Fiz um pix para a pessoa errada, e agora?

Autor: Estação

Atualização:


Será que é possível cancelar um pix que foi feito para a pessoa errada? Entenda o que fazer quando isso acontecer.
Como cancelar pix enviado errado

O PIX é o sistema de pagamentos criado pelo Banco Central que caiu nas graças dos brasileiros por ser fácil, rápido e prático.



No entanto, mesmo com toda a facilidade, muitos brasileiros se perguntam se é possível fazer o cancelamento da transação, caso ela seja enviada a uma pessoa errada.

É possível cancelar um PIX enviado à pessoa errada?

O PIX é uma transação instantânea que leva segundos para se realizar. Por esse motivo, não é possível realizar o cancelamento do PIX caso este seja enviado à pessoa errada.

Assim, todos os bancos orientam os clientes a ter bastante atenção antes de confirmar o envio do dinheiro via PIX.

Como proceder com a devolução do PIX?

Embora não seja possível fazer o cancelamento, o usuário pode recorrer ao MED – Mecanismo Especial de Devolução – liberado pelo Banco Central, no final de 2021.

O MED foi criado para facilitar a resolução de problemas em casos de fraudes ou até mesmo de falha nas operações dos bancos. Nesses casos, o cliente tem até 90 dias para solicitar ao banco de origem o ressarcimento do dinheiro.

A instituição que receber o pedido de ressarcimento se encarrega de descobrir a conta para a qual o dinheiro foi enviado. A partir daí, a conta descoberta deve ser bloqueada imediatamente.

Mas vale ressaltar que o Mecanismo Especial de Devolução é acionado somente em casos de fraudes e falhas nas operações bancárias.

Para os casos de desatenção por parte do cliente, o recurso não poderá ser utilizado.

PIX enviado errado significa dinheiro perdido?

 Alguns bancos oferecem o Suporte ao PIX.

Assim, o cliente precisa identificar as informações da pessoa por meio do comprovante de transferência e solicitar a devolução do dinheiro.

Este recurso encontra-se ativo nos aplicativos de alguns bancos.

No entanto, o cliente ainda precisa contar com a boa vontade de quem recebeu o pix indevido para realizar a devolução.

Mais Opções

Será o fim dos cartões de crédito sem anuidade? Entenda

Próximo Cartão

CPF na nota aumenta score?

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você