Guia completo para escolher o melhor cartão para 2021

06/01/2021 às 16:51
Está buscando um novo cartão de crédito para 2021, mas está em dúvida em como escolher? Sem estresse! Nós vamos te ajudar. 

Publicidade

Apesar do cartão de crédito ser algo que todo mundo esteja familiarizado, ainda é algo que gera muitas dúvidas.


Publicidade

De fato, no Brasil há mais de 123 milhões de cartões em uso. Ademais, em média, o brasileiro possui 3 cartões de crédito.

Mesmo com esse contexto, ainda sofremos na hora de escolher nosso cartão. Afinal, são tantas opções, planos e benefícios que fica complicado saber qual é o melhor.


Publicidade

Por isso, preparamos esse guia para te ajudar! Vamos te mostrar cada detalhe que você não pode deixar de avaliar na hora de escolher o seu cartão.

No final você também encontra nossa dica de 3 cartões de crédito para 2021. Então, vamos lá?!

Para que serve o cartão de crédito?

O cartão de crédito nos ajuda a ter melhor controle financeiro e nos abre um mundo de possibilidades.

Com ele, nós podemos fazer compras em outros países, assinar serviços de streaming, parcelar as compras e muito mais.

Nesse sentido, uma das maiores vantagens do cartão é você não precisar ter o dinheiro na hora. Isto é, você compra hoje, mas paga somente no vencimento da fatura — geralmente 30 dias depois!

Por isso, podemos dizer que é uma ferramenta de controle financeiro. Dessa forma, você ganha prazo para pagar suas compras, o que lhe dá tempo para conseguir os recursos.

Entretanto, assim como ele é bom, o cartão de crédito também pode ser um pesadelo. Isso porque quando você não paga sua fatura em dia ou só o mínimo, sua dívida irá multiplicar a cada mês. Uma verdadeira bola de neve que destrói suas finanças.

Portanto, especialistas recomendam que compras pequenas, como aquele lanche no meio da semana, sejam feitas no cartão de débito. Enquanto compras maiores, acima de R$ 100, sejam feitas no cartão de crédito.

De todo modo, é importante utilizar o cartão, principalmente para aproveitar os benefícios. Por exemplo, de nada adianta adquirir um cartão de crédito que acumula milhas para cada real gasto, se você não gastar nele.

Mas, lembre-se que é preciso usá-lo com consciência. Confira aqui os principais erros que você não deve cometer.

Quais os critérios devo utilizar para escolher um cartão de crédito?

São tantas opções de cartão de crédito para 2021 que dá até tontura, não é? Quase todo mês tem um novo cartão sendo lançado.

Contudo, os critérios para escolher seu cartão se mantêm os mesmos. Confira quais são:

Custos

O melhor é que seu cartão de crédito para 2021 seja sem anuidade. Antigamente, os cartões costumavam cobrar essa taxa sempre.

Agora, é possível achar ótimos cartões que não cobram ou que oferecem oportunidades de isenção.

Isso é essencial para economizar e usufruir de mais benefícios.

Além disso, avalie quais são as taxas de emissão de 2ª via, pagamento de contas na função crédito, saques, entre outros.

Bandeira

As bandeiras, como Mastercard e Visa, também precisam ser consideradas para seu próximo cartão.

Nesse sentido, cada bandeira oferece vantagens, mesmo que o emissor não ofereça. Lembrando que há os níveis, por exemplo o Mastercard Black é o cartão com mais benefícios e exclusivo da Mastercard.

Claro, quanto mais benefícios, maior será o mínimo de renda mensal que você precisa ter. Então, pesquise quais os benefícios oferecidos pela bandeira do cartão para escolher aquele que mais atende suas necessidades.

Benefícios

Na hora de analisar os benefícios pense nas suas necessidades. Há cartões de créditos específicos para cada tipo de público.

Ou seja, se você viaja bastante, existem cartões como TudoAzul que te dão benefícios nos voos da Azul Linhas Aéreas.

Contudo, há benefícios que são essenciais: cashback, desconto por antecipação e pontuação.

Essas recompensas citadas são ótimas para você economizar enquanto usa seu cartão. Por isso, é recomendável que seu cartão de crédito para 2021 tenha pelo menos um desses benefícios.

Tecnologia

Hoje em dia é muito difícil pensar em cartão que não possua app

Afinal, fazer uma compra e poder acompanhar tudo em tempo real é fundamental. Nada de ter que ficar esperando o Correios entregar a fatura física para você se assustar com o valor.

Além disso, tecnologias como pagamento por aproximação também são interessantes para ganhar comodidade no seu dia a dia.

Cartão físico ou virtual?

O cartão virtual existe somente em seu celular. Isto é, o banco te envia apenas os dados do seu cartão de crédito, em vez de enviar ele em forma física. Assim, ele já sai na hora para você, sem precisar esperar semanas para chegar.

A vantagem do cartão virtual é no seu uso em compras online. Dessa forma, você poderá fazer suas compras em lojas virtuais com muito mais segurança, já que é um cartão diferente do seu principal.

Aliás, as compras tanto do físico quanto do cartão virtual saem na mesma fatura.

A desvantagem dele é que você não pode utilizá-lo em compras em estabelecimentos físicos.

Dicas de cartões de crédito para 2021

Confira agora nossas dicas de cartão de crédito para 2021!

Cartão BMG

O cartão BMG é isento de anuidade. Possui a bandeira Mastercard Internacional, sendo aceito em milhões de estabelecimentos em todo o mundo.

Com ele você também possui saques ilimitados e gratuitos. No programa Volta pra Mim, parte do valor da sua fatura retorna para sua conta — o cashback do cartão.

Também possui o programa Poupa para Mim, que arredonda todas as suas compras para o real mais próximo. A diferença é depositada no seu cofrinho virtual, assim você não esquece de poupar dinheiro para aquela sua viagem!

Cartão Americanas

Se você compra bastante no site Americanas, vai adorar esse cartão.

Com o cartão Americanas você tem descontos especiais no site, linha de crédito extra, cashback e programas de pontos.

Ele possui tanto a bandeira Visa quanto a Mastercard. A desvantagem é que ele cobra anuidade, então avalie se para você os benefícios oferecidos compensam o pagamento dessa taxa.

Cartão Inter

Um dos principais bancos digitais do Brasil, o cartão Inter oferece diversas oportunidades para seus usuários.

É um cartão múltiplo gratuito de bandeira Mastercard Internacional. Além de possuir um app super completo, você tem programas de cashback e descontos exclusivos.

Mais Opções

Qual a melhor forma de pagar o IPVA?

Próximo Cartão

Conta e cartão de crédito Linker: Vale a pena?

Mais opções para você

Buscando cartão

0