O que NÃO fazer com seu dinheiro em 2021

24/03/2021 às 14:10
Confira algumas opções interessantes para aplicar naquele dinheiro que sobrou em sua conta.
Publicidade




O ano de 2020 foi o mais difícil da vida de muitas pessoas. Altas taxas de desemprego, crise econômica e falta de perspectiva social.

Publicidade


De modo geral, no início de 2021 criou-se uma esperança para a volta da economia. Entretanto, o primeiro trimestre deste ano parece tão tenebroso quanto o do ano passado. Assim, as dificuldades financeiras continuam grandes.

Com isso, alguns cuidados básicos são cruciais para que possamos superar este período nebuloso.

Existem oportunidades em meio à crise e incertezas em 2021?

Sempre há oportunidades de melhora em meio à crise. Certamente, não estamos aqui como coaches motivacionais, ou seja, dizendo que para melhorar basta querer.

Publicidade




Em suma, queremos te ensinar como pode lidar melhor com a realidade que o cerca. Infelizmente, a realidade é que a crise afeta de maneira mais acentuada aqueles que possuem menos condições financeiras.

Se você é alguém de classe média-baixa, provavelmente sentiu o peso diretamente no seu bolso. Por isso, se mesmo com as muitas dificuldades você conseguiu se manter estável, o ideal é que mantenha essa segurança.

Nesse sentido, não é o momento para estratégias arriscadas. Nada de financiamentos, viagens caras, empréstimos ou compra de bens de alto valor. Afinal, você terá muito tempo para fazer isso à medida que a situação econômica do país se restabelecer.

Agora, aproveite oportunidades menores, que contribuam para manter a sua segurança e não colocá-la em risco.

Assim, uma excelente oportunidade é investir na sua educação. Na Internet, você encontra toda categoria de curso, a maioria deles com certificado.

Faça-os! É um meio de subir de cargo na empresa e, consequentemente, um salário melhor. Os cursos também são ótimas formas de poder criar uma fonte de renda extra ou até mudar de carreira.

Publicidade




Enfim, o que NÃO fazer?

1 – Não deixe dinheiro na poupança

A poupança, embora seja uma possibilidade de investimento amplamente explorada pelos brasileiros, não é o lugar ideal para você deixar o seu dinheiro em 2021. Em outras palavras, existem opções melhores de investimento no mercado, como é o caso do Tesouro Direto.

Uma das principais causas que nos fez colocar a poupança como parte do grupo “o que NÃO fazer com seu dinheiro” é sua baixa rentabilidade.

A poupança rende, mas pouquíssimo. Investimentos pré-fixados e pós-fixados rendem muito mais.

Outro ponto é que a poupança não compensa ao cliente pelas oscilações da inflação.

Assim, se somarmos isso ao fato que os demais investimentos recebem incentivos financeiros por parte do Governo Federal, fica bem fácil entender o motivo pelo qual a poupança não é recomendada.

Outros investimentos, apesar de alguns deles possuírem taxas, ainda assim oferecem lucro líquido maior ao investidor.

2 – Não duvide do mercado

De maneira geral, o mercado é instável. Essa é uma característica que faz parte da essência do mercado.

Entretanto, em períodos de crise financeira, essa instabilidade costuma ficar ainda mais latente, indo quase sempre para o lado negativo.

Para o mercado voltar ao seu ritmo comum após essa terrível pandemia, serão necessários vários de crescimento do PIB. É provável que essa não seja uma notícia que lhe agrade, mas é a realidade.

O mercado financeiro é diretamente influenciado por crises econômicas, altas abruptas da inflação e mudanças nos hábitos dos consumidores. De fato, tudo isso gera uma cadeia de reações que afetam o mercado a curto, médio e longo prazo.

As reações a longo prazo serão aquelas que veremos quando o mundo retornar para o seu eixo normal. Por isso, não tome atitudes precipitadas e não arrisque o seu dinheiro, evitando basear sua estratégia em alterações momentâneas do mercado.

3 – Não gaste mais do que ganha

Se você quer que seu 2021 seja próspero, essa regra é obrigatória. Certamente, em momentos de crise isso é ainda mais fundamental. Porém, não se aplica apenas nesses cenários.

Nesse sentido, comprometa, no máximo, o seu salário mensal, nunca acima. Ainda assim, esse comprometimento máximo não deve ser recorrente.

O que é realmente indicado é gastar menos do que ganha e poupar mensalmente, com o objetivo de fazer uma reserva de emergência ou investir em fundos de investimentos conservadores.

Nesse sentido, ficar endividado é algo impensável em um momento tão difícil quanto esse. Dessa maneira, não comprometa todo o seu salário, para que possa guardar um pouco e tenha sua reserva.

É possível pensar em poupar dinheiro?

Você deve não apenas pensar, como efetivamente começar a poupar dinheiro. Especialistas indicam que cada cidadão deve guardar de 10% a 30% do seu salário mensalmente.

Entretanto, a realidade brasileira não condiz com esses dados. Mais da metade das famílias brasileiras sobrevivem com um salário mínimo.

Portanto, pensar em guardar essa quantidade não é viável, especialmente nesse momento que vivemos.

Assim, nossa proposta é um pouco diferente. Estabeleça um valor X mensal para guardar. Não importa que seja apenas 5% ou 10% de seu salário. No momento em que vivemos, o importante é que guarde esse valor para, posteriormente, pensar em estratégias de poupança.

Compreendemos que a situação é grave e delicada, mas que guardar esses pequenos valores, por mais irrisório que pareça, será muito útil.

Você pode cortar gastos extras e reduzir gastos básicos, por exemplo, diminuir o valor gasto com o supermercado.

É muito difícil saber o que não fazer com seu dinheiro quando seu dinheiro é extremamente pouco. Mesmo assim, é fundamental que consigamos guardar um pouquinho para estarmos melhor preparados no futuro.

Conta do BTG Pactual Digital  e o rendimento automático

O BTG Pactual Digital agora também tem rendimento automático.

Ou seja, mesmo que seu dinheiro fique na conta parado, ele renderá de acordo com as taxas da instituição financeira.

O BTG Pactual Digital rende 10% do CDI, que é bem menos que o rendimento do Nubank, por exemplo, que rende 100% do CDI.

Pelo aplicativo do BTG Pactual Digital, além de ativar a função do rendimento automático, também é possível acessar uma série de outras funcionalidades, como transferências e movimentações em sua conta.

Mais Opções

Cartão de Crédito AME: super app com cashback

Próximo Cartão

Dá pra guardar dinheiro com rendimento melhor que a poupança nos bancos digitais?

Mais opções para você

Aguarde!
Buscando cartão