Como funciona a antecipação de recebíveis?



Publicidade

Afinal, o que é a antecipação de recebíveis? Publicidade Ao olhar o cenário econômico atual, percebe-se certa dificuldade de muitos empreendedores para manter as operações financeiras ativas. Se você é um desses empreendedores que sofre com a retração na economia…

Afinal, o que é a antecipação de recebíveis?



Publicidade


Ao olhar o cenário econômico atual, percebe-se certa dificuldade de muitos empreendedores para manter as operações financeiras ativas.

Se você é um desses empreendedores que sofre com a retração na economia e com a baixa em suas vendas, este post irá lhe ajudar bastante, pois vamos falar sobre antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis é uma forma de você evitar a estagnação da sua empresa e, consequentemente, no surgimento de dívidas. Dessa forma, ao optar pela antecipação de recebíveis, você cria uma forma de “fugir” desses problemas econômicos. 

A antecipação de recebíveis é um procedimento legítimo que permite a você e a sua empresa ter adiantamento de valores, baseado em suas vendas a prazo, parceladas no cartão de crédito e cheques pré-datados que recebe eventualmente de seus clientes.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis irá permitir que você possa lidar com obrigações financeiras, tanto em curto ou em longo prazo. 

Muitas empresas optam por recebíveis executados por meio de um nota fiscal, uma vez que a maior preocupação de um empresário é conseguir estabelecer prazos de recebimento das vendas e garantir as outras obrigações financeiras que seu negócio requer diariamente. 

A título de exemplificação: você fecha um excelente negócio com determinado cliente. Todavia,  o cliente lhe pede prazo entre trinta e sessenta dias para realizar todo o pagamento. Tudo bem, você aceita o prazo e faz a negociação. Afinal, se o cliente é bom e o negócio excelente, todo empresário oferece prazo para pagamento. 

No entanto, ocorre que na mesma época, você também precisa adquirir determinado maquinário para sua empresa e, como você ofereceu prazo ao cliente está sem capital para comprar o equipamento. O que fazer? você não pode esperar o prazo de sessenta dias que deu àquele cliente.

É nesta hora, que  você pode solicitar a antecipação de recebíveis. isso porque, além de ter um bom dinheiro para receber, é preciso também fazer a compra do maquinário. 

Qual será o seu procedimento? você pode lançar mão de uma antecipação, uma vez que tem capital para entrar na sua empresa. São para esses momentos que a antecipação de recebíveis pode ser o fator  de auxílio para sua empresa.  

Outro exemplo e este quem nos dá é o Banco Central. Segundo dados da autarquia, em meados de 2019, ocorreram aproximadamente 36 bilhões de antecipação, ou seja, o número chegou a ser 20% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Essa é uma boa notícia, porque de um lado houve aumento no consumo, as pessoas têm comprado mais e de outro também os empresários buscam por mais crédito. 

Você vai perceber que, em relação a outras linhas de crédito, uma das vantagens da antecipação não é pegar dinheiro emprestado de bancos, por exemplo. O que ocorre é que você, como empresário, está lançando mão de recursos de sua própria empresa. Tudo bem que esteja antecipando o que iria ganhar, mas é uma maneira legítima e não tão difícil como poderia ser com  financiamento em bancos.

O que na verdade abriu o caminho para esse tipo de negociação, ou seja, para a antecipação do recebíveis foram as fintechs. Isso porque antes das fintechs não era muito comum a antecipação dos recebíveis. 

De forma simplificada, a antecipação de recebíveis é um recurso que você tem para adiantar o recebimento de valores que só chegariam até você talvez meses mais tarde.

Esse tipo de recurso deixa você e a maioria dos empresários aliviados, uma vez que, por meio desse tipo de operação, é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo e parceladas.

E, assim, o caixa ficará provido, e a sua empresa ficará numa posição de poder cobrir despesas mais urgentes do negócio, sem necessidade de contrair dívidas, buscando empréstimos.  

Agora observe como funciona a antecipação de recebíveis: 

São três as empresas que fazem a antecipação de recebíveis: bancos, factorings e FIDCs.

Bancos: como são os que mais atuam no mercado financeiro, a vantagem de adiantar os recebimentos por meio de um banco está na razão de que sempre todo e qualquer empresa tem um banco com o qual se relaciona. Dessa forma, é mais tranquilo fazer a antecipação de recebíveis com o seu banco.

Factorings: empresas cuja especialidade é a antecipação de recebíveis. Com as factorings, você mantém a antecipação de recebíveis de forma mais direta pois é com isso que elas trabalham, de maneira que a aprovação é mais rápida, todavia, você pode encontrar taxas um pouco maiores que as dos bancos. 

FIDCs: Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios – FIDC funcionam de maneira bem simples. A FIDC trabalha como uma união de diversos investidores que compartilham do mesmo objetivo que é unir seus recursos em um investimento comum a todos. Para isso acontecer, é preciso que seja destinada uma parcela de, no mínimo, 50% do patrimônio líquido a aplicações em Direitos Creditórios. 

São empresas que administram e usam a antecipação de recebíveis com a intenção de equilibrar o tipo de aplicação que o fundo lhe oferece. Segundo especialista, o fundo é uma maneira vantajosa, caso você queira buscar este serviço. As taxas deste fundo de investimento são boas, competitivas, e há menos burocracia do que em bancos, por exemplo. Outra coisa, o fundo não cobra Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF.

Se você deseja fazer uma antecipação de recebíveis, é necessário preencher um cadastro na empresa escolhida, aguardar o crédito ser aprovado pela instituição financeira e, a partir daí seguir as regras que confere à antecipação, como: respeitar o valor mínimo das operações. 

A propósito, a fim de que a cobrança seja validada, é preciso que ela tenha sido realizada mediante cheques ou duplicatas. Todavia, é possível também que você consiga a antecipação por meio de vendas feitas por cartão de crédito.

Vale acrescentar que a antecipação de recebíveis geralmente fica disponível em sua conta por um período de até sete dias. Depois desse prazo ocorre o repasse.  

É importante dizer também que você deve estar atento às taxas que são cobradas. Verifique também o prazo para o repasse e como é a burocracia e as regras de cobrança, caso ocorra de você atrasar com alguma parcela.

A antecipação de recebíveis não é empréstimo. É apenas uma antecipação de uma série de operações contábeis que ser referem a uma cobrança de um cliente.

Fazer a antecipação de recebíveis é simplesmente trocá-los por valores que a empresa teria, só que com mais rapidez. Um recebível futuro torna-se um ativo, convertido em dinheiro novamente. Claro que essa  transação ocorre mediante um percentual de desconto em cima do valor do recebível.

Você poderá sempre que necessário recorrer à antecipação de recebíveis, principalmente quando seu caixa precisar de capital. Dessa forma, você evita o pagamento de juros. 

O que é a taxa de antecipação?

Se a sua empresa pode fazer a antecipação de recebíveis é muito bom. E saiba que não há muita diferença com outras transações financeiras, além, é claro, a burocracia e o valor das taxas. Além disso, o prazo de liberação do recurso gira em torno de até sete dias úteis.

Em relação às taxas, provavelmente você vai perceber uma variação de percentual, se se considerar a soma dos custos e o tipo de relacionamento que possui com a instituição. 

Há cobranças que levam em conta apenas a taxa percentual de desconto de cada título, outras, porém, poderão cobrar uma tarifa fixa a cada título antecipado, além da tarifa de transação, de antecipação e taxa de IOF.

Acerca do cálculo, ele é realizado a partir de uma taxa de desconto referente a trinta dias, e a cobrança irá obedecer à quantidade de dias que você antecipou cada parcela.

Nesse sentido, você deve, inicialmente, descontar a taxa administrativa do valor total da venda. Em seguida, proceder com a divisão do novo valor pela quantidade de parcelas que a venda foi feita. Finalmente, está na hora de você realizar o desconto da antecipação.

A antecipação de recebíveis é uma oportunidade de crescimento. É também uma maneira que permite que a sua empresa produza mais, faça mais vendas sem dor de cabeça, se preocupação com os recebíveis de longo prazo.

Ademais, os recursos que já são da empresa se tornam oportunidades de crescimento e investimento, sem contar com empréstimos para isso.

A antecipação de recebíveis é uma forma simples e segura de investir no crescimento do seu negócio e da sua empresa em todos os aspectos. 

Mais Opções

Capital de Giro: guia completo para sua empresa

Próximo Cartão

Cartão de crédito FortBrasil

Mais opções para você

Buscando cartão