Comprar no débito ou no crédito: Como e quando usar cada função?

01/12/2020 às 9:08
Publicidade Cartão de crédito e débito são presenças confirmadas quando falamos de compras. Mas, pode bater aquela dúvida quando o vendedor fala: “é crédito ou débito”? Publicidade Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar a diferença entre as…

Publicidade

Cartão de crédito e débito são presenças confirmadas quando falamos de compras. Mas, pode bater aquela dúvida quando o vendedor fala: “é crédito ou débito”?


Publicidade

Por isso, no artigo de hoje vamos te explicar a diferença entre as duas funções e quando usar o débito e crédito do seu cartão. Vamos lá?

Qual é a diferença entre débito e crédito?

A diferença entre pagar no débito ou crédito está, em essência, relacionado a quando o dinheiro sai efetivamente da sua conta. Ou seja, pagar no débito significa que o valor da compra será debitado imediatamente do seu saldo na conta.


Publicidade

Enquanto isso, uma compra no cartão de crédito só será paga em data futura — no vencimento da sua fatura. Assim, você pode comprar algo hoje, mas só pagar no próximo mês.

Além disso, o cartão de crédito hoje em dia é amplamente usado para compras online, assinaturas de serviços e para parcelar compras.

De todo modo, como podemos saber se nosso cartão é débito ou crédito? Atualmente, com praticamente todos os cartões tendo um aplicativo associado, é fácil descobrir. Assim, basta entrar em seu aplicativo e ir na seção Cartão.

Se aparecer na tela o seu limite de crédito, quer dizer que seu cartão está com função de crédito habilitada. Do contrário, apenas terá seu saldo na conta, ou seja, você só pode usar a função débito.

Por padrão, a maioria das contas bancárias já te oferece um cartão de débito. Para contas digitais já é de praxe enviar um cartão de débito sem custo assim que você abre sua conta.

Assim, bancos digitais costumam ter um cartão múltiplo, ou seja, que funciona como débito e crédito. Pois assim, eles aproveitam o cartão de débito que já te enviaram para também funcionar como cartão de crédito.

Contudo, bancos tradicionais como Caixa, Santander, Itaú e outros podem ter cartões apenas de débito. Nesse caso, virá escrito na frente do cartão “débito” — não tendo nada escrito quer dizer que ele funciona como crédito.

Caso seu cartão tenha a função crédito, mas não está ativada será necessário pedir a análise para liberar o limite de crédito. Tendo análise aprovada, pelo próprio aplicativo irá aparecer um botão “ativar crédito”.

Quando usar cada função?

O cartão de crédito ainda possui um certo estigma. Muitos consideram o cartão algo que apenas te prejudica.

Realmente, se não usado com cuidado poderá fazer você ficar até o pescoço de dívidas. Por isso, o mais indicado é usa-lo de forma consciente, não ter mais do que dois cartões e sempre pagar a fatura inteira.

Limitando a apenas 2 cartões você consegue evitar de esquecer de pagar a fatura e não ter mais crédito do que sua renda mensal é capaz de pagar. Além disso, é importante não usar o cartão de crédito para tudo.

Como diz o economista da Serasa Luiz Rabi, o melhor é usar o cartão de débito quando a compra for abaixo de R$ 50,00. Dessa forma o dinheiro sai automaticamente da conta e evita deixar o saldo no negativo.

Além do mais, usar o crédito para compras maiores ajuda a controlar as finanças, já que evita sua conta ficar com saldo baixo durante o mês. Assim, se houver um imprevisto você está preparado.

Cartões múltiplos: débito e crédito no mesmo cartão

Como citado, há os cartões múltiplos que funcionam como crédito e débito juntos. Assim, na hora de passa-lo na maquininha você precisará apenas informar qual função irá usar.

É uma modalidade muito mais prática, afinal é nada cômodo ficar carregando vários cartões por aí. Porém, tome muito cuidado para não ficar se confundindo e passar tudo em apenas crédito — lembre da nossa dica de quando usar as funções.

Ao abrir uma conta corrente você já recebe um cartão múltiplo em diversas instituições.

Por exemplo, sendo correntista Santander você recebe o cartão SX que tem a função débito para movimentar a conta e também poderá pedir a função crédito no mesmo cartão.

Da mesma forma funciona o cartão da Caixa Sim. Esses dois cartões são múltiplos e qualquer pessoa pode solicitar, desde que tenha renda mínima de um salário mínimo — no caso de correntistas Santander, o cartão SX pode ser solicitado com renda mínima de apenas R$ 500,00.

Porém, há cartões como da Credicard Zero que funciona apenas como cartão de crédito. Assim, toda compra através dele será nessa função e será necessário pagar sua fatura com saldo de uma conta bancária ou no dinheiro.

Mais Opções

O que fazer com o seu 13º salário?

Próximo Cartão

Cartão de crédito Smart Fácil

Mais opções para você

Buscando cartão

0