Benefício dá R$ 1.212 para crianças e adolescentes

Autor: Estação

Atualização:


Veja aqui quais os requisitos para garantir o benefício

Um novo benefício direcionado a crianças e a adolescentes de baixa renda, tem como objetivo garantir a distribuição de R$1.212 mensais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 



BPC – Benefício de Prestação Continuada

Os recebimentos ocorrem pelo Benefício de Prestação Continuada. O BPC também é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou maior que 65 anos ou à pessoa com deficiência. Sua solicitação é feita pelos canais de atendimento do INSS: 

  • Telefone: 135,
  • Site oficial shopcidadao.com.br,
  • Aplicativo “Meu INSS”,
  • Agências da Previdência.

Podem receber o BPC:

  • Pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse 1/4 do salário-mínimo,
  • Crianças e adolescentes com deficiência que apresentem laudo médico e avaliação social do INSS;
  • Pessoas cadastradas no CadÚnico.

O BPC não paga 13° salário e nem pensão por morte. Para realizar a solicitação é necessário apresentar um documento com foto. Caso você já tenha feito a solicitação do benefício, ela pode ser acompanhada por meio da lista de beneficiários, no Portal da Transparência. Você também pode recorrer ao app “Meu INSS” ou ao telefone 135.

A quem se destina esse benefício?

Esse direito ampara crianças e adolescentes de baixa renda com algum tipo de deficiência de natureza física, mental, intelectual e sensorial, comprovada por laudos médicos. Além desse grupo, idosos com mais de 65 anos também podem ser contemplados pelo auxílio.

Vale ressaltar que não é preciso ter contribuído com o INSS para usufruir do subsídio, que sempre acompanha o valor do salário mínimo vigente.

Mais Opções

Player's Bank: tudo sobre a nova conta gamer do Itaú

Próximo Cartão

3 milhões de cidadãos terão que devolver o Auxílio Emergencial

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você