O que é Open Finance?

Autor: Estação

Atualização:


Entenda de uma vez por todas o que significa esse termo
O que é Open Finance

O Open Finance não é nada mais do que um agrupamento das atividades  de compartilhamento voluntário de dados bancários, financeiros e comerciais de uma empresa, por meio de uma plataforma do Banco Central. Esse recurso, que ainda está sendo implementado, permite uma maior autonomia ao escolher a instituição financeira que melhor se adequa aos seus hábitos e objetivos.



Esse termo é uma evolução do termo “Open Banking”, que surgiu devido ao sistema de pagamentos da União Europeia. Basicamente, o Open Banking representava uma abertura dos bancos europeus, para que fosse estimulada a livre competição no bloco econômico. Essa novidade não demorou a chegar aos países da Ásia, nos EUA, no Canadá e na Austrália.

Ao chegar ao Brasil, foram percebidas pelas instituições brasileiras as inúmeras vantagens dessa abertura de informações. Assim, o País aprimorou o sistema e o ampliou para além dos bancos, transferências e controle de saldos: com o Open Finance, áreas menos evidentes, como câmbio e investimentos, ganharam espaço.

Desse modo, é possível que bancos de portes diferentes tenham as mesmas oportunidades de competição, pelo acesso igualitário às informações. Além disso, esse sistema possibilitará o lançamento de vários produtos de crédito, pela padronização da comunicação e troca de informações.

Mais Opções

Como usar o aplicativo Caixa Tem?

Próximo Cartão

Cartão Cidadão: veja como consultar o saldo

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você