Cuidado para não cair no golpe do boleto falso, entenda

Autor: Estação

Atualização:


Veja como se precaver e ter mais segurança ao efetuar seus pagamentos
Golpe do boleto falso

Cresce o número de casos de pessoas que pagam boletos e tempos depois são notificados por inadimplência. No ato da comprovação de que o boleto foi pago, a pessoa descobre que caiu no golpe do boleto falso e quem recebeu o valor pago não foi a empresa cobradora.



Dicas da Proteste

A Proteste, a maior Associação de Defesa dos Consumidores da América Latina, recomenda aos consumidores ficarem atentos a alguns sinais:

  • Últimos dígitos do código de barras: os últimos dígitos correspondem ao valor a ser pago,
  • Primeiros dígitos: os primeiros dígitos devem ser iguais ao código do banco emissor.

Caí no golpe do boleto falso, e agora?

Caso o consumidor perceba que caiu no golpe logo após o pagamento, ainda dá tempo de comunicar ao banco para que cancele a transação.

No entanto, a maior parte dos consumidores brasileiros não tem o hábito de conferir os boletos. Caso a descoberta do golpe seja feita muito tempo depois, o ideal é fazer um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco.

Na tarde do último dia 08, foi divulgada a notícia de que uma brasileira está sendo indenizada pelo banco Bradesco por ter caído no golpe do boleto falso.

O banco está sendo processado por vazamento de dados sigilosos, emissão de boletos e autorização de pagamento de títulos falsos.

Mais Opções

Como estornar uma compra no cartão de crédito?

Próximo Cartão

Cuidado: seus dados pessoais e dinheiro podem ser roubados pelo Gmail

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você