Cuidados com as fraudes na Black Friday

20/10/2020
Anúncios

Com a tão esperada época do ano que ocorre a Black Friday chegando, temos que falar sobre compras, segurança, acessibilidade, limites, produtos e preços, afinal apesar de ser um evento anual, em que o público muitas vezes aguarda para fazer pequenas e grandes compras, existe alguns fatores a serem considerados.

Anúncios
Anúncios

Confira neste artigo 6 cuidados para você tomar nesta Black Friday.

Cuidados com seus dados

Um dos cuidados mais importantes na hora de fazer suas compras na Black Friday, mas não só na Black Friday, em um geral, são os cuidados na hora de fornecer dados pessoais e do cartão de crédito a sites.  

Anúncios

É preciso escolher onde comprar, ver a confiabilidade do site e após essa verificação o cliente deve ficar atento as informações pedidas.

Em geral é necessário fazer um cadastro no site escolhido, dentro deste formulário de cadastro são pedidos os dados como nome, endereço, CPF, e-mail e o número do cartão de crédito virtual, juntamente com os dados do titular do cartão. 

O usuário deve sempre estar atendo para as informações que são pedidas, o recebimento de verificações que chegam por e-mail e a forma de pagamento que é disponibilizada, pois qualquer desses itens fora da normalidade é motivo para precaução.

Anúncios

Anúncios

Cobrança fraudulenta

Deve-se atentar bastante também as cobranças fraudulentas, que nessa época do ano, obviamente, crescem de uma maneira grandiosa e cada vez mais inovadora.

Uma das ferramentas mais usadas para compras fraudulentas é a compra feita para pagamentos via boleto bancário.

Quando um site confiável gera um boleto bancário como forma de pagamento, o procedimento é feito diretamente no site, o boleto é gerado via link direto.

Quando perceber que a empresa quer mandar esse boleto por outros meios, como aplicativo do Whatsapp, E-mail ou SMS, desconfie.

Confira sempre também, possíveis erros de português ou formatação, valor do boleto e numeração de código de barra, pessoas más intencionadas, tende a esquecer e deixar erros dessa forma.   

Fretes mais caros que produtos

Existem muitas promoções de Black Friday, existem uma diversidade muito grande de produtos e preços.

Anúncios

Anúncios

Às vezes, produtos são tão baratos que nós nos surpreendemos com tamanha dedicação das empresas em nos oferecer tantas vantagens.

Então o cliente monta o carrinho, faz seu cadastro, confere a autenticidade e confiabilidade do site e vai calcular o frete de acordo como o CEP de onde mora, e é aí que mora a surpresa.

Para que faça valer a pena a venda do produto, para ter alguma lucratividade, algumas empresas acabam extrapolando em seus fretes.

É super comum, que o cliente encontre aquele produto que passou o ano procurando e o encontrou nesse evento de vendas pela metade do preço, mas a hora de pagar o frete, teve uma surpresa e passa a não ser vantajoso para ele comprar mais.

Fica a dica da importância do cálculo do frete antes de efetuar a compra para saber se valerá mesmo a compra do mesmo.

Sites falsos com ofertas “Metade pelo Dobro”

Chegamos a um ponto crucial, talvez o principal tópico a se alertar quando falamos sobre compras online, sites.

Anúncios

Anúncios

Existe hoje, uma infinidade de sites de compras, para todos os tipos de produtos, e quando falamos todos, é TODOS mesmos.

Mas existe uma parcela gigantesca também de sites falsos, criados com intuito de enganar e roubar dinheiro de forma prática e rápida de clientes.

A má notícia já demos, existe muitos sites falsos, e a boa notícia que daremos agora é que tem como não cair nessa cilada.

Exus de fato confiáveis para compras e eles são facilmente identificados se o cliente procurar saber se a loja tem selos de certificação, ficar sempre atento às avaliações de já clientes, ver como a empresa reage a reclamações, fazer uma busca online e ver os canais de atendimento, caso necessário entrar em contato e sempre, sempre desconfiar de preços muito abaixo dos demais das datas, no mercado.

Comprar mesmo já endividado

Outra dica que não podíamos deixar passar em branco é a necessidade das compras.

Entendemos que a Black Friday é um evento anual que deixa a tentação por compras bastante evidente, mas será que vale a pena comprar e se endividar?

Anúncios

Anúncios

Por mais descontos que possa ocorrer nessa época, é ótimo pode comprar algo, quando podemos, quando vemos que isso não atrapalha um curso de nossa vida financeira.

Viver endividado todo um ano por um produto não essencial é algo que não tem preço.

Comprar por impulso

Pegando o gancho de comprar e se endividar, vamos falar agora sobre as compras por impulsos.

O consumo consciente é muito importante, isto é, ter um equilíbrio mental para conseguir manter uma relação saudável com nosso bolso.

As compras por impulso são gatilhos que podem nos levar ao fundo do poço. Então sempre que quiser comprar algo, pense, pesquise, veja a necessidade de tal produto e o que isso acarretará em suas vidas financeiras.

E a lição de tudo isso é, apesar de ser tentadora, a Black Friday precisa ser vivida com consciência de gastos, precaução para manter a segurança e leveza para se adquirir algo que podemos e queremos, sobretudo. 

Anúncios

Anúncios