida financeira mais prática e organizada. Assim como esses novos sistemas bancários, as empresas por trás desse tipo de carteira utilizam-se de “incentivos financeiros” para beneficiar os novos e antigos clientes.



Se você tem interesse em organizar digitalmente suas finanças, e claro, em usufruir dos seus benefícios, vale a pena conferir algumas informações que compilamos sobre esse tema.

Afinal, o que são as carteiras digitais?

As carteiras digitais são meios de pagamento que proporcionam facilidade aos clientes ao efetuar transações financeiras. Incluindo informações dos cartões de débito e/ou de crédito do titular, elas são aceitas tanto em lojas físicas quanto online. Entretanto, cabe ao usuário certificar-se de que o estabelecimento aderiu ao método de pagamento previamente.

Nas compras em lojas físicas, o pagamento pode ser realizado pela aproximação ou pelo acesso a um QR Code, além da tradicional maquininha.

É verdade que as carteiras digitais “pagam” os clientes?

Sim, é verdade. Como mencionado anteriormente, uma pequena bonificação pode ser oferecida aos usuários, porém, vale a pena conferir quais são as condições. 

Um exemplo é a carteira digital Target, que anunciou recentemente a promoção “Indique e Ganhe”. Essa promoção foi amplamente divulgada por influenciadores e tem um funcionamento bem simples. Basicamente, existem duas formas de se beneficiar dela. 

A primeira, destinada a clientes antigos, funciona por indicação: cada vez que o código do cliente for cadastrado por um novo usuário, o primeiro receberá R$15,00. 

Para novos inscritos, basta instalar o aplicativo Target, preencher as informações e inserir o código de algum cliente antigo do sistema. 

Como no primeiro caso, o beneficiado também receberá R$15,00, valor que estará disponível na sua conta em até 72 horas.

É interessante salientar que não é possível sacar esse dinheiro e, por isso, ele deve ser utilizado exclusivamente em compras com o app.

Quais as vantagens das carteiras digitais?

Além do sistema de bonificação adotado por algumas instituições deste ramo, existem outras vantagens na utilização desses métodos de pagamento. Dentre elas, destacam-se:

  • Melhor administração dos seus gastos: as carteiras digitais registram todas as operações realizadas pelo usuário. Sempre que necessário, pode-se realizar uma consulta ao histórico de pagamentos;
  • Descontos especiais: muitas empresas fornecem aos clientes descontos e programas de pontos;
  • Praticidade: você só precisa de um smartphone! As suas informações bancárias estarão a um clique de distância;
  • Segurança: além da segurança do smartphone, as carteiras digitais adotam métodos muito seguros, como a aproximação e a tecnologia QR Code.

Lista de carteiras digitais que te pagam por cadastro

Listamos aqui outras sugestões de carteiras digitais que utilizam o mesmo método de bonificação. Mas antes de fazer a sua, leia com atenção todos as políticas do regulamento.

Por que estamos utilizando o dinheiro físico cada vez menos?

De acordo com a Dock, companhia de serviços financeiros para empresas, 83% dos latinos vão adotar os novos modelos de pagamento. Isso quer dizer que as formas emergentes de transações financeiras estão em ascensão na América Latina.

Essa pesquisa analisou os mercados do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, do México e do Peru.

Quais são as alternativas ao uso do dinheiro físico?

As tecnologias financeiras estão cada dia mais presentes no cotidiano dos consumidores. Algumas das mais usadas são:

  • Criptomoedas: esse sistema de pagamento, o qual utiliza-se da tecnologia blockchain e é criptografado, não é centralizado em bancos e existe unicamente em um banco de dados on-line, que descreve transações específicas,
  • Biometria: baseado em uma tecnologia que dispensa o uso de cartões, esse método de pagamento é efetuado pelo reconhecimento de características físicas do usuário, como íris ou digital,
  • Aproximação: os pagamentos por aproximação já são adotados por carteiras digitais, ótimas alternativas ao uso do dinheiro físico,
  • QR Codes: para pagar com essa opção, basta escanear um código com o smartphone.

Por que estamos abandonando o dinheiro físico?

Seja pela simplicidade ou pela segurança dos novos meios de pagamento, é fato que eles são mais atrativos ao consumidor. É um gostinho da tecnologia que nos aproxima cada vez mais do futuro.

Mais Opções

Tem PicPay para pessoa jurídica? Sim! Conheça a solução para o seu negócio

Próximo Cartão

Como antecipar a liberação de limite do Nubank?

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você