Bancos tradicionais x bancos digitais: Como escolher o banco certo?

26/11/2020

Em síntese, a principal diferença entre eles está nos serviços online e presencial.

Anúncios

Segundo um estudo da iProspect mais de 73% de brasileiros usam os meios digitais para fazer suas transações e 81% estão dispostos a mudar sua conta principal para os bancos digitais.

Anúncios

Mas, por que as pessoas estão migrando para as contas digitais e como escolher uma? Continue lendo e descubra!

Anúncios

A diferença entre Banco Tradicional e Digital

Os bancos tradicionais são os populares “bancões”, sendo as maiores instituições financeiras do país e possuem uma estrutura física para atendimentos. Assim, podemos citar como exemplos de bancos tradicionais o Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil e outros.

Anúncios


A grande vantagem desses bancos é o relacionamento próximo com gerente, investimentos mais seguros, rede de caixas eletrônicos e um portfólio maior de serviços. Quanto às finanças empresariais, os bancos tradicionais ainda possuem a melhor estrutura para atender empresas do que as fintechs

Anúncios

Enquanto isso, os bancos digitais nasceram na internet e toda sua operação é feita por app ou site. Ou seja, não há estrutura física, como agências, que o cliente precisa ir para resolver pendências. 

É tudo na palma da mão, desde a abertura de conta até o pagamento de boletos, faturas e a solicitação de empréstimos. Além disso todo o atendimento é feito por chat ou e-mail. Assim, a grande vantagem são serviços personalizados, rápidos e com menor custo e a comodidade de poder resolver tudo sem ter que ir até a agência.

Anúncios


Por isso, banco digitalizado não é a mesma coisa que banco digital. Nesse sentido, a maioria dos bancos tradicionais possuem app e internet banking, mas não podem ser chamados de digitais, pois ainda possuem a estrutura física de atendimento que o cliente precisa ir.

Anúncios

Assim, o problema dos bancos tradicionais está na burocracia e alto custo. Já os banco digitais tem a desvantagem de oferecerem poucos serviços e serem complicados para pessoas com pouca afinidade com a tecnologia.

Como escolher entre o banco digital e o tradicional

Anúncios


Em geral, você precisará avaliar: os serviços oferecidos e seus custos e tarifas (contrate apenas o serviços que você usa), veja a opinião de clientes em sites como ReclameAqui e avaliações no Google Play e App Store.

Anúncios

Segundo um estudo da Deloitte, encomendado pela FEBRABAN, mais de 60% das transações bancárias são feitas pelos meios digitais. Ainda no mesmo estudo, o mobile banking e internet banking tiverem um crescimento em 2019 de 66% e 121%, respectivamente.

Ou seja, cada vez mais as pessoas e empresas estão optando pelos canais digitais para realizar suas rotinas financeiras. Os principais motivos dessa mudança são as menores tarifas (ou nenhuma, como os cartões sem anuidade), agilidade e rapidez para resolver tudo na palma da mão e o atendimento personalizado e rápido.

Anúncios


Anúncios

Com as transações financeiras são executadas e armazenadas na internet, preocupações com a proteção de dados se intensificam. Nesse sentido, precisamos saber que há diversas leis de cibersegurança, a mais recente e completa é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Então, independente de banco tradicional ou digital, seus dados precisam ser protegidos e o uso deles precisa ser comunicado de forma fácil e clara. Esse é um fator importante que você precisa avaliar na escolha do seu banco. 

Por fim, sua decisão entre banco tradicional e digital será baseada nos serviços que você necessita e custos que você está disposto a pagar, tendo em mente que as contas digitais ainda são um pouco limitadas — mas, esse quadro está mudando rapidamente.

Anúncios


Quais são os bancos digitais e o que eles oferecem?

Enfim, os benefícios dos bancos digitais são vários, como a rapidez de atendimento, menores taxas, cartão de crédito sem anuidade, resolver tudo pelo aplicativo e de qualquer lugar.

Contudo, os apps não são apenas para você fazer suas transações e acabou. Por exemplo, o app da Next, conta digital do Bradesco, possui o serviço de pagamentos, investimentos, empréstimos e cartões, além de oferecer funcionalidades de objetivos e planejamento financeiro para você cuidar das suas finanças.

Essas contas digitais estão ganhando cada vez mais clientes. O Nubank, um dos principais bancos digitais, recentemente superou a marca de 30 milhões de contas na sua plataforma oferecendo cartão de crédito/débito e uma conta de pagamentos.

Anúncios


Diferentemente do Nubank, o banco Inter é uma plataforma completa com mais de 6 milhões de clientes. Pelo aplicativo você consegue: fazer pagamentos e transferências, investir em fundos, ações e renda fixa, cartão de crédito sem anuidade, seguros e muito mais.

Completando nosso rol de principais bancos digitais temos o Neon, que também possui cartão sem anuidade, zero taxas e opções de investimento.

Ademais, o Neon adquiriu o app Mei Fácil, assim quem for MEI consegue gerenciar toda sua rotina financeira e emitir notas com o mínimo de custo e com agilidade pelo celular.

Anúncios


Cartão Nubank

O Nubank é instituição financeira que utiliza design e tecnologia para que você possa ter controle de sua vida financeira com apenas alguns cliques.

O Nubank cresceu muito. Hoje, a empresa conta com mais 12 milhões de usuários, é aceito em cerca de 30 milhões de estabelecimentos pelo mundo e é recomendado por 9 entre 10 de seus clientes.

Anúncios


Anúncios

Além da isenção de anuidade, a fintech ainda se destaca pelo excelente atendimento pessoal de cada usuário do roxinho mais famoso da atualidade.

O Nubank é uma empresa que usa a tecnologia e design para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Cartão Inter

Anúncios


Com a comodidade na hora de transações e com todos seus serviços oferecidos de forma digital, on-line, o cartão Inter – disponível para IOS e Android – coloca na palma de sua mão uma série de serviços e anuidade gratuitos, além de oferecer as menores taxas, quando cobradas.

Ademais, o cartão Inter é múltiplo, tanto físico quanto virtual, com as funções débito e credito – se for o caso – aprovadas. O Banco Inter também está disponível em seus canais de atendimento 24 horas para melhor servir seus clientes.

Anúncios


Cartão PicPay

O PicPay vem se popularizando cada vez mais. É um aplicativo que existe para transações gratuitas.

Basicamente, é uma rede social de pagamentos: todas as transferências e pagamentos realizadas são feitas instantaneamente, e notificações são enviadas para quem paga e quem recebe.

Anúncios


Ele também possui o sistema de cashback: basta realizar algum pagamento para ter uma porcentagem de volta desse valor.

O saldo vai se acumulando e, eventualmente, fica disponível para realizar outros pagamentos, para outras pessoas.

Contas e boletos também podem ser pagos com o dinheiro conquistado através dessa ferramenta.

Anúncios


Anúncios

Eu Quero um Cartão

Anúncios



Anúncios