Os efeitos da inovação dos meios de pagamentos

15/03/2021 às 15:23
Não obstante, poder realizar pagamento sem custos e a qualquer hora com o PIX é um avanço e tanto. Isso permite uma maior inclusão financeira e fomento da economia.

Publicidade

A forma como lidamos com nosso dinheiro vem mudando conforme a tecnologia também avança. Nesse sentido, saímos dos modelos como escambo com materiais físicos para chegar ao ponto onde podemos fazer tudo através do celular.


Publicidade

Nos últimos anos vimos a grande adoção do Open Banking, que permite um sistema financeiro mais integrado. Dessa forma, com esse modelo podemos conectar nossas contas bancárias à aplicativos, como o Guiabolso, para termos mais facilidades.

Outro inovação bastante popular nos últimos tempos é a blockchain e as criptomoedas. Cada vez mais vemos o Bitcoin fazendo manchete nos veículos de comunicação, devido às suas características inovadoras.


Publicidade

O PIX também é uma grande inovação lançada pelo Banco Central em 2020. Com ele, agora é possível fazer transações sem custo e em segundos.

Assim, não podemos negar o quão benéfico é a inovação dos meios de pagamentos. Hoje em dia podemos ter contas bancárias completas sem pagar a mais por isso e sem precisar ir em uma agência para realizar um pagamento ou transferência.

Por isso, grandes empresas do setor estão juntando força para fomentar um ambiente mais inovador na área financeira. Dessa parceria, que inclui Nubank, Mercado Pago, Google, Banco Inter, entre outros, nasceu a Zetta, uma associação para o fomento da inovação e digitalização do mercado financeiro.

O papel da tecnologia no mercado financeiro

As empresas de tecnologia do setor financeiro, também chamadas de fintechs, possuem papel fundamental na inovação do setor. Através delas que o mercado vem tendo essa transformação acelerada dos últimos anos.

Por exemplo, com o Nubank tivemos uma mudança no setor de cartões de crédito. Foi pela aposta ousada da empresa que hoje cartão de crédito sem anuidade e conta digital sem tarifas exorbitantes são algo comum.

Ao passo que o trabalho dessas empresas de tecnologia permitem a inclusão financeira. No Brasil temos aproximadamente 50 milhões de pessoas que não possuem acesso aos serviços financeiros básicos.

Nesse sentido, vemos fintechs como o G10 Bank buscando a inclusão financeira dessas pessoas. Afinal, ficar limitado ao dinheiro em espécie diminui as oportunidades, por exemplo, não é possível fazer assinatura de serviços, compras pela internet ou mesmo receber o salário!

Quais os principais benefícios aos usuários dos meios digitais de pagamento?

Conforme a tecnologia avança, os sistemas ficam mais baratos, seguros e mais amplos. Assim, vemos agora até meios digitais que facilitam investimentos.

Portanto, a principal vantagem é a praticidade e baixo custo. Aliás, hoje temos mais opções, não precisamos ficar presos a serviços financeiros caros e ineficientes. Ou seja, por que pagar anuidade absurdas por cartões de crédito que não possuem programa de benefícios?

Não obstante, poder realizar pagamento sem custos e a qualquer hora com o PIX é um avanço e tanto. Isso permite uma maior inclusão financeira e fomento da economia.

Quanto à segurança, os meios de pagamentos digitais seguem as mesmas diretrizes do Banco Central e a infraestrutura de proteção dos grandes bancos.

Por isso, vemos cada vez mais as pessoas migrarem para os bancos digitais. Haja vista na praticidade, mínimo de burocracias, serviços de qualidade e rápidos.

Através de bancos digitais, muitas pessoas estão tendo pela primeira vez sua conta bancária e cartão de débito e crédito.

Zetta: o trabalho conjunto em prol do mercado financeiro brasileiro

A Zetta é uma associação de empresas do setor financeiro que inclui nomes como Nubank, Mercado Pago, Google, Banco Inter, Creditas, Grupo Movile, Hash e iugu.

O objetivo desse grupo é colaborar e promover a inovação do setor e atuar na inclusão financeira. Assim, os consumidores podem esperar novos e melhores serviços financeiros.

“A Zetta é um fórum para debates de inovação e modernização do setor. E colocará sempre os interesses dos clientes em primeiro lugar”, conta Bruno Magrani, presidente da associação e diretor de Relações Institucionais do Nubank, ao Valor Econômico.

Logo no lançamento da associação, a Zetta lançou seu estudo sobre “o papel da tecnologia na recuperação econômica”. O estudo aborda o impacto positivo da inovação durante a pandemia.

De acordo com o estudo, houve um aumento de 29% no número de clientes com cartão de crédito ativo. Além disso, usuários de todos os níveis de renda passaram a realizar mais compras parceladas no cartão

Mais Opções

Empréstimo Consignado Banco Safra

Próximo Cartão

Como cancelar a taxa de anuidade do seu cartão de crédito?

Mais opções para você

Buscando cartão

0