O que meu score diz sobre minha vida financeira?

27/04/2021 às 9:49
O que faz diminuir o score?
Publicidade




O meu dia a dia, acredito que assim como o seu, é uma correria só. Tudo bem que as idas e voltas no colégio  por enquanto não tenho mais, todavia, isso não diminui a dificuldade em lidar com 3 filhos adolescentes e pré-adolescentes em casa.

Publicidade


Gastos com supermercado, roupas, sapatos, plano de saúde, escola, farmácia, água, luz e plano de telefonia transformaram minha vida num verdadeiro caos.

Ao seguir conselhos de um e de outro amigo, levei minha vida financeira a um barranco que já, já vai desmoronar.

Não fosse tudo isso, sobreveio a mim uma triste descoberta. Preste atenção.

Publicidade




Aproveitei uma abertura no comércio para visitar uma loja de eletros. Estava muito a fim de comprar uma TV legal para assistir aos meus filmes e às minhas séries. 

Qual foi a surpresa ao saber que meu crédito havia sido negado. O quê? como assim? tenho 2 cartões, por que a loja de eletro me negou crédito? por que não consegui comprar minha TV com o cartão da loja?  

O vendedor, ao perceber que tinha perdido a venda, me disse baixinho: “Consulte seu score”.

No dia seguinte, sentei-me em frente ao computador para fazer a pesquisa: o que é score?

E estava lá, na consulta que fiz ao SERASA, toda a minha vida financeira e, com números bem grandes e coloridos, a minha pontuação. Ou seja, conheci, a partir daquele momento, o que era score e o que era score de crédito. Em outras palavras, o resultado da minha vida financeira e, consequentemente, o resultado dos meus hábitos de pagamentos. 

Entendi a duras penas que não importa se tenho um bom salário, se o meu salário está acima da média do mercado. Não é isso que importa e, sim, COMO eu gasto e COMO eu pago minha contas.

Publicidade




De acordo com a análise, percebi que os fatores que o SERASA leva em conta, não está na ponta do problema, no pagamento realizado e, sim, lá na raiz, no atraso de contas, do meu CPF negativado, e isso já faz um bom tempo, só que também eu não atualizava  meu dados cadastrais.

O SERASA não é adivinho, não é mesmo?

Na verdade, eu trabalho, tenho um bom salário, tenho meus cartões, mas minha vida financeira não é lá muita coisa. 

Ao fazer a consulta, percebi vários fatores que o SERASA leva em conta – só que eu não sabia. Mas, agora sei quais foram os fatores que me impediram de obter crédito na loja de eletro. Vou até listar aqui para você conhecer também.  

. Sempre deixo as contas atrasarem. O que significa para o mercado que não honro meus compromissos. Agora sei da importância em ter as contas em dia, tanto pela avaliação do score quanto para o bem da minha vida financeira.

. Meu nome está negativado. Isso foi depois de eu ter meus cartões, e deve ser por isso que nunca ganho aumento de limite.

. O apê onde moro e o meu carro não estão no meu nome, o que equivale dizer que não tenho bens. Resultado: se nada possuo, nada pago.

Sei que esse é um fator que deixaria instituições financeira receosas em me fornecer crédito, pois elas não sabem como será a forma de pagamento ou se todos os prazos serão cumpridos. Na falta de dados para a análise, o risco tende a aumentar.

Até meus cartões eu não os pago em dia, atraso sempre. Isso só prejudica a minha imagem.

. Em relação à análise de renda não adianta muita coisa. Ainda que tenha meu salário, não será só isso que fará meu score aumentar.

O que significa ter score de crédito alto?

O impacto da pontuação do score em minha vida foi bastante forte, mas também uma lição.

Hoje sei o peso de cada informação do SERASA SCORE, e como ela pode definir meu comportamento no mercado financeiro. 

Sei também que agora quero fazer parte do grupo de indivíduos que possui características financeiras parecidas. 

Um score alto me proporciona uma boa imagem no mercado, da mesma forma que aumenta minhas chances, pois sou um indivíduo que honra seus compromissos financeiros. 

Certamente foi o que não aconteceu na loja de eletrônico. 

Ao fazer a pesquisa, a empresa não sentiu confiança em me vender um bem por não ter a informação mais importante que é a minha pontuação. 

Ter essa informação adicional é crucial para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos. Além de a empresa ter também suas próprias informações para assim constituir sua política de crédito.

O SERASA SCORE é um órgão que possui um dos melhores modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito.

É por isso que as empresas, além de ter liberdade de usar suas próprias formas de avaliação de crédito, recorrem também às informações do SERASA SCORE para se pautarem na liberação ou não de crédito ao cidadão.

Resta dizer que o SERASA SCORE é um instrumento de avaliação de crédito que já se instaurou nas maiores economias do mundo.

Como funciona o Score?

Segundo o SERASA, o peso de cada informação do SERASA SCORE é definido, conforme o comportamento de consumo e o histórico de pagamentos de grupos de indivíduos inicialmente não identificados. 

Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do SERASA SCORE.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos:

. até 300 pontos há alto risco de inadimplência,

. médio risco entre 300 e 700, e 

. baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Ao ter conhecimento de todas essas informações, tive consciência de como uma boa pontuação no score é importante.

Além disso, ter acesso a essas informações, deu a mim independência para ter controle do meu currículo financeiro. 

O que faz o Score aumentar?

Para complementar, reconheço a dinâmica usada pelo SERASA. O Score só é avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian, uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. A detentora da marca é a empresa Serasa S/A.

Se quiser fazer parte do time de scores altos, não precisa ter salário altos, é preciso saber gastar e pagar o que gasta.

Por isso, deixo aqui meu conselho: você só conquistará crédito no mercado somente se sua pontuação mudar para melhor. Para tanto,

. limpe seu nome,

. pague suas contas em dia, e 

. mantenha seus dados cadastrais atualizados.

Se o artigo te ajudou, deixe aqui seus comentário. Se quiser ter mais informações, fale com a gente. Além de ser um prazer, nossa missão é ajudar ao máximo, você, consumidor.

Até breve.

Cartão de crédito Ourocard Fácil
Mais Opções

Apple Card Family: limite combinado e uma única fatura mensal

Próximo Cartão

Fintech Conta Simples: múltiplos cartões corporativos

Mais opções para você

Aguarde!
Buscando cartão