
Definir a riqueza pessoal é uma tarefa muito difícil, visto que o termo tem significados subjetivos. Por isso, nós do Estação vamos te mostrar, neste artigo, a visão de 6 especialistas diferentes. Ser rico é:
- Ter a possibilidade de tomar decisões sem considerar o dinheiro
Eric Croak, da Croak Asset Management, considera ricas as pessoas que não tem o dinheiro como o fator primário na tomada de decisões:
“Uma pessoa rica tem a possibilidade de largar um emprego sem a dúvida se vão poder jantar no próximo dia, mês ou ano. A Riqueza possibilita que as pessoas trabalhem com sua paixão ao invés de focar em sua sobrevivência. Gerando mais felicidade e valor próprio.”
- Ser financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos
Para Emily S. Boothroyd, consultora financeira, a riqueza está relacionada ao conforto:
“Quando você está financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos pessoais, tem um plano em andamento para não gastar mais do que deveria e se sente livre quando o assunto é dinheiro, isso é uma vida rica para mim. Tentar atingir a versão que outra pessoa tem sobre riqueza, geralmente cria infelicidade mesmo com uma boa conta bancária.”
- Poder gastar em valores pessoais
Misty Lynch, consultora financeira da Beck Bode, afirma que ser rico é poder gastar com produtos que refletem os valores pessoais do consumidor:
“Não é uma casa nos Hamptons, mas faz eu me sentir rica quando eu posso usar meu dinheiro para causar impacto.”
- Aproveitar o que se tem
De acordo com Brittney Castro, consultora financeira da Mint e da Turbo, ser rico é ter a sensação de abundância:
“Viver uma vida rica é viver de uma forma em que você se sente cheia de amor e felicidade. E que você pode aproveitar as coisas materiais em sua vida como desejar.”
- Ter tempo livre
Para Dan Routh, consultor financeiro da Old Peak Finance, a riqueza significa qualidade de tempo:
“Pessoas ricas passam mais tempo fazendo coisas que gostam e delegam todo o resto. Elas trabalham em coisas que são apaixonadas, mesmo se ganharem menos. Elas viajam se e quando querem e gastam quanto tempo quiserem com sua família.”
Texto escrito por Ashley Abramson, em 27 de janeiro de 2020, para o Business Insider.
6. Ter a possibilidade de pedir demissão e continuar tendo o mesmo estilo de vida
É o que diz o CEO da Hamilton Capital Matthew Hamilton:
“Acreditamos que se resume em como efetivamente os investimentos rendem ao longo do tempo. Esse é o foco dos nossos portfólios de investimentos e como julgamos o sucesso.”