Como estornar uma compra no cartão de crédito?

Autor: Estação

Atualização:


Entenda sobre quando e como solicitar um estorno em seu cartão de crédito
Como funciona estorno no cartão de crédito

O estorno do cartão de crédito é um processo feito de uma transação de cartão de crédito quando o consumidor deseja a devolução de um valor gasto. Caso haja desistência da compra ou erro no cálculo do valor a ser pago, o estorno deve ser solicitado no mesmo dia, o que pode ser feito pelo site ou loja em que você realizou a compra ou com a administradora do cartão.



Como funciona?

O estorno é um direito do consumidor em casos de erro no valor cobrado, arrependimento dentro do prazo estabelecido, cancelamento da venda ou cobranças extras indevidas.

O reembolso pode ser recebido de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Caso seja em crédito, é possível que leve um tempo para receber o montante de volta, já que ele pode ser devolvido em até duas faturas. 

Por exemplo, se você solicitar o estorno em janeiro, ele pode aparecer na fatura só em fevereiro ou março.

Quando posso solicitar o estorno do cartão?

Existem quatro situações elegíveis para o reembolso. Confira:

  • Erro na fatura de compra presencial: a loja deverá realizar o estorno e fazer uma nova cobrança. Se o reembolso for recusado pelo estabelecimento, você pode recorrer à administradora do cartão,
  • Desistência ou cancelamento de compra em loja física: vale sempre lembrar que o estabelecimento não é obrigado a te reembolsar, caso não haja irregularidades.
  • Cancelamento ou desistência de compra online: o prazo de arrependimento estende-se até 7 dias após o recebimento da compra. Para solicitar o estorno, entre em contato com a empresa e eles deverão te reembolsar,
  • Fatura incorreta em compra online: entre em contato com o estabelecimento e peça uma nova fatura da compra. 

Agora que você já sabe como solicitar estorno do cartão de crédito, pode comprar com mais segurança!

Mais Opções

Juros do cartão a 875% ao ano? Entenda o porquê

Próximo Cartão

Cuidado para não cair no golpe do boleto falso, entenda

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você