Tem dinheiro esquecido no Banco Central? Veja como recuperar

Autor: Estação

Atualização:


Banco Central lança ação de devolução de dinheiro esquecido nas instituições financeiras. Veja se é o seu caso

O Sistema Valores a Receber (SVR) foi anunciado pelo Banco Central, e por meio dele, todos os brasileiros poderão consultar se possui algum dinheiro esquecido em alguma instituição financeira.



Segundo informações emitidas pelo próprio Banco Central, existe aproximadamente R$ 8 bi em valores esquecidos.

Afinal de contas, que dinheiro é esse?

Entenda agora quais situações podem ter gerado o dinheiro esquecido:

  • Valores não resgatados de consórcios encerrados,
  • Contas corrente ou poupança encerradas ainda com saldo existente,
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de participantes de cooperativas de crédito,
  • Tarifas de crédito cobradas indevidamente.

Como saber se tenho dinheiro esquecido?

O Banco Central abriu a primeira fase para consulta em seu próprio site, e esta, durou até abril, quando o sistema foi suspenso.

A segunda fase, que estava prevista para dar início no dia 02/05, foi adiada por conta da greve dos servidores do Banco Central.

Até agora nenhuma outra data foi anunciada.

Em breve, o Banco Central divulgará: a data de reabertura do sistema para novas consultase resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos”, afirma o BC.

Alterações do Sistema Valores a Receber

Após essa primeira fase ocorrida até abril deste ano, algumas alterações foram feitas de modo a facilitar o processo de resgate. Veja:

  • Havendo algum valor a receber, o brasileiro não precisa mais agendar o saque. Assim, a solicitação do resgate poderá ser feita logo na consulta,
  • O Sistema mostrará novas informações coletadas pelas instituições financeiras. Portanto, se na primeira fase de consulta, não havia saldo, basta consultar novamente quando a segunda fase for aberta.
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Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

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