Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Publicidade

Atualizado: 9 setembro de 2021 às 17:55
Publicado: 13 agosto de 2020 às 07:32
Dicas de como aumentar o limite do cartão de credito. Aqui já vai uma dica: não se precipite!

O cartão de crédito é um grande aliado na vida da população brasileira. Isso porque traz segurança, praticidade, pouca burocracia. Especialmente nos momentos de crise, ter um cartão de crédito é uma boa opção para continuar fazer suas compras com facilidades de pagamento.


Publicidade

Entretanto, o limite do crédito nem sempre é o suficiente, inicialmente é geralmente baixo.

Neste momento de pandemia, em que muitas pessoas estão passando dificuldades financeiras, pode ser preciso aumentá-lo.

Após passadas as primeiras experiências com o limite inicial, é hora de aumentar o limite inicial. Se você tem condições disciplinadas, hora de solicitar ao seu banco ou Instituição Financeira.

Abaixo algumas dicas de como aumentar o limite do cartão de credito.

Entenda como funciona o cartão de crédito

Em primeiro lugar, é interessante saber como funciona um cartão de crédito e seu limite. Para evitar dívidas, as instituições disponibilizam esse limite levando em consideração, principalmente, a renda pessoal, condição de realizar o pagamento e histórico financeiro.

Após a análise, geralmente o primeiro limite de crédito do seu cartão é de 30% da sua renda mensal. Afinal de contas, a recomendação é que não gastemos mais de 30% da nossa renda mensal com pagamentos de dívidas.

Cartão de crédito é uma forma de realizar um empréstimo, mas com um prazo de pagamento de até 40 dias. Além disso, o cartão já chega em suas mãos com a taxa de juros e limite pré-estabelecidos pelo banco ou outra instituição financeira.

O que fazer para aumentar o limite?

Existem algumas dicas que podem te ajudar a aumentar o limite do cartão de crédito. Lembrando que a relação com a instituição também faz parte do processo para o aumento do limite.

Para começar, quando a instituição percebe que suas finanças estão mais controladas, ela costuma oferecer mais limite automaticamente, desde que haja a permissão para a liberação automática ao assinar o contrato.

Além disso, é essencial atualizar sempre a sua renda. Afinal, ela é um critério valioso para as instituições que fornecem o serviço de crédito. 

Portanto, se houver alguma alteração na sua renda mensal, é essencial informar à instituição para que ela entenda que sua situação financeira melhorou. Assim, será mais fácil aumentar o seu limite.

Usar sempre que puder o seu cartão de crédito também é uma excelente maneira de conseguir um aumento no seu limite. 

Porém, também é fundamental não atrasar o pagamento. Pois assim, a instituição financeira entenderá que você consegue usar e arcar com o limite disponibilizado que já possui.

Contudo, não é apenas o pagamento da fatura do cartão que influenciará no aumento de limite. Pagar suas demais contas em atraso também pode te atrapalhar a obter um aumento no limite do cartão.

Quando falamos sobre crédito, o assunto Score de crédito é muito pautado. Afinal de contas, ele é o índice que auxilia a grande maioria das instituições tanto na liberação, quanto no aumento de limites. 

Por isso, mantenha sempre uma boa pontuação, mesmo que não possua dívidas. Contudo, caso seu score seja baixo, pagando contas em dia, atualizando seus dados na Serasa e limpar seu nome, pode ajudar a aumentar seu score de crédito.

Mantenha sua renda atualizada

Vamos à primeira dica de como aumentar o limite do cartão de crédito é deixando a sua renda mensal sempre atualizada. Qualquer instituição só irá conceder o aumento mediante a comprovação de renda.

As principais formas de comprovar a sua renda:

  • Holerite/contracheque;
  • Decore;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração de Imposto de Renda.

Faça essa atualização anualmente com IR, pois se o seu banco estiver com dados antigos, possivelmente não aceitará o seu pedido, com seu IR será automaticamente.

Atualize a sua renda ao banco

Sua renda mensal é um dos critérios que todos os bancos e instituições utilizam para definir o limite de crédito. Por isso, é importante que você tenha formas de comprová-la.

Se a sua renda subiu-nos  últimos meses, a possibilidade e bem maior de conseguir um aumento de limite. Por isso, lembre-se de sempre manter esse dado atualizado. Quanto maior a sua renda, maior será também o seu limite de crédito.

Já nos bancos digitais é possível solicitar um novo limite dentro da própria plataforma.

Os requisitos da aprovação automática não são conhecidos, porém, não custa nada tentar.

Dentro do aplicativo, na sessão do cartão de crédito, clique em “limite disponível”. Selecione a opção “pedir aumento do limite total” e coloque o valor requerido.

Coloque um valor maior do que atual, mas que não seja muito acima da sua renda cadastrada.

Pague a fatura até a data de vencimento

Se os seus pagamentos estão em dia, e um diferencial que muito vai auxiliar a conseguir um limite maior.

O histórico com as informações de todos os seus pagamentos e atualizado em constante por seu banco ou instituição, e de conhecimento se você tem um padrão negativo ou positivo de pagamento. Se você sempre paga suas faturas até a data limite, possui grandes chances de ter o limite aumentado.

Qualquer emissora de cartão de crédito libera mais crédito de acordo com a confiabilidade dos usuários.

Um dos principais fatores que determinam se um cliente é confiável ou não é se paga as contas em dia.

Caso seja necessário, troque o dia de vencimento para uma data em que o pagamento fique mais tranquilo.

Aumente o seu score de crédito

O score de crédito é um índice de pontuação disponibilizado pelo SPC e Serasa, você pode conferir em diversos sites de bancos ou instituições financeiras, basta inserir o seu CPF.

Essa pontuação varia de 0 até 1000 e considera fatores como a idade, a renda mensal e registros do SPC e Serasa.

Quanto maior o seu score, maior a chance de você conseguir um limite maior de crédito.

Como aumentar seu score? E muito simples, pague suas contas em dia, mantenha atualizada sua comprovação de renda e tenha contas no seu próprio nome.

Para liberar créditos, empréstimos e financiamentos As empresas seguem esse score na hora de determinar o quanto será liberado e se será, então procure ao máximo manter seu score com uma boa pontuação.

Use o cartão para a maioria das despesas

Ao usar seu cartão de credito para pagar suas despesas, contas, compras online e em lojas físicas, seu perfil fica apto Os bancos aumentarem o seu limite conforme a sua necessidade.

Por isso, se você usa bastante o seu cartão de crédito, eles tendem a aumentá-lo.

Ao pagar a maior parte das suas despesas com ele e use boa parte do seu limite atual.

Mas lembre-se, não estoure o limite atual, o seu banco pode interpretar isso como uma dificuldade com a sua saúde financeira.

Dicas extras

Concentrar suas despesas no seu cartão de crédito e, consequentemente, usar todo o limite disponível no mesmo, fará com que a instituição financeira responsável pelo seu cartão entenda que você é um cliente preferencial, e que o limite de crédito que já possui não está condizente com o seu perfil de cliente. 

Mas lembre-se: manter um padrão de bom consumidor não te garante o aumento no seu limite imediato, mas, com certeza, serve como um ótimo indicador.

Transferir todos os seus limites para seu cartão de crédito pode ser uma alternativa muito interessante. Se você tem cartão de banco, é possível transferir o limite do seu cheque especial para o cartão de crédito.

Assim como outros limites, como empréstimo pré-aprovado, CDD ou linhas de crédito de curto prazo, também podem ser adicionadas ao seu cartão de crédito caso você solicite.

Pode-se tentar a disponibilização de aumento do limite do cartão de crédito solicitando diretamente à instituição. Contudo, não há garantias de que a instituição irá acatar o seu pedido.

É cobrado para aumentar o limite do cartão de crédito?

Os bancos não podem te cobrar taxas por qualquer motivo, eles somente podem te cobrar caso haja saque, anuidade, segunda via de cartão de crédito e, por aumento não previsto de crédito.

A instituição financeira também pode cobrar pelo aumento emergencial de crédito. Usa-se a palavra emergencial, quando você ultrapassa o limite do cartão de crédito em uma determinada compra.

A instituição pode cobrar uma taxa pelo excesso de gastos, contanto que não haja um pedido de aumento de crédito prévio. Sendo assim, a menos que não seja essa situação, o banco não pode cobrar pelo aumento do limite do cartão de crédito.

Caso haja cobrança por algum outro motivo além do que citamos acima, seja por tarifas de atualização de cadastro, tarifa de emissão de boleto ou fatura e serviços essenciais, você pode ir atrás dos seus direitos através de defensorias públicas ou Procon, por exemplo.

Quanto tempo leva para aumentar o limite do cartão de crédito?

O tempo que a instituição leva para aumentar o limite do cartão de crédito depende do perfil de cada consumidor, e também de cada banco. E pode levar de alguns dias a até 6 meses para que o banco atenda à sua solicitação de aumento do limite.

O que atrasa o limite do cartão de crédito?

As instituições sempre realizam uma análise de crédito baseada na sua renda mensal. Por isso, algumas atitudes podem te prejudicar na hora de pedir um novo limite. Por isso, é importante evitá-las, para ajudar a facilitar o processo e, possivelmente, torná-lo mais rápido.

Enfim, algumas situações que podem atrasar o limite do cartão de crédito é usar pouco o mesmo, parcelamento de faturas, queda de renda mensal, queda no score de crédito, atrasar o pagamento das faturas, dentre outros.

Mais Opções

O que é melhor: pagar o mínimo do cartão ou parcelar?

Próximo Cartão

Cartão e conta corrente BS2: Review Completo

Mais opções para você

Buscando cartão

0