Se você já tem um cartão de crédito, sabe que o limite é o conceito principal desse serviço. Basicamente, o limite funciona como um empréstimo que você pega com o banco e depois o reembolsa. Por isso, é importante usá-lo com responsabilidade e planejamento, evitando as dívidas.
Caso você seja um consumidor adepto aos cartões de crédito e precise de uma quantia maior disponível, este artigo é para você: vamos te explicar como você pode fazer para aumentar o seu limite.
👉 Clique aqui para conferir as 10 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito
Por que não consigo aumentar o limite do meu cartão de crédito?
Antes de partir para a ação e buscar por soluções diretas que prometem aumentar o seu limite, é importante entender quais comportamentos impedem que ele seja alterado.
O motivo mais comum é a incompatibilidade do limite com a renda: por exemplo, se você não mantém a sua renda atualizada junto ao banco, as análises da instituição podem concluir que você não terá condições de realizar o reembolso pelo limite.
Além disso, é importante ficar atento a outros aspectos que também são analisados pelo banco durante a concessão de limite, de modo a manter as suas finanças organizadas pelo cumprimento de tais condições.
Afinal, o que o banco leva em consideração para decidir se posso ou não aumentar o limite do cartão de crédito?
Como explicamos no tópico acima, o aumento do limite do cartão de crédito depende da análise de alguns fatores pelo banco emissor. Eles são, principalmente:
- Renda pessoal
Como o próprio nome já diz, o banco analisa a sua renda mensal para ter certeza de que você poderá efetuar o pagamento das faturas sem maiores problemas.
- Capacidade de pagamento
A capacidade de pagamento está relacionada à sua renda e ao seu comportamento como consumidor. É importante evitar dívidas e inadimplências para obter bons resultados na análise desse quesito.
- Comprometimento da renda
Fique atento ao modo com o qual você usa seu dinheiro! Se você deseja aumentar o seu limite, precisa mostrar ao banco que você tem um bom poder de compra.
- Histórico de pagamentos
Esse aspecto ressalta a importância de sempre acompanhar o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, e manter o pagamento das outras dívidas em dia.
Em alguns casos, o banco pode solicitar documentos para tornar a verificação ainda mais sólida: muitas vezes, são analisadas as últimas transações do extrato da conta-corrente e a comprovação de renda, por exemplo.
Geralmente, para que haja a primeira concessão de limite, assim que você solicita o serviço de crédito, os bancos levam em consideração a sua renda mensal e fixam o seu limite disponível em um valor equivalente a 30% dela.
Por exemplo, se o banco sabe que você tem uma renda mensal de R$1500, o mais provável é que o seu limite inicial seja de R$450.
Como é feito o aumento do limite do cartão de crédito?
Esse processo pode ser realizado de duas maneiras:
- Aumento automático: é o que acontece quando a instituição financeira analisa as suas transações e decide pelo aumento. Para que isso aconteça, é necessário deixar a autorização para o serviço.
- Solicitação junto ao banco: essa maneira de aumentar o limite requer uma solicitação junto ao banco, que pode ser realizada pelo internet banking ou em contato com o gerente da conta.
Em ambos casos, o princípio de análise é o mesmo.
10 dicas para te ajudar a aumentar o limite do cartão de crédito
Para que você consiga aumentar o seu limite, de forma automática ou não, é imprescindível que você se atente aos quesitos que já explicamos acima. Em suma, é importante que você cultive uma boa relação com o seu dinheiro, mantendo os pagamentos em dia e as informações bancárias sempre atualizadas, por exemplo.
Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:
1. Pague as faturas em dia
Ao pagar as suas faturas em dia, o banco entende que você não está passando por problemas financeiros e, assim, te considera elegível a um aumento do limite de crédito.
Por isso, priorize o pagamento das suas despesas, mantendo-as sempre em dia.
2. Use o cartão no dia a dia
Usar o cartão para compras mais básicas, como no pagamento de deliverys, demonstra que você tem poder de compra.
Além disso, é importante que você movimente a sua conta na função débito. Assim, o seu relacionamento com o banco será mais profundo.
Você também pode adotar as seguintes medidas:
- Receber seu salário no banco emissor,
- Pagar boletos com a conta,
- Cadastrar seu Pix na conta,
- Realizar Transferência (TED, DOC, Pix),
- Fazer recarga de celular.
3. Mantenha a renda atualizada
Caso ocorra um aumento do seu salário, por exemplo, solicite uma atualização de renda: o banco considera esse fator ao conceder o aumento do limite.
Para atualizar a sua renda, procure no app ou internet banking “seu perfil” e, posteriormente, “declaração de renda”.
4. Use, com responsabilidade, todo o limite disponível
Ao usar todo o seu limite disponível, o banco conclui que você consegue assumir a responsabilidade pelo pagamento do seu limite.
Assim, é importante que você use essa forma de pagamento cotidianamente.
Essa dica é válida mesmo se você tem um limite de 50, 100 ou 200 reais. O importante é começar a usá-lo e mostrar para o banco que você é um bom pagador.
As instituições financeiras costumam reavaliar e conceder mais limite logo nos primeiros 3 meses de uso, por isso esses primeiros meses podem ser os mais importantes para usar ao máximo seu cartão.
5. Ative o limite automático
Quando você ativa essa função, o banco aumenta o seu limite automaticamente, sem a necessidade de solicitação.
6. Aumente o score
Score, em inglês, significa “pontuação”. Ou seja, é uma pontuação que você recebe que demonstra se você é um bom pagador ou não.
Nesse sentido, quanto maior for sua pontuação, maiores suas chances de conseguir, por exemplo, um cartão de crédito com limite maior.
7. Transfira o limite
Lembre-se de concentrar os seus limites em um único cartão! Isso é importante porque, como explicado anteriormente, é interessante movimentar o seu cartão sempre que possível.
8. Pague adiantado
Ao realizar o pagamento adiantado da fatura, o banco entende que o limite disponível não é o suficiente para um ciclo mensal. Assim, as suas chances de aumentar o limite são maiores.
9. Solicite mais limite logo após pagar a fatura
Quando você solicita mais limite após pagar a fatura, o banco entende que você é um bom pagador e que, por isso, está apto a um aumento de limite.
10. Faça investimentos no seu banco emissor
Se você é um investidor, priorize o banco emissor do crédito para investir. Isso é importante porque, atualmente, os bancos costumam associar o seu limite à quantidade de dinheiro que você tem investido na instituição.
Conclusão
Agora que você sabe mais sobre o aumento do limite do cartão de crédito, já entendeu que, para obtê-lo e, mesmo mantê-lo, é necessário ter as suas finanças sob controle. Você pode conferir esses artigos e saber como:
- Serasa Score: saiba como aumentar seu score,
- Como manter o cartão de crédito sob controle,
- Controle financeiro: como organizar o seu salário
- Entrei no crédito rotativo, e agora?