Grupo Movile

23/12/2020

Anúncios O grupo Movile, dona de startups como iFood, é uma das grandes empresas de tecnologias e inovação no Brasil. Com diversos aplicativos de sucesso dentro do seu ecossistema, eles possuem uma missão ambiciosa: impactar 1 bilhão de vidas através…

Anúncios

O grupo Movile, dona de startups como iFood, é uma das grandes empresas de tecnologias e inovação no Brasil. Com diversos aplicativos de sucesso dentro do seu ecossistema, eles possuem uma missão ambiciosa: impactar 1 bilhão de vidas através dos seus apps.

Anúncios

Recentemente a Movile vem ganhando ainda mais holofotes na mídia com seus planos ambiciosos, como transformar o iFood no banco dos restaurantes.

Anúncios

Ficou curioso para entender essa história? Continue lendo e descubra tudo!

Anúncios


O que é o grupo Movile?

Anúncios

O Movile teve um começo modesto. Em 1998 ela surgiu sob o nome de Compera, em uma pequena sala da incubadora de empresas da Unicamp. Nessa época, atuavam com o desenvolvimento de SMS e ringtones para celulares.

Com o surgimento dos smartphones, a empresa deu uma guinada em seus negócios e se inspiraram nas histórias de sucesso das startups do Vale do Silício. Não à toa, até montaram um escritório em Mountain View para estarem no Vale e aprenderem com os melhores.

Anúncios


Hoje o grupo Movile é uma empresa que investe em startups e acelera elas. Através de seu ecossistema, a startup que é adquirida ou criada pela Movile conta com uma infraestrutura robusta e de especialistas em finanças, gestão, cultura e inovação.

Anúncios

Atualmente, o grupo atua no Brasil, EUA, México, Colômbia, Peru, Argentina e Chile. Possui mais de 4400 funcionários e conta com 7 startups dentro do seu ecossistema nos ramos de comida, fintech, eventos, mensagens e conteúdo para crianças.

O grupo Movile tem por missão tornar a vida de 1 bilhão de pessoas melhor através dos aplicativos que eles desenvolvem.

Anúncios


Para ter uma ideia do resultados que eles possuem, através do iFood já são mais de 39 milhões de pedidos por mês; pela Sympla, plataformas de eventos, são mais de 32 mil eventos simultâneos; e no PlayKids, plataforma de conteúdo infantil, são mais de 20 milhões de usuários ativos todos os meses.

Anúncios

Empresas do grupo Movile

São 7 empresas dentro do grupo: iFood, Sympla, PlayKids, MovilePay, Zoop, Wavy, Mensajeros Urbanos.

Ifood é o app de comida mais conhecido por todos. A Sympla é uma plataforma de eventos que ajuda na compra e gestão de ingressos. PlayKids possui app com conteúdos infantis, Leiturinha, que é um clube de livros infantis e a Loja Leiturinha, o e-commerce de livros para crianças.

Anúncios


Anúncios

Na área financeira, a MovilePay é a plataforma financeira utilizada pelo iFood. Enquanto o Zoop é uma fintech que disponibiliza serviços financeiros para outras empresas.

A Wavy é uma empresa de serviços de mensagens para ajudar no relacionamento com clientes e oferecer uma experiência única e humana. Por fim, a Mensajeros Urbanos tem o mesmo funcionamento de empresas como Rappi e Loggi.

Banco dos restaurante: o novo ambicioso plano do iFood [300]

Desde abril deste ano, o iFood vem implementando seu plano de ser o banco dos restaurantes. No início, a funcionalidade estava em fases de testes com um pequeno grupo de mil restaurantes. Agora, todos estabelecimentos parceiros possuem acesso e a conta digital do iFood já possui mais de 20 mil parceiros cadastrados.

Anúncios


O plano utiliza a sinergia de três empresas do grupo: iFood, MovilePay e Zoop. A MovilePay é atualmente a plataforma que realiza as transações financeiras dentro do app de comidas. Enquanto isso, a fintech Zoop irá fornecer a estrutura bancária para acrescentar ofertas de crédito e demais serviços financeiros.

Segundo o CEO da Movile, Patrick Hruby, “já oferecemos crédito para restaurantes através de um modelo de marketplace em parceria com outras empresas, mas uma evolução natural desse modelo é que nós mesmos oferecemos o crédito”.

Patrick complementa dizendo que a oferta de serviço financeiros para restaurantes é apenas o começo, assim no futuro esse serviço será expandido para outros segmentos. Para o CEO, a oferta de crédito será uma necessidade muito grande do mercado, devido às pressões que os negócios estão sofrendo pela pandemia.

Anúncios


De tal forma, hoje o iFood oferece crédito sem garantia ou com garantia de imóvel ou veículo. Assim como em qualquer lugar, empréstimos com garantia sempre irão possuir juros menores que o crédito sem garantia, ainda que o iFood utilize os pagamentos futuros do restaurantes para poder reduzir a taxa de juros em todas as modalidades.

Segundo o presidente da MovilePay, Daniel Bergman, “antecipamos recebíveis e demos crédito sem garantia, usando os pagamentos futuros do iFood para reduzir as taxas de juros. Desembolsamos dezenas de milhões de reais nessa modalidade. Queremos ser parceiros desses empreendedores e esperamos que boa parte dos restaurantes esteja na conta digital nos próximos meses”. Atualmente são mais de 200 mil estabelecimentos cadastrados no iFood.

Conta digital Ifood

A conta digital iFood é 100% digital e permite que os parceiros façam a gestão financeira e do dia a dia do seu restaurante. Assim, os respasses da plataforma são feitos diretamente na conta digital.

Anúncios


Além disso, a é oferecido serviços de solicitação de crédito, pagamento de contas e tributos, transferência (TED) e possui cartão. Contudo, ainda não é possível fazer saques na conta digital iFood.

A conta também é isenta de anuidades e taxa de manutenção. Também não há tarifas para TED, pagamentos e emissão do cartão pré-pago.

Ademais, a conta digital iFood só está disponível para empreendedores individuais, assim como a conta PJ do Nubank. Então, apenas restaurantes cuja forma de constituição seja MEI, EI ou EIRELI.

Anúncios


Anúncios

O acesso para cadastro é feito pelo app Conta Digital iFood (Apple Store ou na Play Store). Depois basta clicar em criar conta e seguir o passo a passo.

O que é cartão pré-pago do iFood?

O cartão iFood Facilita foi a primeira ação do plano de tornar a startup no banco dos restaurantes.

Anúncios


Ifood Facilita é um cartão pré-pago da bandeira Visa que possibilita que você utilize seu saldo da conta digital nas compras online ou em lojas físicas. O cartão possui somente a função crédito à vista e não permite parcelamentos, assim o valor é debitado automaticamente da sua conta digital iFood.

Enfim, o iFood Facilita não possui tarifas de uso ou anuidades para que você possa utilizar a vontade seu cartão.

Anúncios



Anúncios