Alteração no atendimento presencial no INSS; saiba o que mudou

Autor: Estação

Atualização:


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudou as normas do atendimento presencial; fique por dentro
O que muda no atendimento presencial do INSS

No dia 29 de junho de 2022, foi publicada uma portaria no Diário Oficial que descreveu as alterações sofridas pelos processos de atendimento presencial nas unidades do INSS.



De acordo com a nova medida, o Registro Geral – RG – do segurado doente com mais de 60 anos será aceito no ato do requerimento, mesmo que a Carteira de Identidade seja antiga.

Antes dessa mudança, o segurado devia emitir um novo documento de identificação ao dar entrada no benefício. Além de complicar a vida de pessoas mais vulneráveis por causa da idade e/ou das condições de saúde, esse processo atrasava a aprovação do abono, 

Essa alteração entrou em vigor hoje, dia 04 de julho de 2022.

“Para a pessoa enferma ou com idade a partir de sessenta anos não poderá ser negado validade da Carteira de Identidade, mesmo que o documento apresentado contenha alteração das características físicas do titular que gere dúvida fundada sobre a identidade ou alteração significativa da assinatura, nos termos do parágrafo único do art. 16 do Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022,”

é o que prevê a Portaria 1027, publicada no DIário Oficial da União.
Mais Opções

Governo vai lançar novos cartões Auxílio Brasil?

Próximo Cartão

Saiba mais sobre o cashback irresistível do cartão Black Nubank

Sobre o Estação

O Estação oferece respostas às suas dúvidas sobre cartões de crédito e contas digitais. O portal quer que você tenha certeza de que está tomando uma boa decisão. Siga o Estação no Google News.

Atenção: Para analisar pedidos de cartões de crédito, as políticas internas das instituições financeiras levam em consideração o perfil financeiro do consumidor. Por isso, é possível que um pedido seja negado em uma instituição financeira e aprovado em outra, já que cada uma usa critérios próprios para avaliação.

Mais opções para você