4 Aplicativos para controle financeiro

15/09/2020 às 18:10
Descubra os 4 melhores aplicativos de finanças pessoais.

Publicidade

Em meio caos que se encontra os dias atuais, é muito complicado ter uma boa gestão financeira, este é um processo de transmissão de conhecimento que nos leva a desenvolver habilidades para que possamos tomar decisões fundamentadas e seguras, melhorando o gerenciamento de suas finanças pessoais.


Publicidade

Além de ser uma tarefa difícil, é fácil notar que não fomos educados para realizar tal gestão da nossa renda, nossas população não está capacitada para tomadas de decisões no setor financeiro, o grande desafio é conseguir que sobre dinheiro no final do mês.

É muito comum pessoas por não ter uma boa organização financeira, adquirir bens além do que a sua renda permite pagar, ou seja, compras feitas sem planejamento e responsabilidade.


Publicidade

Uma boa dica para dar inicio a uma organização financeira é fazer uma anotação com todas as despesas e receitas, fazendo isso, pode-se ter a grosso modo, uma ideia do quanto está positiva ou negativa a suas finanças, é trivial dizer que se estiver entrando de receita um valor menor do que o que as suas despesas, quer dizer que suas finanças não vão indo bem.

Algumas organizações privadas, bem como a Bovespa, e algumas empresas e bancos desenvolvem práticas para minorar essa lacuna e orientar os clientes e usuários dos seus produtos, porém não supre a demanda e o défice da gestão financeira se tratando da população brasileira como um todo.

Quando estes gastos e receitas são listados, pode-se fazer uma análise e cortar desta lista, despesas que ultrapassam o limite, que é o valor da receita.

O mais recomendado é que se guarde pelo menos 30% do valor da receita, porém essa realidade é bem diferente na vida dos brasileiros.

Quando se aprimora capacidade de fazer uma boa gestão financeira, os indivíduos tornam-se mais integrados à sociedade e mais atuantes no âmbito financeiro, a final de contas, quem não quer chegar no fim do mês com a conta positiva, isso proporciona um bem-estar e uma sensação de controle.

Mudanças tecnológicas, regulatórias e econômicas elevaram a complexidade dos serviços financeiros, porém existem recursos que podem vim a otimizar, ajudar a gerenciar e organizar seus gastos pessoais, há diversos aplicativos para plataforma Android, iOS e Windows Phone.

Em tempos atrás se utilizava muito a gestão pessoal de gastos em caderno, agendas, ou até mesmo em uma simples planilha de Excel, mas com o grande avanço das tecnologias, os apps hoje em dia são cada vez mais funcionais, e presentes no cotidiano do ser humano, a interação com os aplicativos vieram com tudo, é uma realidade que veio pra suprir as demandas organizacionais e financeiras.

Dentro desta perspectiva de apps, podemos citar nomes bem populares entre eles, por exemplo:

Finance

O  Finance é um app bem completo se tratando de ter um bom controle das suas finanças, ele esta disponível para a plataforma Android e iOS o mesmo te ajuda a gerenciar as suas demandas financeiras pessoais, a interface dele é toda em português e é muito prático, é possível fazer uma gestão de contas bancárias e administrar os gastos realizados no cartão de credito cadastrado no aplicativo.

GuiaBolso

Com o GuiaBolso pode-se conectar à sua conta corrente para auxiliar a gastar de forma eficiente o seu dinheiro.

O mesmo tem parceria com os bancos Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC, é bem intuitivo de se mexer, após inserir sua senha eletrônica o GuiaBolso já vai está pronto para que possa te auxiliar com os gastos mensais, de maneira segura e confiável.

Uma curiosidade é que o GuiaBolso mostra gráficos demostrando de maneira mais clara para onde está indo o seu dinheiro e emite alertas para que se tenha um melhor controle dos seus gastos.

Mobills

O Mobills tem uma série de soluções inteligentes, ele é capas de realizar relatórios personalizados, gráficos, isso tudo de maneira automatizada, deixando assim a experiencia com o usuário mais personalizada e interativa. Vale mencionar que ele tem dois tipos de planos, o gratuito e o plano premium.

A versão gratuita tem lançamentos limitados, sincronização na nuvem, gerenciamento de contas, despesas e receitas já a premium tem todas as funções acimas, recurso de gerenciamento de cartão de crédito e extratos detalhados, é possível também exportar e importar dados de outras planilhas como do excel, por ser um recurso muito utilizado se torna interessante adquirir essa versão premium.

Vale citar que o Mobills ao contrário do GuiaBolso não tem a opção de se conectar com a sua conta do banco, visto que todos os lançamentos de saídas e entradas financeiras são lançadas de forma manual, e aí sim podemos contar com toda parte automatizada do aplicativo.

De certa forma, o aplicativo joga parte do trabalho de lançamentos para o usuário, porém para aqueles que são mais reservados e receosos e tem-se a preocupação de terceiros acessando seus dados bancários, pode-se enxergar como uma qualidade.

Organizze

O Organizze tem a sua interface muito vistosa e refinada, dentre os outros citados talvez ele seja o mais fácil para se usar, as funções deles são bem parecidas com as dos seus concorrentes. Para acessar basta o usuário criar sua conta ou se conectar às suas contas bancárias, informar o saldo disponível, é possível conectar os cartões de créditos junto as contas.

Assim como o Mobills, as entradas e saídas devem ser lançadas manualmente em cada umas dessas contas ou cartões. Um recurso bem interessante é configurar contas fixas, como água, luz, internet, faculdade dentre outras para serem pagas automaticamente, facilitando muito a vida dos usuários.

Se tratando de educação financeira, existem diversas maneiras de cada um se organizar, a proposta é expor maneiras e soluções práticas para gerenciar as finanças pessoais, porém cabe cada um estudar e encontrar uma maneira que melhor atenda às suas necessidades.

A educação financeira no Brasil se encontra em estágio de desenvolvimento, é um assunto muito pouco abordado nas escolas, faculdades e ensinos familiares, somo mau educados se tratando de educação financeira, cabe a cada um estudar, se envolver e desfrutar de todas as qualidade que um boa gestão financeira pode nos proporcionar.

Mais Opções

Empréstimo rápido: 6 recomendações

Próximo Cartão

Quais são os tipos de investimentos financeiros?

Mais opções para você

Buscando cartão

0