Como controlar as finanças pessoais no Excel?

22/06/2021 às 18:45
Faça o download da planilha Orçamento mensal do Estação e comece a fazer o controle das suas finanças pessoais no Excel

Publicidade

Desde o seu lançamento, em 1985, o Microsoft Excel ou como nós o chamamos, Excel já nasceu para facilitar nossa vida.


Publicidade

O Excel possui uma infinidade de recursos, funções e fórmulas. 

Trata-se de um programa, já incluso no conjunto do Microsoft Office, para criar planilhas, as quais ficam em linhas e colunas, como forma de uma grande tabela. 


Publicidade

O Excel é um software tão versátil que fica impossível dizer exatamente para que ele serve, uma vez que com ele é possível controlar e organizar informações e é perfeito para ajudar na rotina e no aproveitamento do tempo.

Sempre que se fala em Excel, lembramos de planilhas. E o que são elas?

As planilhas servem para organizar dados em linhas e colunas, de maneira a simplificar seu manejo e visualização. 

Em razão de sua utilidade e versatilidade, o Excel tornou-se um dos programas mais usados ​​no mundo dos negócios e, agora, é também muito usado de maneira particular, individual, a fim de apenas uma pessoa poder manuseá-lo para fazer orçamentos de despesas e gastos pessoais. 

Há também o Excel on-line, que é uma versão gratuita do editor de planilhas da Microsoft, no qual você pode criar, editar e baixar ou compartilhar arquivos sem precisar ter o software instalado no seu PC. 

Sabendo usar, a planilha de gastos é um importante instrumento para você não errar nos cálculos e não ultrapassar nas despesas.

Por isso, não há tempo a perder e você deve aprender como começar agora mesmo.

À primeira vista, você pode achar impossível usar uma planilha de gastos, mas, com o tempo, há o aperfeiçoamento da técnica, de modo que depois não quer mais saber de outra forma. O importante é saber que essa prática é vital para sua vida financeira. 

Como ter o controle da minha vida financeira?

Adquirir o controle de suas finaças é a melhor forma de ter uma vida financeira saudável.

Se você quer organizar suas despesas, de forma a permitir que, além de ter uma visualização ampla de todos os seus gastos, também possa fazer uma somatória, a fim de entender melhor o quanto ganha e como seu dinheiro está distribuído, a planilha de gastos  é a melhor maneira para fazer isso. 

Nada contra a outras formas de visualização e soma de gastos, como a tradicional caderneta, agenda, pois são formas legítimas de também organizar gastos.

Todavia, à medida que você passa a usar o Excel, você vai perceber como ele é muito mais prático, fácil e uma organizada maneira de arrumar seus débitos.

A planilha de gastos é pessoal, ou seja, não existe uma única e correta maneira de fazê-la. 

Uma de suas funções mais apreciadas é a de seu papel particularíssimo de se adequar  ao seu jeito, à sua despesa. Resumindo: ela será da forma como você acha que ela deve ser. 

Inicialmente você deve optar pela planilha mais simples. Depois, com experiência e aprendizado, poderá lançar mão de planilhas mais sofisticadas as quais permitem atribuir categorias aos gastos, de forma que você tenha somatórias parciais por tipo de despesa. 

E, assim, você vai conseguir até gerar gráficos e visualizar em que medida e onde gasta mais. Por exemplo: se num determinado mês foi o carro, o supermercado ou até perceber que, puxa vida, já há algum tempo que você gasta muito com energia elétrica. Que tal começar a economizar? Por isso o Excel caiu no gosto das pessoas. É possível você captar essas mensagens tão-somente visualizando sua planilha.

Benefícios de ter uma planilha de gastos

Com uma planilha de gastos você vai facilitar bastante o desempenho de sua vida financeira. Deste primeiro benefício derivam os subsequentes, como 

Entender como o seu dinheiro movimenta

Para onde seu dinheiro vai?, com uma planilha de gastos, você vai saber direitinho aonde seu dinheiro vai, como e porque, além de te indicar o que fazer, caso perceba que está perdendo grana. Dessa forma, você é livre para reestruturar o orçamento, equilibrá-lo e, quiçá, começar a investir.

Redução de custos

O pior cego é aquele que não quer ver, já diz o ditado. Por isso uma redução de custos é bem-vinda. Com uma planilha de gastos você tem maior controle de suas expensas. Assim, sempre que precisar, poderá reduzir despesas. 

Gastos fixos

São as contas que todo mês, religiosamente, você tem de pagar, sem choro e sem vela: luz, internet, água, gás, condomínio (feliz de quem não tem), dentre outras. 

Gastos variáveis

São aquelas despesas que acontecem vez por outra, como alimentação e, acredite, beber água fora de casa é gasto, presentes de aniversário, excessos na dispensa que muitas vezes ultrapassam a validade e você tem de jogar fora, compras por impulso, aceitar todas as promoções de seu cartão de crédito, dentre outros.

Numa planilha, com uma só olhada, você pode visualizar esses gastos e, assim, analisá-los e, a partir daí, decidir quais são realmente necessários e quais podem ser desprezados. 

É possível investir com  a ajuda de planilhas de gastos?

Claro que sim. As planilhas de gastos pessoais funcionam também como verdadeiras aliadas, se a sua intenção é economizar para investir.  

Muitas pessoas, ao se iniciarem com as planilhas, costumam separar um valor para investir todos os meses. 

Planilha de gastos para pessoas solteiras ou que moram sozinhas

Se é solteiro (a) ou mora sozinho (a), é possível fazer sua planilha, ainda que tenha uma despesa curta. De toda forma, se o que você quer é também investir, com pequena ou grande despesa a planilha de gastos é excelente para te ajudar a conter ou aumentar gastos e, da mesma forma, investir. 

Planilha para controle do orçamento familiar

Uma planilha do orçamento familiar engloba todas as despesas relacionadas a cada membro da família.

Nela é possível visualizar cada gasto, cada despesa, seja ele escola, planos de saúde, viagens, carro, dentre outros.

Por ser mais detalhado, pode ser que você ache difícil, mas não é. Pode talvez levar mais tempo para descrever todas as despesas, mas é fácil a geração de dados e, principalmente, a soma deles.

O fato é que todas as planilhas irão produzir relatórios completos e apontar todos os gastos de todos os membros da família, além de fazer comparações de despesas versus receitas. É simplesmente muito bom.

Atingir metas

Se o seu propósito é aproveitar o que a planilha de gastos pode lhe oferecer e, assim, criar metas para investir num negócio, realizar a compra de sua casa, fazer uma viagem por um período mais longo a um lugar mais distante e até mesmo se preparar para aposentar, com a planilha de gastos você vai se sentir impulsionado a fazer isso e, o melhor, vai conseguir atingir suas metas.

Outra coisa que muita gerente pensa e a planilha pode ajudar é criar um fundo emergencial. Ninguém conhece o futuro, e se você é daqueles que gosta de se precaver, vá em frente com a planilha.

Planejamento financeiro

Até aqui já sabemos que com uma única planilha, é possível fazer o controle de gastos mês a mês. O interessante é que, por meio de uma “aba” para cada mês, é possível fazer o planejamento mensal.

 Ou, ao contrário, se você prefere fazer tudo numa única planilha, só acrescentando o número de colunas, nas quais os gastos mensais são lançados, ficando assim tudo junto. 

Qualquer coisa, não se aflige. Dê início a sua planilha. Os detalhes, a forma, o que pôr e dispor será com o tempo que irá pegar a prática. O importante é começar a registrar.

Vantagens da planilhas de gastos

Agora que você já sabe como é possível montar uma planilha de gastos e que pode encontrar alguns modelos disponíveis na internet, está na hora de saber mais uma coisinha: as vantagens que ganha ao dominar uma planilha de gastos e como isso pode lhe favorecer. 

A começar pelo quanto será bom você manter as suas finanças pessoais em ordem.

Por conseguinte, saber fazer uma planilha de gastos bem feita é fundamental para a realização de um planejamento financeiro de sucesso. 

Ter paciência e disciplina para anotar todas as entradas, mesmo as pequenas, as ocasionais, as que podem acontecer apenas uma vez por ano, da mesma forma todas as saídas, até aquela excursão que a escola programou, a compra de um vestido para um casamento, chegando ao picolé da padaria, é preciso que todas se configurarem na planilha. Isso só acarretará em vantagens para você. 

Com isso, você é capaz de projetar os gastos e saber exatamente em quanto tempo as suas metas podem ser cumpridas. 

Assim, com esse método, sua planilha de gastos passa a ser usada também como uma planilha de orçamento e, doravante, sua vida financeira ficará mais organizada.

O Excel também te permite a inserir fórmulas e realizar contas personalizadas, além de você pode fazer projeções para o seu futuro. Sem falar da criação de gráficos customizados a partir de seus dados.

E uma última informação aqui do nosso texto: se você está cansado e quer deitar um pouquinho no sofá, antes de dormir, a caminho do trabalho, no metrô ou no Uber, você pode anotar, fazer suas projeções, anotações, pois, o Excel funciona no celular.

Viu só? agora você não terá nenhuma desculpa para preterir seu controle. 

Se você gostou do texto, deixe aqui seus comentários.

Até o próximo post.

Mais Opções

Cartão Banrisul Mastercard Black

Próximo Cartão

Conta digital Supera: abertura de conta rápida e sem consulta ao SPC e SERASA

Mais opções para você

Buscando cartão

0