
Um novo benefício direcionado a crianças e a adolescentes de baixa renda, tem como objetivo garantir a distribuição de R$1.212 mensais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
BPC – Benefício de Prestação Continuada
Os recebimentos ocorrem pelo Benefício de Prestação Continuada. O BPC também é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou maior que 65 anos ou à pessoa com deficiência. Sua solicitação é feita pelos canais de atendimento do INSS:
- Telefone: 135,
- Site oficial shopcidadao.com.br,
- Aplicativo “Meu INSS”,
- Agências da Previdência.
Podem receber o BPC:
- Pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse 1/4 do salário-mínimo,
- Crianças e adolescentes com deficiência que apresentem laudo médico e avaliação social do INSS;
- Pessoas cadastradas no CadÚnico.
O BPC não paga 13° salário e nem pensão por morte. Para realizar a solicitação é necessário apresentar um documento com foto. Caso você já tenha feito a solicitação do benefício, ela pode ser acompanhada por meio da lista de beneficiários, no Portal da Transparência. Você também pode recorrer ao app “Meu INSS” ou ao telefone 135.
A quem se destina esse benefício?
Esse direito ampara crianças e adolescentes de baixa renda com algum tipo de deficiência de natureza física, mental, intelectual e sensorial, comprovada por laudos médicos. Além desse grupo, idosos com mais de 65 anos também podem ser contemplados pelo auxílio.
Vale ressaltar que não é preciso ter contribuído com o INSS para usufruir do subsídio, que sempre acompanha o valor do salário mínimo vigente.