O que significa ser rico?

Autor: Estação

Atualização:


Saiba o que diferentes educadores financeiros pensam sobre o assunto
O que é ser rico

Definir a riqueza pessoal é uma tarefa muito difícil, visto que o termo tem significados subjetivos. Por isso, nós do Estação vamos te mostrar, neste artigo, a visão de 6 especialistas diferentes. Ser rico é:



  1. Ter a possibilidade de tomar decisões sem considerar o dinheiro

Eric Croak, da Croak Asset Management, considera ricas as pessoas que não tem o dinheiro como o fator primário na tomada de decisões:

“Uma pessoa rica tem a possibilidade de largar um emprego sem a dúvida se vão poder jantar no próximo dia, mês ou ano. A Riqueza possibilita que as pessoas trabalhem com sua paixão ao invés de focar em sua sobrevivência. Gerando mais felicidade e valor próprio.”

  1. Ser financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos

Para  Emily S. Boothroyd, consultora financeira, a riqueza está relacionada ao conforto:

“Quando você está financeiramente confortável o suficiente para atingir seus objetivos pessoais, tem um plano em andamento para não gastar mais do que deveria e se sente livre quando o assunto é dinheiro, isso é uma vida rica para mim. Tentar atingir a versão que outra pessoa tem sobre riqueza, geralmente cria infelicidade mesmo com uma boa conta bancária.”

  1. Poder gastar em valores pessoais

Misty Lynch, consultora financeira da Beck Bode, afirma que ser rico é poder gastar com produtos que refletem os valores pessoais do consumidor:

“Não é uma casa nos Hamptons, mas faz eu me sentir rica quando eu posso usar meu dinheiro para causar impacto.” 

  1. Aproveitar o que se tem 

De acordo com Brittney Castro, consultora financeira da  Mint e da Turbo, ser rico é ter a sensação de abundância:

“Viver uma vida rica é viver de uma forma em que você se sente cheia de amor e felicidade. E que você pode aproveitar as coisas materiais em sua vida como desejar.”

  1. Ter tempo livre

Para Dan Routh, consultor financeiro da Old Peak Finance, a riqueza significa qualidade de tempo:

“Pessoas ricas passam mais tempo fazendo coisas que gostam e delegam todo o resto. Elas trabalham em coisas que são apaixonadas, mesmo se ganharem menos. Elas viajam se e quando querem e gastam quanto tempo quiserem com sua família.”

Texto escrito por Ashley Abramson, em 27 de janeiro de 2020, para o Business Insider.

6. Ter a possibilidade de pedir demissão e continuar tendo o mesmo estilo de vida

É o que diz o CEO da Hamilton Capital Matthew Hamilton:

“Acreditamos que se resume em como efetivamente os investimentos rendem ao longo do tempo. Esse é o foco dos nossos portfólios de investimentos e como julgamos o sucesso.”

Mais Opções

Nubank virou poupança?

Próximo Cartão

App Me Poupe: para organizar suas finanças

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você