Como escolher um cartão de crédito?

20/11/2020
Anúncios

Está pensando em conseguir seu primeiro cartão de crédito, mas está em dúvida em como escolher?

Anúncios
Anúncios

Não se preocupe!

Hoje vamos te dar várias dicas valiosas para a escolha certa.

Anúncios

Vamos lá?

Quando usar um cartão de crédito?

Cartão de crédito é uma ótima ferramenta, quando usado conscientemente, para você controlar suas finanças. Ele funciona como uma forma de você comprar algo hoje, mas pagar somente no mês seguinte.

Além disso, o cartão permite que você parcele suas compras. Assim, é possível adquirir um produto caro de forma que caiba no orçamento.

Anúncios

Anúncios

Portanto, você poderá precisar de um cartão de crédito para compras: internacionais, em lojas virtuais, parcelamentos, assinatura de serviços de streaming, entre outros.

Ao contrário do débito, que a compra é imediatamente descontada do seu saldo no banco, com o cartão de crédito você não precisa ter o dinheiro na hora. Isso pode te ajudar, mas também pode ser seu maior pesadelo se não tomar cuidado.

O que analisar em um cartão de crédito?

Há diversas ofertas de cartão de crédito no mercado. São cartões de lojas, bancos, sites de cupom e muitos outros — cada um com características diferentes.

Contudo, é possível analisar todos os cartões através das seguintes características: anuidade, taxa de juros, relacionamento com a instituição, programas de benefícios e bandeira.

O ideal é ter anuidade zero e um bom programa de benefícios. A bandeira (Mastercard, Elo, Visa, etc.) também representa benefícios que o cartão possui e varia com a categoria, como Gold, Platinum e Black — o Black costuma ser o mais exclusivo.

Assim, a escolha deverá levar em conta o que você precisa no dia a dia. Por exemplo, pessoas que viajam bastante é mais interessante buscar por cartões de crédito que ofereçam facilidades e descontos em aeroportos, hotéis e passagens.

Anúncios

Anúncios

Aliás, perceba que não foi mencionado como critério de análise o limite de crédito. É comum as pessoas irem no cartão que ofereça o maior limite, mas você precisa escolher o cartão que dê a quantidade de crédito que você precisa. Ter muito mais do que o necessário apenas ajuda a perder o controle e ficar endividado.

Como pedir cartão de cartão?

Para você ter um cartão de crédito, é preciso atender alguns critérios para ser aprovado na análise da instituição financeira.

Nesse sentido, os critérios mais comuns são: ter mais de 18 anos, não ter o nome negativo em instituições de proteção ao crédito (como SPC e Serasa), possuir fonte de renda e ter um bom score.

Quanto ao seu score, você pode consultar em sites como o do Serasa. Ele é uma pontuação que representa seus hábitos financeiros. Portanto, não fazer dívidas e pagar em dia as contas, melhores serão as chances de conseguir ter um cartão de crédito aprovado.

Enquanto isso, a renda mínima exigida pode variar bastante de cartão para cartão. Por exemplo, cartões universitários nem exigem a comprovação de renda. Mas, se você quer usufruir de salas VIP´s em aeroportos através do seu cartão crédito, será necessário ter alta renda.

Antigamente, era possível fazer um cartão de crédito apenas na agência de um banco. Mas, agora é possível fazer isso pela internet de forma fácil e segura. Muitas empresas, como Nubank, Inter, Itaú e Santander permitem que você peça o seu cartão através do aplicativo.

Anúncios

Anúncios

Dessa forma, você pode pedir seu cartão sem sair de casa, com rapidez e segurança — evitando as entediantes e longas filas de bancos.

Melhores cartões de crédito

Em nosso rol de melhores cartões de crédito podemos citar:

Nubank

O cartão roxinho da Nubank se tornou um dos mais conhecidos no país. É um cartão de crédito sem anuidade e você controla toda sua vida financeira pelo app. Aliás, recentemente eles adicionaram o programa Rewards que você pode abater suas despesas com os pontos acumulados.

TudoAzul Internacional

Para os amantes de viagens, o cartão de crédito Itaúcard TudoAzul lhe garante descontos em passagens e acesso ao Clube TudoAzul. Mas, para você ficar isento da anuidade será necessário gastar no mínimo R$ 1.000 por fatura.

Anúncios

Anúncios

Inter

O Inter é um banco digital completo, oferecendo conta digital, empréstimos, cartão de crédito, seguros e investimentos. Tudo em um único aplicativo. 

Oferece um ótimo cartão múltiplo para você usar na sua rotina. E o melhor: não tem anuidade.

Next

A Next é uma fintech do banco Bradesco que oferece uma conta digital com cartão de crédito sem anuidade. Também é uma boa opção para um cartão do dia a dia, além de possuir um dos melhores apps para controle e objetivos financeiros.

Méliuz

Anúncios

Anúncios

Recomendado para quem compra bastante pela internet e quer ter cashback sempre. É cartão de crédito isento de anuidade e em todas as compras você ganha 0,8% de cashback — mais 1% de cashback em compras nas lojas parceiras Méliuz.