
O Sistema Valores a Receber (SVR) foi anunciado pelo Banco Central, e por meio dele, todos os brasileiros poderão consultar se possui algum dinheiro esquecido em alguma instituição financeira.
Segundo informações emitidas pelo próprio Banco Central, existe aproximadamente R$ 8 bi em valores esquecidos.
Afinal de contas, que dinheiro é esse?
Entenda agora quais situações podem ter gerado o dinheiro esquecido:
- Valores não resgatados de consórcios encerrados,
- Contas corrente ou poupança encerradas ainda com saldo existente,
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de participantes de cooperativas de crédito,
- Tarifas de crédito cobradas indevidamente.
Como saber se tenho dinheiro esquecido?
O Banco Central abriu a primeira fase para consulta em seu próprio site, e esta, durou até abril, quando o sistema foi suspenso.
A segunda fase, que estava prevista para dar início no dia 02/05, foi adiada por conta da greve dos servidores do Banco Central.
Até agora nenhuma outra data foi anunciada.
“Em breve, o Banco Central divulgará: a data de reabertura do sistema para novas consultase resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos”, afirma o BC.
Alterações do Sistema Valores a Receber
Após essa primeira fase ocorrida até abril deste ano, algumas alterações foram feitas de modo a facilitar o processo de resgate. Veja:
- Havendo algum valor a receber, o brasileiro não precisa mais agendar o saque. Assim, a solicitação do resgate poderá ser feita logo na consulta,
- O Sistema mostrará novas informações coletadas pelas instituições financeiras. Portanto, se na primeira fase de consulta, não havia saldo, basta consultar novamente quando a segunda fase for aberta.