Cresce o número de investidores na Bolsa

17/02/2021

Anúncios 2020 foi marcado por um alto crescimento de investidores na Bolsa de Valores. Saiu de  1,68 milhões de pessoas físicas em 2019 para mais de 3,2 milhões de investidores, uma alta de 92,1%! Anúncios A grande concentração dos novos…

Anúncios


2020 foi marcado por um alto crescimento de investidores na Bolsa de Valores. Saiu de  1,68 milhões de pessoas físicas em 2019 para mais de 3,2 milhões de investidores, uma alta de 92,1%!

Anúncios


A grande concentração dos novos investidores está no eixo Sul-Sudeste. Segundo a XP, SP é o estado com maior número de contas (1,26 milhões), seguido por RJ (335 mil) e MG ( 308 mil).

Aliás, também aumentou muito o número de mulheres. Saíram de 400 mil contas para mais de 800 mil, ou seja, dobraram a sua presença no mercado financeiro.

Mas 2020 foi o pior ano para a economia, com níveis de desemprego e inadimplência batendo níveis recorde na história. Além de diversos cortes de salários e suspensão de contratos.

Anúncios


Anúncios


Por que a Bolsa de Valores conseguiu atrair tantas pessoas assim?

O que motivou o crescimento recente no número de investidores?

A bolsa brasileira se beneficiou de dois grandes fatores. O primeiro é o fato das taxas básicas de juros (SELIC) estarem nas mínimas históricas.

Isso faz com que os títulos de renda fixa não tenham rentabilidade atrativa (muitas vezes negativas quando considerado a inflação). Logo, os investidores buscam outros caminhos para rentabilizar o capital.

Nesse sentido, o time econômico da XP mantém a perspectiva de que os juros continuem baixos. Assim, impulsionando ainda mais a bolsa neste ano.

Anúncios


Anúncios


Outro fator é a simplificação e facilidade de investir na bolsa atualmente. Hoje, em minutos você tem uma conta em uma corretora e já pode começar a operar.

Além disso, em épocas de crise é onde mais vemos promessas de ganhos expressivos e rápidos. Assim, o grande número de cursos sobre Day Trade com grande apelo de “fique rico em pouco tempo” ganhou o coração dos mais jovens.

Não à toa, segundo a própria B3, 68% dos investidores têm entre 18 e 34 anos. E apenas 18% dos investidores em 2020 tinham perfil de ser avesso a riscos.

É vantajoso investir na Bolsa?

Investir na bolsa, ou renda variável, tem os benefícios de ter mais retornos e permite começar com valores mais baixos.

Anúncios


Anúncios


Assim, você consegue ser sócio de grandes empresas e ganhar com a valorização das ações e/ou receber uma renda passiva, através das distribuições de lucros.

Bem como você também tem mais flexibilidade, pois poderá resgatar o seu dinheiro a qualquer momento. Mas é preciso cuidado, pois poderá resgatar menos do que investiu.

Contudo, a renda variável demanda muito estudo e preparo. Afinal, são investimentos de alto risco e volatilidade, por isso devem ser planejados para o médio e longo prazo.

Qual é o momento ideal para investir?

O momento ideal para começar a investir é agora. Mas não é para sair comprando qualquer ação que teve a maior alta na Bolsa.

Anúncios


Anúncios


Pelo contrário, é necessário primeiro montar uma Reserva de Emergência para te dar segurança. Pois ao colocar seu dinheiro em ações, nem sempre você poderá resgatá-lo quando precisar.

Apesar de poder vender os títulos a “qualquer momento”, você poderá perder dinheiro caso venha sacar em momentos de emergência.

Por isso, busque um Assessor de Investimentos e estude bastante sobre investimentos. Aliás, o Assessor é um profissional certificado que presta um serviço gratuito para te orientar a tomar as melhores decisões com seu dinheiro.

Ademais, não há um valor mínimo para começar a investir em ações. Afinal, isso irá depender do valor dos papéis, pois há ações por valores próximos a R$ 1,00.

Anúncios


Porém, um valor muito baixo não é o ideal, pois você terá que levar em consideração as taxas de corretagens e outros custos de sua corretora.

Anúncios


Assim, há corretoras como XP Investimentos e Ágora Investimentos com taxas reduzidas e diversos serviços adicionais para te ajudar nessa jornada.

Enquanto isso, você também pode investir gratuitamente através da Inter Investimentos. Se você já tiver a conta digital Inter, dentro do aplicativo é possível acessar a plataforma.

Lembrando que a XP e Ágora são corretoras, assim elas são focadas nos serviços para investimentos. Já o Inter é um banco com diversas funções, desde empréstimos, cartões de crédito, conta digital e também é corretora.

Anúncios


Quer saber mais sobre cada uma? Clique em cima do nome para saber mais: XP Investimento, Ágora Investimentos, Inter Investimentos.

Mais opções para você

Buscando cartão